O planejamento de testes é governado pela necessidade de selecionar alguns poucos casos de teste de um grande conjunto de possíveis casos. O exame que avalia se um grupo de entrada de dados resultou nas saídas pretendidas, levando-se em consideração a especificação do programa, é denominado teste
Acerca de testes de software, julgue o item que se segue.
Teste de software pode ser definido como o processo de execução de um programa ou sistema com a intenção de se verificar se o mesmo está de acordo com o planejado nas especificações dos seus requisitos.
Com relação ao processo de testes de software, julgue os itens a seguir.
No teste de integração, o foco é a comunicação entre os módulos do software, não as suas funcionalidades; portanto, nessa fase, testes funcionais não podem ser utilizados.
No que se refere a ferramentas de testes de software, julgue os itens seguintes.
A ferramenta de análise dinâmica é aplicada para se encontrarem defeitos que só são evidenciados quando o software está em execução, como, por exemplo, vazamento de memória.
Julgue o seguinte item, relativos a testes de software.
Em um processo de cascata, testes de sistemas testam todo o sistema, enquanto, em processos de desenvolvimento iterativo, será testado apenas um incremento a ser entregue ao cliente.
Com relação a teste de software, quando questionado sobre a construção de um produto corretamente, a referência se dá ao conjunto de atividades que garantem que o software implemente corretamente uma função específica. Este conceito se refere à:
Com relação a criptografia, desenvolvimento orientado a testes (TDD — test driven development) e Hibernate, julgue o seguinte item.
O TDD possibilita o desenvolvimento de softwares fundamentado em testes. O ciclo de desenvolvimento do TDD segue os seguintes passos:
• escrever um teste que inicialmente não passa;
• adicionar uma nova funcionalidade do sistema;
• fazer o teste passar;
• realizar a integração contínua do código;
• escrever o próximo teste.
Julgue o item que se segue, relativo a disciplinas do processo de desenvolvimento de software.
Os testes de caixa-branca buscam verificar o comportamento interno do software, ou seja, os elementos relacionados ao código-fonte desse software.
Julgue o seguinte item, relativos a testes de software.
Testes de regressão servem ao propósito de verificar se o sistema pode operar na carga necessária, fazendo-a regredir constantemente até que o comportamento de falha do sistema seja testado ou que defeitos sejam identificados.
Eduardo é o líder técnico do Sistema de Vendas de uma rede de farmácias. O sistema deve ser utilizado em mais de 40 unidades espalhadas por vários estados.
O sistema entrou em produção e, já na primeira semana de uso, ficou muito lento e diversas vezes indisponível para os operadores das lojas.
Diante deste cenário, assinale a opção que indica a técnica de teste que foi negligenciada.
Com relação ao processo de testes de software, julgue os itens a seguir.
As atividades de planejamento de teste incluem programar a implementação, a execução e a validade dos testes e configurar o nível de detalhe para os procedimentos de teste e reprodução do incidente.
No que se refere a ferramentas de testes de software, julgue os itens seguintes.
As ferramentas de execução do teste são classificadas como ferramentas de suporte para execução e registro e têm, como vantagem, o fato de não requererem um grande esforço para a obtenção de resultados expressivos.
Julgue o próximo item, a respeito de questões relacionadas ao desenvolvimento e testes de segurança de aplicações web.
Para que um teste de invasão leve informações úteis à segurança de uma aplicação web, é importante que tal aplicação esteja em um estágio avançado no seu ciclo de desenvolvimento.
Julgue o item que se segue, relativo a disciplinas do processo de desenvolvimento de software.
Na verificação de software, busca-se identificar se o software está sendo construído corretamente, ou seja, se ele está de acordo com a especificação.
A respeito de análise, projeto, implementação e testes de software, julgue os seguintes itens.
O particionamento de equivalência é uma técnica de teste caixa-preta caracterizada por dividir o domínio de entrada de um módulo em classes de equivalência, a partir das quais casos de teste são derivados.