Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 101 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Até porque há outros processos de geração de metano que não envolvem formas de vida, como a interação de água com certos minerais, no processo conhecido como serpentinização. (linhas 13 a 15)

No período acima, empregou-se corretamente a forma do porquê. Assinale a alternativa em que isso também tenha ocorrido.

As formas ortográficas das palavras que preenchem corretamente os espaços vazios 1 (l. 20) e 2 (l. 30) do TEXTO I, respectivamente, são

A respeito do uso dos “porquês” em língua portuguesa, considere as seguintes afirmativas:

 

  1. Não sei por que há pessoas que não acreditam na ida do homem à Lua.
  2. Os vereadores não foram à palestra sobre o meio-ambiente porque o prefeito não lhes concedeu verba suficiente para as despesas.
  3. Porque há tanta incompreensão no mundo hoje em dia?
  4. Um dos funcionários da área de TI faltou ao trabalho e não disse por quê.

 

Segue(m) as normas da língua portuguesa a(s) afirmativa(s):

Considerando-se o uso dos porquês e o uso ou não da crase, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Releia este trecho.
Pois a natureza não mata, ela só faz você viver e ser feliz.”
A palavra destacada nesse trecho pode ser substituída, de acordo com a norma-padrão, por

Assinale a frase gramaticalmente CORRETA:

No trecho Por quê? Porque não se fazem, só por isso, a palavra porque foi grafada corretamente nas duas situações, segundo as regras da escrita culta. Analise as frases.

I- A secretária não sabe porque sua empresa jamais contratou pessoas com deficiência.

II- Não me parece difícil entender o porquê da falta de preparo dos candidatos a cargos eletivos na política.

III- Os passageiros de voos noturnos quase sempre carregam travesseiro, por quê?

IV- Não se deve fazer intrigas por que pode prejudicar quem as fez.

V- As razões por que desisti daquele emprego são puramente pessoais.

Segundo as regras da escrita culta, está correta a grafia da palavra porque em 

Instrução: Leia o texto a seguir e responda à questão.

No trecho Por quê? Porque não se fazem, só por isso, a palavra porque foi grafada corretamente nas duas situações, segundo as regras da escrita culta. Analise as frases.

  1. A secretária não sabe porque sua empresa jamais contratou pessoas com deficiência.
  2. Não me parece difícil entender o porquê da falta de preparo dos candidatos a cargos eletivos na política.
  3. Os passageiros de voos noturnos quase sempre carregam travesseiro, por quê?
  4. Não se deve fazer intrigas por que pode prejudicar quem as fez.
  5. As razões por que desisti daquele emprego são puramente pessoais.

Segundo as regras da escrita culta, está correta a grafia da palavra porque em

Leia o diálogo a seguir:

1. ___________ você não foi à escola ontem?

2. ___________ precisei ir ao médico.

3. Que estranho... Você foi ao médico _________?

4. Estava com ânsia de vômito e muita dor de cabeça. Como não sabia o _________ estava me sentindo mal, resolvi consultar um médico.

Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE os espaços vazios, de acordo com as regras do uso dos porquês:

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Agradecendo a sua participação no III Forum do Serviço Social, louvamos a concistência de seus argumentos e a competência que foram apresentados, por que enriqueceram em muito o nosso evento, tendo sido de grande valia para os assistentes sociais que nele tiveram presente.

A origem da linguagem

   Durante muito tempo a Filosofia preocupou-se em definir a origem e as causas da linguagem. Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. Essa discussão levou, séculos mais tarde, à seguinte conclusão: a linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e
cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas,
econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais. Uma vez constituída uma língua, ela se torna uma estrutura
ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.

   Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas:

   1. a linguagem nasce por imitação, isto é, os humanos imitam, pela voz, os sons da Natureza (dos animais, dos rios, das cascatas e dos mares,
do trovão e do vulcão, dos ventos, etc.). A origem da linguagem seria, portanto, a onomatopéia ou imitação dos sons animais e naturais;

   2. a linguagem nasce por imitação dos gestos, isto é, nasce como uma espécie de pantomima ou encenação, na qual o gesto indica um sentido. Pouco a pouco, o gesto passou a ser acompanhado de sons e estes se tornaram gradualmente palavras, substituindo os gestos;

   3. a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar-se e protegerse, a necessidade de reunir-se em grupo para
defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes levaram à criação de palavras, formando um vocabulário elementar e
rudimentar, que, gradativamente, tornou-se mais complexo e transformou-se numa língua;

   4. a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade). Citando novamente Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas:

Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes… Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.

Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática 2000.

Assinale a alternativa que justifica corretamente a ortografia do termo em destaque no trecho “Eis por que as primeiras línguas foram cantantes [...]”.

Texto para a questão

Então pensei: por que não juntar as duas coisas?" (linha 15)

No período acima, grafou-se corretamente a forma POR QUE. Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido.

A palavra que completa adequadamente a linha 66 é:

Em relação ao uso dos porquês, analisar os itens abaixo:

I. Por quê vieste tão tarde?

II. Amélia explicou-me tudo, e continuei sem entender o porque disso tudo.

III. Não viemos cedo porque Celso não queria acordar.

Está(ão) CORRETO(S):

Acerca do uso dos porquês, analisar os itens abaixo:

I. Não compreendemos o porque de tanto drama.

II. As ruas por que ando carregam histórias da cidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282