Assinale a alternativa em que a ideia registrada entre parênteses não está presente no respectivo trecho.
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas no texto.
Nas sentenças em que são empregadas, as expressões "Na década de 1920" (linha 9), "Nesse período" (linha 16), "na Escola Nova" (linha 25) e "Nesse contexto" (linha 31) indicam circunstâncias de tempo.
Considerando o emprego da palavra “metodologias” (l. 38), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O vocábulo refere-se a um conjunto organizado de procedimentos, expressão que poderia ser empregada no texto sem alteração de seu sentido original.
( ) Trata-se de substantivo comum de dois gêneros, formado por derivação prefixal, usando o prefixo “-logia”, do latim “logos”, que significa “ciência”.
( ) Trata-se de palavra polissílaba, cujo acento tônico a classifica como oxítona.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Texto para responder à questão.
Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
Leia o texto para responder à questão.
No calor da hora
Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)
Considere as passagens:
As expressões destacadas são empregadas, respectivamente, com a função de:
Todo texto se desenvolve em torno de uma unidade semântica, que configura o que, comumente, se conhece como “seu tema central”. No caso do Texto 1, o tema que lhe confere essa ‘unidade semântica” é/são:
Analise as afirmações que são feitas a seguir, relativamente a determinadas passagens do texto:
Quais estão corretas?
Atenção: Para responder à questão de número 2 baseie-se no texto abaixo.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição
oceânica nos próximos anos. (1º parágrafo)
O segmento sublinhado estará substituído corretamente, sem prejuízo do sentido, por:
Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.
Na linha 32, é empregado o verbo “conjecturar”. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que NÃO poderia substituí-lo sob pena de alteração do sentido original do texto.
Parar responder à questão de número 3, baseie-se no texto abaixo.
Não haverá, no contexto, prejuízo para a correção e para o sentido fundamental caso se substitua a expressão
Atenção: Para responder à questão de número 8 baseie-se no texto abaixo.
Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
Avalie o período a seguir e as afirmações subsequentes:
‘Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências, as quais devem ser tomadas pela administração.’
Quais estão corretas?
Considere as seguintes propostas de alteração no texto:
Quais das propostas provocam alteração de sentido nos respectivos segmentos de ocorrência?