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Atenção: Para responder às questões de números 01 a 10, considere um trecho do romance Quincas Borba, de Machado de Assis.

Rubião fitava a enseada, – eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à
janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que
pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si,
para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada,
para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.
– Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me
daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...
Que abismo que há entre o espírito e o coração! O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho,
buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa
nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanham, arregalados? Ele, coração, vai dizendo que, uma vez que a mana Piedade
tinha de morrer, foi bom que não casasse; podia vir um filho ou uma filha... – Bonita canoa! – Antes assim! – Como obedece bem aos
remos do homem! – O certo é que eles estão no Céu!
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que
era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que
era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que aqui está na sala, um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de
escolher, escolheria a bandeja, – primor de argentaria, execução fina e acabada.
                                                                                         (Machado de Assis. Quincas Borba. São Paulo: Companhia das Letras, 2012)

Quem o visse, [...], cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta (1º parágrafo)

Os sujeitos dos verbos sublinhados são, respectivamente,

No período “Convém que a primeira frase seja cintilante.” (5º§), o verbo destacado constitui a oração principal.

Pode-se afirmar que está flexionado na terceira pessoa do singular e que seu sujeito é:

Há sujeito simples em qual alternativa?

Considere as seguintes afirmações.

I. O sujeito da forma verbal tornara-se (l. 05) é Napoleão (l. 04).

II. O sujeito da forma verbal parecia (l. 09) é O sonho de D. João (l. 08).

III. O sujeito da forma verbal fez (l. 17) é a mãe demente (l. 17).

Quais estão corretas?

Com relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item

Na oração “se há um tratamento diferenciado entre odontologistas e médicos” (linhas 32 e 33), o sujeito da oração está posposto ao verbo.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item a seguir.

Na oração “Aquilo era, portanto, um quadro entristecedor” (segundo parágrafo), o termo “um quadro entristecedor” exerce a função de sujeito

No primeiro período do texto CG1A1-II, o sujeito da oração principal

O sintagma destacado NÃO é sujeito do verbo em:

Uma das formas de deixar implícito o sujeito de um enunciado está presente no texto da tira. Trata-se do emprego do verbo flexionado na terceira pessoa do plural, construção equivalente à que emprega

O núcleo do sujeito da forma verbal “fez” (linha 15) é

Numere a coluna B pela coluna A de acordo com a classificação do sujeito de cada frase.

COLUNA A 

I. Sujeito simples.

II. Sujeito indeterminado.

III. Sujeito composto.

IV. Sujeito oracional.

V. Oração sem sujeito.

COLUNA B 

( ) Trata-se de um médico com excelente currículo.

( ) Era preciso que lhe devolvessem a crença no futuro.

( ) Na casa da praia, morariam ele e o pai.

( ) Com certeza, haveria muitos outros culpados.

( ) Chovia uma triste chuva de resignação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Assinale a única alternativa que traz uma forma verbal cujo sujeito NÃO é o personagem Cintra.

A função sintática do sintagma destacado NÃO está corretamente identificada entre parênteses em:

O sintagma destacado NÃO é sujeito do verbo em:

Assinale a alternativa com a classificação correta do sujeito da oração.