O uso de palavras de ligação diferentes entre os complementos verbais e verbos pode acarretar em mudanças de sentido. São formas verbais destacadas que possuem outras possibilidades de regência em contextos diferentes, EXCETO:
Considere as seguintes possibilidades de alterações no texto:
Quais preservam a correção gramatical do texto sem a necessidade de qualquer outra mudança?

Com base na regência do verbo “comer”, assinale a alternativa em que ele exerça corretamente transitividade direta:
Assinale a alternativa em que a frase reescrita com base nas ideias do texto está em conformidade com a regência padrão.
Em “Chamei um gajo/ Com quem não me dava”, se a expressão em destaque fosse substituída pelo verbo gostar, mantendo-se os mesmos tempo e modo verbais, teríamos, segundo a gramática normativa:
A preposição “de” presente na linha 3 do Texto é exigida pela regência da seguinte palavra:
Assinale a opção que há erro de regência verbal:
Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.
Dada a regência do verbo tender, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “tendem a ser menos efetivas” (l.45).
Suponha que a foto e o texto a seguir façam parte de um informativo turístico.

Os interessados ____ conhecer a Ilha Fiscal devem se dirigir ao centro histórico da cidade, onde está o Espaço Cultural da Marinha, ____ qual partem as embarcações que conduzem os turistas à Ilha para uma visita monitorada, ____ duração é de, aproximadamente, duas horas.
Para que o texto esteja redigido em conformidade com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:
Analise as seguintes frases quanto à regência verbal:
Estão de acordo com a norma culta, apenas:
Texto para o item.

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Na linha 18, a forma verbal “avisa” está flexionada na terceira pessoa do singular porque concorda com “ruído ambiental”, antecedente ao qual o pronome relativo “que” se reporta.
Em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos”, se o verbo ver, em destaque, fosse substituído pelo verbo assistir, com o mesmo sentido, e se o termo mundos, também em destaque, fosse substituído por realidades, teríamos:
Leia atentamente o trecho a seguir:
“O desmatamento e o consumo desenfreado são atentados CONTRA a natureza, extremamente nocivos A sobrevivências das espécies animais e da natureza.
Assinale a alternativa que relacione o uso correto de preposição ao contexto.
Em “A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em que rememora episódios da hanseníase no Brasil”, substituindo o termo em destaque pelo verbo lembrar, teríamos: