É importante que a comunidade escolar possa tomar ciência, visando acompanhamento, de medidas adotadas pela equipe gestora da escolar nos casos de doenças contagiosas, irregularidades graves e soluções emergenciais ocorridas na escola. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:
Conselho Escolar é o órgão máximo de deliberações dentro da escola, possui funções consultiva, fiscal e mobilizadora e atua nas questões técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar. Como órgão coletivo, adota a gestão participativa e democrática da escola, a tomada de decisão consensual, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Com relação ao Conselho Escolar, analise as seguintes afirmações:
I. Sua função consultiva lhe confere poderes suficientes para elaborar normas para a organização e o funcionamento da escola, contribuir na construção do Projeto Político-Pedagógico, aprovar e tomar decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à unidade escolar.
II. O caráter democrático do Colegiado Escolar encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, artigo 206, inciso VI, que estabelece a gestão democrática do ensino público na forma da lei e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, artigo 14, inciso II, que assegura a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Os representantes são escolhidos por indicação da diretoria e da coordenação pedagógica da escola. As pessoas manifestam o interesse em compor o Conselho Escolar e, após uma análise rígida do perfil e da disponibilidade, os integrantes são escolhidos.
IV. O Conselho Escolar é constituído pelos vários segmentos que compõem uma escola: alunos, pais, professores, funcionários e gestores.
É CORRETO afirmar que
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A educação escolar deverá vincular-se:
São princípios da gestão escolar democrática:
I – Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.
II – Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.
III – Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.
IV – Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
Estão INCORRETAS a(s) afirmativa(s):
O pedagogo Marcos atua em centros onde predomina a educação intencional, com ênfase a educação não-formal. Esta é caracterizada pelas atividades educativas:
Para Giroux (1986, p.17), as instituições escolares representam “armas de contestação e luta entre grupos culturais e econômicos que têm diferentes graus de poder”. Sobre Gestão participativa e qualidade da educação, julgue os itens colocando “V” para Verdadeiro e “F” para Falso. ( ) A escola é concebida como espaço social marcada pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico. ( ) A dominação no interior da escola efetiva-se por meio das relações de poder que se expressam nas práticas autoritárias e conservadoras dos diferentes profissionais, distribuídos hierarquicamente, bem como por meio das formas de controle existentes no interior da organização escolar. ( ) O planejamento participativo propõe e pode implementar intervenções coletivas sobre o social, refletidas e conscientes. ( ) A escola de qualidade tem obrigação de evitar repetência e a evasão. A sequência de julgamento correta de cima para baixo é:
Segundo o Ministério da Saúde, as intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida e de saúde, não se restringindo à cura de doenças. Os profissionais de Saúde por meio de atitudes, intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, possibilitam aos pacientes em situação de sofrimento:
Leia, abaixo, as seguintes proposições de desafios para educação:
1 - Promover a capacidade de leitura crítica das imagens e informações transmitidas pelas mídias.
2 - Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
3 - Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
4 - Ampliar o acesso à educação, com vistas à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
5 - Buscar metodologias que permitam à equipe docente propor um currículo com inúmeras disciplinas que, de forma estanque, aprofunde cada uma delas.
As proposições que representam desafios emergentes, na atualidade, têm os seguintes números:
Das ações a seguir, aquela que apresenta o que se espera como resultado do planejamento, é:
Leia a manchete a seguir.
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Considere a situação a seguir: Um assistente de alunos acompanha uma turma de 25 alunos em uma visita técnica a um museu. Ele é uma pessoa séria e que não gosta de tumulto e de bagunça. Para evitar que os alunos fiquem muito agitados, ele observa o grupo todo e os reagrupa de forma a minimizar possíveis exaltações. Analise as correlações entre termo e exemplo abaixo sobre as simplificações no julgamento dos alunos pelo assistente e marque (V ) para verdadeiro ou (F ) para falso: ( )Efeito Halo: o assistente, ao observar o grupo de alunos, distingue informações que mais lhe chamam a atenção, podendo a partir daí redirecionar os grupos corretamente. ( ) Similaridade assumida: um pequeno grupo de alunos estava mais isolado do restante da turma e mantinha uma conversa em tom ameno. Ao se identificar com esses alunos, o assistente considerou que esse grupo não precisaria ser desfeito. ( ) Estereotipagem: o grupo de alunos estilo “roqueiro” lembrou-lhe de alguns colegas que gostavam de arruaças em seu tempo de escola, por isso deveriam ser rapidamente separados, pois causariam problemas. ( ) Percepção seletiva: o aluno que chegou atrasado e todo desalinhado não deveria ir à visita, certamente, ele é irresponsável. A sequência correta é
Pesquisas sugerem que, muito frequentemente, a juventude é entendida como uma condição de transitoriedade, uma fase de
transição para a vida adulta (Dayrell, 2003).
Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente.
Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para
O regimento escolar:
I - é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da
instituição;
II - fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica da escola e na
legislação educacional;
III - contempla os objetivos da escola e os níveis de ensino que esta oferece;
IV - deve conter, entre outros, o processo de avaliação, a organização e desenvolvimento do ensino e a
organização da vida escolar.
Lendo o texto, conclui-se que são corretos os itens:
Atribua C (certo) ou E (errado) às assertivas e marque a alternativa que apresenta a correspondência
correta.
( ) A educação escolar compõe-se de: educação básica, formada pela educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio; educação superior.
( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação
básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos
profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; participação das comunidades
escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado
à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.
( ) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: a difusão de
valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum
e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada
estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas
desportivas não-formais.