A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios da moderna quimioterapia. O tratamento deve ser desenvolvido sob regime ambulatorial, supervisionado, com pelo menos três observações semanais da tomada dos medicamentos nos primeiros dois meses e uma observação por semana até o seu final. A supervisão pode ser realizada de forma direta na unidade, no local de trabalho e na residência do paciente por meio de visitador sanitário ou agente comunitário de saúde. A unidade de saúde pode identificar líderes comunitários ou responsáveis familiares que auxiliem na supervisão do tratamento. Dadas as afirmativas em relação a quaisquer esquemas de tratamento da tuberculose, I. A medicação é de uso diário e deverá ser administrada de preferência em uma única tomada. II. Atenção especial deve ser dada ao tratamento dos grupos considerados de alto risco de toxicidade, constituído por pessoas com mais de 60 anos, em mau estado geral, alcoolistas, infectadas pelo HIV, em uso concomitante de drogas anticonvulsivantes e pessoas que manifestem alterações hepáticas. III. Em crianças menores de cinco anos, que apresentem dificuldade para ingerir os comprimidos, recomenda-se o uso das drogas em forma de xarope ou suspensão. verifica-se que está(ão) correta(s)
A transmissão de micro-organismo por via respiratória ocorre através da eliminação de partículas por meio da tosse, da respiração ou da fala. Estas partículas permanecem em suspensão no ar, podendo contaminar diversos locais e pessoas. A transmissão do Mycobacterium tuberculosis ocorre por:
A respeito da tuberculose pulmonar assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao agente infeccioso e ao tipo de precaução recomendado.
Sobre a Prova Tuberculínica, analise as afirmativas
abaixo, dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta de cima
para baixo.
( ) Pessoa reatora ao teste isoladamente é um indicativo
tão somente da presença de infecção, não sendo
suficiente para o diagnóstico da doença tuberculose.
( ) A leitura da prova tuberculínica é realizada 72 a 96 horas
após a aplicação, medindo-se com régua milimetrada o
maior diâmetro transverso da área de endurecimento
palpável.
( ) Um resultado de 0 a 4 mm, é considerado não reator, ou
seja, o indivíduo não foi infectado pelo M. tuberculosis
ou apresenta hipersensibilidade reduzida.
( ) Um resultado de 10 mm ou mais, é considerado reator
forte, ou seja, indivíduo infectado pelo M. tuberculosis,
que pode estar ou não doente, e indivíduos vacinados
com BCG nos últimos dois anos.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa em que os órgãos mais afetados são os pulmões, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Todavia, a tuberculose pode ser prevenida por meio da vacina:
Os efeitos adversos dos principais fármacos antituberculose são classificados em menores e maiores. Dentre os maiores, que implicam interrupção ou alteração do tratamento preconizado, constam, dentre outros,
Pacientes que não se curam após tratamento com os esquemas padronizados pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose podem ser portadores de bacilos resistentes aos tuberculostáticos. Em relação a esses pacientes, o Ministério da Saúde (2010) recomenda, dentre outras indicações, que:
I. a medicação deverá ser ministrada fracionada, em até seis doses e, quando houver polirresistência, a medicação será administrada em dias alternados.
II. atenção especial deve ser dada ao tratamento dos grupos considerados de alto risco de intoxicação, como pessoas com mais de 60 anos, em mau estado geral e alcoolistas.
III. a rifampicina é o medicamento de escolha para mulheres que utilizam contraceptivos orais, por ser a única que não interfere na ação do contraceptivo oral.
IV. o atendimento desses pacientes deverá ser realizado nas unidades de urgência por equipe multiprofissional especializada, credenciadas ou não pelas Coordenações Municipais e Estaduais de Tuberculose.
É correto o que consta em
A prova tuberculínica está indicada no auxílio diagnóstico da tuberculose por via
O agente comunitário de saúde tem como atribuição em seu processo de trabalho: