No Brasil, a mamografia é uma estratégia preconizada para o rastreamento do câncer de mama na rotina da atenção integral à saúde da mulher na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade, devendo ser realizada a cada dois anos. Uma mamografia, cujo resultado mostre categoria BI-RADS 3 pode ser interpretada como exame:
Doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pal l idum, muito disseminada entre pessoas jovens, cujo primeiro sinal é uma ferida discreta que pode surgir no pênis, vulva, vagina, colo do útero, ânus ou boca. A ferida não provoca dor e desaparece mesmo sem tratamento, o que sugere cura. Entretanto, a bactéria continua presente no sangue e a doença evoluindo. Essa doença é denominada:
Em 2017, o Ministério da Saúde publicou o documento sobre as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal que permite sintetizar e avaliar sistematicamente a informação científica disponível em relação às práticas mais comuns na assistência ao parto e ao nascimento. Dessa forma, o documento traz como um objetivo especifico:
De acordo com o Ministério da Saúde, durante o pré-natal existem diversos exames de rotina. O exame solicitado no 2º trimestre é:
Paciente J.I.T, feminina, de 24 anos de idade, apresentou a data da última menstruação no dia 4/03/2018. A data provável do parto (DPP), segundo a Regra de Naegele, é:
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:
Para o tratamento da sífilis adquirida no adulto, foi prescrito 2,4 milhões de penicilina G benzatina, intramuscular (IM), dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo). Na sala de medicação, havia disponível frasco-ampola da medicação em pó liofilizado de 1.200.000 UI/frasco e ampolas de 10mL de água destilada para reconstituição. Nessa situação, para administrar o volume correto da medicação no paciente por via IM na área de 1ª escolha, o conteúdo de cada frasco-ampola deve ser reconstituído com:
A terapia anticonvulsivante é indicada para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. O sulfato de magnésio é a droga de eleição e sua administração requer cuidados de enfermagem, pois a terapia medicamentosa deverá ser suspensa em caso de:
O rastreamento do câncer de mama no Brasil é realizado por meio da mamografia.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação ao assunto.
( ) Os fatores de risco que aumentam as possibilidades do surgimento da doença são: menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade, antecedentes familiares de câncer de mama (especificamente na mãe e nas irmãs).
( ) O rastreamento do câncer de mama no Brasil é realizado por meio da mamografia bianual para mulheres entre 40 e 69 anos.
( ) Mulheres que apresentam risco muito elevado para a doença devem iniciar o rastreamento com exame clínico das mamas e mamografia anuais a partir dos 35 anos.
( ) No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais incidente na populaçã o feminina.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No caso de hemorragia gestacional, um cuidado a ser
implementado na preparação para o transporte, entre
outros, é
Durante o terceiro trimestre da gravidez, na realização do exame físico-obstétrico, com a gestante deitada na posição de decúbito dorsal, deve-se ter atenção aos primeiros sinais de náusea, tontura ou dificuldade de respirar que ela apresente, evitando, assim, o desconforto característico da Síndrome de
O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade. Em relação ao climatério é correto afirmar, EXCETO.
O Ministério da Saúde recomenda que, para um pré-natal de baixo risco, deverão ser realizadas, no mínimo, seis consultas com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro. As consultas até a 28ª semana devem ser realizadas com frequência:
Assinale a alternativa que indica uma possível causa associada ao abortamento habitual.
Ações de Planejamento Familiar na Atenção Básica têm a presença importante do profissional de Enfermagem. Em se tratando da saúde da mulher, qual contraceptivo é considerado como método de barreira?