A credibilidade – pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal e, portanto, o principal capital simbólico do jornalista – decorre de um pacto implícito entre o profissional da informação e o leitor. (SODRÉ, M. A narração do fato – notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.). Esse texto refere-se mais adequadamente:
No momento em que um telejornal está sendo apresentado,
a sala de controle na qual se encontram o editor-chefe
e o sonoplasta recebe o nome de
Julgue os itens subsequentes, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.
Embora a objetividade absoluta seja um mito, especialmente no que diz respeito ao uso da língua e da linguagem, o autor de um texto de conteúdo informativo deve elaborar essa matéria da forma mais objetiva possível, de modo a evitar a apresentação aos leitores de um produto parcial ou tendencioso.
A respeito da relação entre usos e propósitos da comunicação e da função sociocomunicativa dos gêneros textuais, julgue os próximos itens.
A parábola é um recurso retórico e estilístico adequado a situações em que o orador, ao tomar por base certos princípios morais, tem como propósito a persuasão.