Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q788856

Um inteiro positivo é escrito em cada uma das seis faces de um cubo. Para cada vértice, é calculado o produto dos números escritos nas três faces adjacentes. Se a soma desses produtos é 1105, a soma dos seis números das faces é:

Carregando...
Q788851

O menor número natural ímpar que possui o mesmo número de divisores que 1800 está no intervalo:

Carregando...
Q788882

Uma liga de cobre e prata, isenta de impurezas, é colocada em um recipiente contendo uma solução de ácido sulfúrico e água bromada, de modo que o gás que se desprende durante a reação é integralmente absorvido pela água bromada. Após a dissolução completa da liga, adiciona-se uma solução aquosa de BaCl2. Findo o procedimento, observa-se um precipitado que deve ser composto predominantemente por:

Carregando...
Q788868

Em um experimento, uma fonte laser emite um pulso luminoso instantâneo, que é refletido por um espelho plano (MR), girando em velocidade angular constante ω. Um outro espelho fixo, côncavo e circular (MF), encontra-se acima da fonte laser, ambos localizados a uma distância L = 3 km de MR, conforme mostra a figura. O centro de curvatura (C) de MF localiza-se no ponto onde a luz do laser encontra MR e coincide com seu centro de rotação.

Dado:

  • velocidade da luz: c = 3 x 108 m/s.

Observações:

  • a posição de MR e MF são tais que o feixe consegue chegar a MF, pelo menos, duas vezes; e
  • despreze o comprimento da fonte laser.

Para que o pulso luminoso seja refletido em MF pela 2ª vez, a um comprimento de arco Δs = 30 cm do 1º ponto de reflexão, o valor de ω, em rad/s, é:

Carregando...
Q788875

Um foguete desloca-se com aceleração constante a, que forma um ângulo a com a vertical, como mostra a figura, em uma região cujo campo gravitacional local é g. No interior do foguete há um pêndulo simples de comprimento L. Na condição de equilíbrio, o período

Carregando...
Q788870

A figura acima mostra a energia cinética de um atleta de 60 kg, durante uma corrida de 2700 m, em função da distância percorrida. O tempo gasto para o atleta completar a corrida foi de:

Carregando...
Q788887

Considere a representação da Tabela Periódica a seguir:

Com base nessa representação da tabela, avalie as asserções abaixo:

I. O composto de representação δα3 é iônico;

II. A distribuição eletrônica [Ar] 4s2 3d8 pode representar o íon μ3+;

III. O isótopo mais estável do elemento ϒ tem 12 nêutrons;

IV. Os elementos que apresentam, em seu estado fundamental, a distribuição eletrônica [Ne] 3s2 3py, com 1 ≤ y ≤ 6, são todos não metais;

V. O raio atômico de ε é menor que o raio atômico de δ.

Carregando...
Q788874

Um escritório de patentes analisa as afirmativas de um inventor que deseja obter os direitos sobre três máquinas térmicas reais que trabalham em um ciclo termodinâmico. Os dados sobre o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho produzido pela máquina térmica – ambos expressos em Joules – encontram-se na tabela abaixo.

As afirmativas do inventor são:

Afirmativa 1: O rendimento das máquinas A e C são os mesmos para quaisquer temperaturas de fonte quente e de fonte fria.
Afirmativa 2: As máquinas A, B e C obedecem à Segunda Lei da Termodinâmica.
Afirmativa 3: Se o calor rejeitado nas três situações acima for dobrado e se for mantida a mesma produção de trabalho, a máquina B apresentará rendimento superior aos das máquinas A e C, supondo atendidos os princípios da termodinâmica.

Tomando sempre as temperaturas dos reservatórios das fontes quente e fria das máquinas como 900 K e 300 K, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Carregando...
Q788886

Uma medida quantitativa da estabilidade de um composto sólido iônico é a sua energia de rede, definida como a energia requerida para decompor completamente 1 mol desse composto nos seus íons em fase gasosa. Considere os seguintes dados:

  1. a entalpia padrão de formação do CaCl2 é - 790 kJ.mol−1;
  2. a primeira energia de ionização do átomo de cálcio é 590 kJ.mol−1;
  3. a segunda energia de ionização do átomo de cálcio é 1146 kJ.mol−1;
  4. a vaporização de um mol de Ca(s) consome 190 kJ;
  5. a energia de ligação do Cl2 é 242 kJ.mol−1;
  6. a afinidade eletrônica do Cl é - 349 kJ.mol−1.

Com base nessas informações, estima-se que a energia de rede do CaCl2, em kJ.mol−1, seja:

Carregando...
Q788867

Um indivíduo instalou uma fonte de luz monocromática linearmente polarizada na roda do seu carro, irradiando em direção ortogonal à roda e paralela ao solo. O veículo está em movimento retilíneo em velocidade constante. Um detector linearmente polarizado desloca-se, acompanhando o eixo da roda, na mesma velocidade e sentido do carro. O gráfico da intensidade luminosa (IL) captada pelo detector, em função do ângulo (θ), em graus, entre os planos de polarização da luz e do detector, é:

Carregando...
Q788850

Seja U o conjunto dos 1000 primeiros números naturais maiores que zero. Considere que zeros à esquerda são omitidos. Seja AU o conjunto de números cuja representação na base 10 tem o algarismo mais significativo igual a 1; e BU o conjunto de números cuja representação na base 4 tem o algarismo mais significativo igual a 2. As cardinalidades de A - B e de B - A são, respectivamente:

Observação:

  • cardinalidade de um conjunto finito é o número de elementos distintos desse conjunto.

Carregando...
Q788862

Um triângulo equilátero é projetado ortogonalmente em um plano, gerando um triângulo isósceles, cujo ângulo desigual mede 30

Carregando...
Q788855

Um polinômio P(x) de grau maior que 3 quando dividido por x-2, x-3 e x-5 deixa restos 2, 3 e 5, respectivamente. O resto da divisão de P(x) por (x-2)(x-3)(x-5) é:

Carregando...
Q788879

Uma partícula emite um feixe laser horizontal de encontro a uma lente convergente de distância focal f. Após ser desviado, o feixe atinge um anteparo localizado depois do foco da lente. Sabendo que a partícula, a lente e o anteparo estão em movimento em velocidade escalar v nos respectivos sentidos indicados na figura, a aceleração do ponto de impacto do feixe, no referencial do anteparo, é:

Carregando...
Q788881

A respeito das reações abaixo:

Assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282