Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q779413

Considerando a lei do exercício profissional cabe ao enfermeiro realizar a Classificação de Risco, uma vez que a Lei n.º 7.498/86 incumbe, privativamente ao enfermeiro, a Consulta de Enfermagem e a realização de técnicas de maior complexidade, que exijam conhecimentos científicos adequados, e a capacidade de tomar decisões rápidas. Qual a sequência CORRETA da classificação de risco preconizada por cores conforme o Ministério da Saúde.

Carregando...
Q779420

A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.

Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.

Carregando...
Q779401

A assistência em enfermagem em clínica médica tem como um dos procedimentos básicos a administração de medicamentos. Lembrando que uma das certezas na administração de medicamentos é a dose certa, e, para tanto, dominar o calculo na administração de medicamentos é essencial ao exercício da enfermagem.
Sendo a prescrição médica, 'Anfotericina B 35 mg EV + SG 5% 500 ml, correr em 4 horas 1X ao dia'.

Assinale a alternativa que responde corretamente e em ordem as seguintes questões:
- Qual a classe medicamentosa do medicamento prescrito?
- A disponibilidade na farmácia é de frascos de 10 ml com 50 mg, qual a dose em mililitros que será aspirada do frasco?
- Qual será o número de gotas por minuto para infusão?

Carregando...
Q779398

Anastasiou e Alves (2005), destacam que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Nesse sentido, os autores diferenciam na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos de aprendizagem: conteúdos factuais; conteúdos procedimentais, conteúdos atitudinais e conteúdos conceituais.
Considerando as características de cada conteúdo, associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Carregando...
Q779425

A respiração é a sucessão rítmica de movimentos de expansão pulmonar, com a finalidade de realizar trocas gasosas. Referente a respiração avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) O oxigênio é vital para o ser humano, no momento da inspiração ocorre a contração do diafragma, a expansão do tórax, levando a uma pressão negativa que expande o volume e diminui a pressão alveolar e atmosférica.
( ) A expiração é um processo ativo, que envolve a retração do tecido elástico do pulmão à medida que os músculos do diafragma e intercostais se deslocam, gerando a diminuição do volume torácico e assim o aumento da pressão no interior do alvéolo.
( ) Os problemas na respiração podem ser advindos da ventilação: obstrução, atelectasia, perda da elasticidade pulmonar; pela difusão do oxigênio, pelo transporte e também pela regulação do suprimento de oxigênio.
( ) Referente a taxonomia um indivíduo eupneico está com a respiração normal dentro dos valores de referência, taquipneico acima dos valores considerados de referência e bradipneico abaixo dos valores de referência.
( ) A capacidade pulmonar é verificada pelo volume respiratório e o espaço morto anatômico (150cm³ de ar que não está envolvido nas trocas gasosas alveolares, fica no interior da célula).

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q779406

Um importante problema associado ao reconhecimento da trombose venosa profunda é que os sinais e sintomas inespecíficos. A cuidadosa avaliação é inestimável na detecção dos sinais iniciais dos distúrbios venosos. No histórico de Enfermagem as principais preocupações clínicas desta avaliação são:
I - Dor no membro
II - Sensação de peso e/ou comprometimento funcional.
III - Edema, aumento da temperatura da superfície do membro e visualização de segmento venoso ingurgitado.

Estão CORRETAS:

Carregando...
Q779386

Um aluno do ensino médio do IFSC, regularmente matriculado e assíduo, recebeu, durante o período letivo, um diagnóstico de uma doença grave e, urgentemente, foi internado em um hospital para receber os primeiros tratamentos. Em relação a esse aluno, segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

Carregando...
Q779418

“Somos frutos de nossa história e de nosso passado". Assim como as pessoas, a concepção de saúde de um país está intimamente ligada ao seu contexto histórico e social. Para compreender a complexa realidade de saúde no Brasil é fundamental entender as relações políticas, sociais e históricas pelas quais passamos ao longo do tempo. Sobre esse tema analise as afirmações:

I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q779393

Analise as assertivas abaixo:

I – De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.
II - O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
III - Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
IV - Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno.
V - De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.

Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA:

Carregando...
Q779412

Com relação aos cuidados em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva invasivas marque (V) para verdadeiro e (F) para falso

( ) O cateter de artéria pulmonar é uma forma de identificar a disfunção ventricular direita, mede pressões ventriculares e débito cardíaco. É utilizado um cateter de via única e possui um valão em sua extremidade distal.
( ) O Balão intra-aórtico é um balão fino, longo e flexível, introduzido pela artéria femoral e deslocado até o ventrículo direito, age com o princípio da contrapulsação e reque que o balão seja insuflado durante a diástole e desinsuflado durante a sistole.
( ) A medição da pressão intra-adiminal (PIA) é indicada em casos de aumento do conteúdo abdominal, pancreatite aguda, afecções abdominais agudas, politrauma entre outros. Para aferição fidedigna o enfermeiro deve considerar a mensuração no momento da expiração.
( ) A Pressão Venosa Central é a pressão exercida pelo sangue nas veias de grande calibre, no retorno ao coração pela veia cava superior.
( ) A Pressão intracraniana (PIC) é a pressão resultante da presença de três componentes dentro da caixa craniana são eles: parenquimatoso, liquórico e vascular.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
Q779424

Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas, os avanços tecnológicos permitiram que a enfermagem escolha o curativo de acordo com a natureza, à localização e ao tamanho da lesão. Com relação ao tratamento das feridas marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) Nas feridas abertas o melhor curativo é o seco, ocluso, pois facilita a barreira protetora contra microrganismo; promover a diminuição da dor.
( ) Curativo com Sulfadiazina de Prata é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
( ) De acordo com o comprometimento tecidual as feridas são classificadas em dois estágios: Estágio I caracterizado pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual e Estágio II que se caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.
( ) A Terapia de Pressão Negativa (TPN) é um dispositivo que ajuda a fechar feridas de difícil cicatrização, aplicando simultaneamente uma pressão negativa sob as margens da ferida
( ) Desbridamento autolítico é um processo seletivo de remoção da necrose (preserva o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos; e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida..

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
Q779417

O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade. Em relação ao climatério é correto afirmar, EXCETO.

Carregando...
Q779392

Considerando a Lei nº 11.892/2008 e a história do IFSC analise as assertivas abaixo:

I – é finalidade do IFSC ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;
II – também é finalidade dos Institutos Federais ministrar cursos em nível de educação superior, incluindo cursos superiores de tecnologia, cursos de licenciatura, bacharelados e engenharias além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
III – além de realizar pesquisas aplicadas, o IFSC deve desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as associações comerciais e industriais locais e movimentos sociais com ênfase na produção, desenvolvimento e comercialização de soluções científicas e tecnológicas;
IV – as Escolas de Aprendizes Artífices, criadas em 1909, foram implementadas para oferta de cursos de formação inicial e continuada de nível técnico e de nível superior para os trabalhadores e filhos dos desfavorecidos da fortuna;
V – O IFSC, ao longo de sua história, já teve as seguintes nomenclaturas e institucionalidades: CEFET-SC (década de 2000), ETF-SC (década de 1990) e UTF-SC (década de 1980).

Está CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q779397

De acordo com Lei nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008, os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica.

Considerando a especificidade da educação profissional e tecnológica, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor na educação profissional também atuará nos programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; no ensino técnico nas formas concomitante, subsequente e integrado ao ensino médio; no ensino técnico quando ministrado de forma articulada com a educação de jovens e adultos.
II. O professor da rede federal da educação profissional e tecnológica tem o desafio de ensinar seus estudantes para que eles compreendam o mundo do trabalho de forma crítica e reflexiva.
III. A docência na educação profissional não requer necessariamente um profissional que seja, essencialmente, um sujeito da pesquisa, mas que esteja comprometido com sua atualização permanente na área de formação específica e pedagógica.
IV. A formação para o mundo do trabalho é essencial na educação profissional, dessa forma as ações de permanência e êxito não constituem políticas de atendimento aos discentes durante o seu percurso formativo.
V. Os cursos ofertados pelos Institutos Federias podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários que abrangem desde da formação inicial e continuada até a pós-graduação.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q779405

A pele, maior órgão do corpo humano tem função protetora, de regulação de temperatura corporal e equilíbrio hídrico. Referente a avaliação de Enfermagem da pele avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) O histórico da pele envolve a totalidade da área cutânea, inclusive as mucosas, couro cabeludo, pelos e unhas.
( ) O aspecto geral da pele é avaliado ao se observarem coloração, temperatura, umidade, ressecamento, textura, lesões, vascularização, mobilidade e condições dos fâneros.
( ) Eritema é indicativo de um processo infeccioso e vem acompanhado de rigidez na região.
( ) A cianose pode ser evidenciada na pele por uma coloração azulada.
( ) A icterícia decorrente do aumento da bilirrubina sérica é evidente primeiro na pele e depois nas escleróticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282