Leia as afirmativas a seguir:
I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.
II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.
III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista sociocultural, a língua padrão seria uma variante tida como aceitável pelos membros de uma sociedade, em situações de uso mais formal. Neste caso, outras variantes não teriam a mesma aceitação.
II. Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais e, em seguida, dividir por dois.
III. Os pronomes oblíquos tônicos são eventualmente precedidos por preposições, em geral as preposições a, para, de e com, embora esta última seja menos utilizada. Por esse motivo, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração. Além disso, possuem acentuação tônica fraca.
Marque a alternativa CORRETA:
A colocação do pronome pessoal oblíquo obedece às normas da língua culta na frase da alternativa:
A frase em que a substituição de um termo anterior pelo pronome pessoal oblíquo sublinhado é feita de forma inadequada é:
Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo grifado funciona como objeto indireto:
Complete a lacuna com os pronomes corretamente.
I) Ouviram-___ gritar muito alto.
II) Não existe mais nenhum sentimento entre ____ e você.
III) Entrega___ o presente que sua tia mandou.
Atente para o emprego dos pronomes pessoais oblíquos e a análise apresentada, na sequência. Assinale a opção que traz afirmação INCORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra em destaque não pode ser considerada um pronome oblíquo.
O vocábulo grifado é um pronome pessoal na alternativa:
Atenção: Leia abaixo o Capítulo I do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.
− Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. (6º parágrafo)
− O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. (6º parágrafo)
Os pronomes destacados referem-se, respectivamente, a
Texto para responder à questão.
Pode-se reescrever o segmento "Já não aguentava mais AQUELA GENTE", substituindo o trecho destacado por um pronome oblíquo, sem deixar de respeitar as normas de colocação e uso do pronome e mantendo o sentido original, por:
Observe as passagens:
• Tomou querosene? [...] Ontem esteve aqui uma que tomou com guaraná. Diz que melhorou o gosto. Não sei, nunca provei.
• Olha um homem! Homem é raro aqui. [...] Está desenganado. É câncer? Não sabe o que é. Quem foi que desenganou?
Considerando o emprego e a colocação de pronomes, em conformidade com a norma-padrão, as frases em destaque podem ser assim reescritas, respectivamente:
Texto para responder à questão.
Observe as modificações feitas no trecho: “Se, como todos nós, também tu te questionas porque te esqueces de pequenas coisas, a resposta é muito simples: não há nada de errado contigo.” e assinale a opção que segue as regras da norma culta, no que diz respeito ao uso dos pronomes e dos verbos.
As expressões estéticas são vitais para a mente humana e muitos consideram as expressões estéticas importantes para o processo de cura de certos males. Apesar de ainda haver hospitais que não disponibilizam expressões estéticas em suas dependências, profissionais da saúde incorporam expressões estéticas em seus tratamentos.
Os elementos sublinhados acima podem ser corretamente substituídos, na ordem dada, por: