Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.
A curva de Engel é uma representação gráfica que relaciona o montante arrecadado pelo governo por intermédio de impostos com as diferentes alíquotas que podem ser aplicadas.
Considere que u(x1, x2) = 4x11/2 + 8x21/2 seja a função utilidade do consumidor, em que xi (p1, p2, w) é a demanda do consumidor em relação ao bem i, i = 1,2, p1 é o preço do bem 1, p2 é o preço do bem 2 e w é a riqueza do consumidor. Nessa situação, em relação ao comportamento do consumidor, é correto afirmar que a demanda marshalliana do consumidor pelo bem
Suponha que o preço de x seja 200 UM (unidades monetárias), que o preço de y seja 50 UM, e que a restrição orçamentária seja igual a 1.000 UM. Nesse caso, João irá demandar 20 unidades do bem y e nenhuma unidade do bem x.
Se w pode assumir o valor 9 com 50% de chance ou o valor 25 com 50% de chance, então o equivalente seguro do consumidor será igual a 16.
Pela teoria do Ciclo-Produto, a produção de um novo modelo de veículo, com tecnologia inovadora, tende a migrar para país com baixo custo de mão de obra logo que essa se torne padronizada e pouco intensiva em pesquisa e trabalho qualificado, mesmo que esse país não possua demanda interna pelo veículo que justifique o investimento em novas plantas produtivas em seu território.
A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.
A curva de indiferença é usualmente ilustrada como sendo côncava em relação à origem para mostrar que as combinações de dois bens são indiferentes ao consumidor, e sinaliza que quanto mais escasso for um bem maior, maior será o seu valor relativo de substituição.
Para um mercado hipotético, que opera em concorrência perfeita, as quantidades demandadas e ofertadas bem como os respectivos preços, em unidades monetárias (UM), estão descritos na tabela a seguir.
Com relação a essa economia, assinale a opção correta.
A função u(x1, x2) = x1 x22 , em que x1 é a quantidade consumida do bem 1 e x2 é a quantidade consumida do bem 2, é a função utilidade, do tipo Cobb-Douglas, do agente representativo.
Nesse caso, considerando-se que p1 seja o preço do bem 1 e que p2 seja o preço do bem 2, então a demanda hicksiana ou compensada do bem 1 é expressa por:
A respeito da Teoria do Consumidor e a Escolha Ótima, assinale a alternativa correta.
O preço que uma pessoa paga por uma coisa nunca pode exceder e raramente se aproxima daquilo que ela estaria disposta a pagar em vez de ficar sem essa coisa — de modo que a satisfação que ela obtém de sua compra geralmente excede àquela que é obtida quando ela desiste dessa compra.
Alfred Marshall. Princípios de economia. Coleção Os Economistas. São Paulo: Abril, v. 1, 1982, p. 123 (com adaptações).
Essa citação de Marshall indica que, por detrás de preços, há, da parte do consumidor, motivações que consideram a satisfação a ser obtida com cada bem na hora da compra. Considerando esse tema, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da teoria do consumidor.
Dependendo do formato da curva de indiferença de um consumidor para dois bens, um deslocamento paralelo de sua restrição orçamentária para cima e para a direita poderá provocar queda no consumo de um dos bens em questão.
O preço que uma pessoa paga por uma coisa nunca pode exceder e raramente se aproxima daquilo que ela estaria disposta a pagar em vez de ficar sem essa coisa — de modo que a satisfação que ela obtém de sua compra geralmente excede àquela que é obtida quando ela desiste dessa compra.
Alfred Marshall. Princípios de economia. Coleção Os Economistas. São Paulo: Abril, v. 1, 1982, p. 123 (com adaptações).
Essa citação de Marshall indica que, por detrás de preços, há, da parte do consumidor, motivações que consideram a satisfação a ser obtida com cada bem na hora da compra. Considerando esse tema, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da teoria do consumidor.
Um aumento no consumo de um bem pode não aumentar o nível de utilidade de um indivíduo.
Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.
No ótimo de Pareto, a economia está na fronteira de possibilidades de produção e na fronteira de possibilidades de utilidade, simultaneamente, pois os preços funcionam como sinal de escassez para as empresas e de utilidade social para os consumidores.