Leia o texto a seguir:

Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
O surgimento da categoria terceira idade no imaginário cultural se deve à
As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) no que tange à psicologia social. A respeito de tais experiências, a autora menciona, inclusive no âmbito da saúde mental da população, que “são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores” (p. 211). Contudo, mais recentemente, muitas dessas experiências já romperam plenamente com a convencionalidade devido à influência significativa de uma perspectiva sócio-histórica nos segmentos da psicologia social e da saúde. Tendo em vista a referida influência, analise as proposições acerca da articulação entre psicologia social e saúde. I.As crises pessoais, familiares e profissionais, propiciadas por ansiedade, angústia e medo exigem reflexão e revisão de saberes e práticas, principalmente no que se refere ao sigilo, à biotecnologia e à intervenção de alto risco na assistência à saúde. II.A interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma atuação secundária em saúde, visto que as crises pessoais, familiares e profissionais destituem-se de intervenção nesse setor. III.O posicionamento ético do profissional da psicologia na assistência à saúde, mesmo que não seja implicado por necessidade de revisão de normas de conduta profissional, sofre influência e levam-no a reflexão e até conflitos mediante as problemáticas pessoais, familiares e profissionais desencadeadas por ansiedade, medo e angústia dos sujeitos assistidos. IV.O profissional da psicologia presente nas instituições de saúde tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas, muito além de demandas comportamentais; e mesmo que o psiquismo seja uma expressão subjetiva da realidade, a saúde, nessa concepção, consiste em um processo dinâmico, ativo e de busca de equilíbrio tais que inviabiliza o entendimento de uma saúde plena. Estão corretas apenas as afirmativas
Torres e Neiva (2011) defendem que a Psicologia Social brasileira foi marcada por duas tendências em oposição: uma delas representada por Aroldo Rodrigues e José Augusto Dela Coleta e outra por Silvia Lane. São elas:
Considerando a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109 de 11 de novembro de 2009), assinale a alternativa que apresenta um serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade:
Com base nas contribuições psicanalíticas, julgue os próximos
itens.
Neurose, psicose e perversão são possibilidades de
estruturação subjetiva decorrentes da maneira como o sujeito
lida com a função materna.
Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação
psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Ao realizar uma entrevista sistêmica, o psicólogo poderá utilizar o genetograma, que consiste em um instrumento clínico de investigação intere transgeracional, para avaliar a estrutura e a psicodinâmica da família do paciente.
Em relação à ética profissional do psicólogo clínico e à bioética na saúde, julgue os itens a seguir.
Na área da psicologia, em pesquisas que envolvam seres humanos, deve-se seguir um protocolo determinado por um comitê de ética, e o pesquisador deve ter o compromisso prévio de tornar público os resultados da pesquisa.
Sobre o conceito de identidade social de um indivíduo, é INCORRETO afirmar que
Com relação à Psicologia Comunitária, assinale a afirmativa incorreta.
Segundo William César Castilho Pereira, estimativa rápida é a designação de:
No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.
Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de
Considerada como enfoque predominante da Psicologia Comunitária, do ponto de vista teórico, a Psicologia Crítica ou sócio-histórica e outras perspectivas teóricas e epistemológicas, como a sistêmica e a cognitivo-comportamental, também têm sustentado suas práticas. Pode-se afirmar que não constituem práticas típicas da psicologia comunitária:
Ao fenômeno habitualmente descrito como "o processo pelo qual as forças sociais marginais, minoritárias ou anômicas tomam forma, são reconhecidas e incorporadas pelo conjunto do sistema das formas sociais já instaladas", institucionalizando uma novidade estética ou uma corrente de revolta da ordem existente em concorrência regular com seus homólogos já existentes no mercado, o autor René Lourau nomeia de:
Ao realizarmos uma análise social, podemos dizer, de acordo com Pierre Bourdieu, que: