Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).

No plano de TI, o alinhamento estratégico determina, com

base nas atuais e futuras necessidades do negócio, como a TI

deve alinhar-se quanto à infraestrutura, às aplicações, ao

processo e à arquitetura.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva da governança de TI, o alinhamento estratégico

de TI é considerado um processo que visa determinar quais

devem ser a arquitetura, a infraestrutura e as aplicações

necessárias para atender às necessidades atuais e futuras da

organização.

Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue os itens subsequentes.

Sendo bidirecional o alinhamento estratégico entre o negócio e a TI, esta pode potencializar estratégias de negócio por meio da implantação de processos e infraestrutura de TI.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

Identificar problemas e oportunidades decorrentes das

necessidades de informação, assim como as oportunidades de

prestação de serviços finalísticos de forma eletrônica, constitui

parte do processo identificar necessidades de informação,

conforme consta do guia de elaboração de PDTI do SISP.

Julgue os próximos itens, relativos a planejamento de tecnologia da

informação (TI) e a contratação de serviços de TI na administração

pública federal.

Ao possibilitar a visão antecipada de mudanças relevantes, a análise prospectiva faz que os planejamentos estratégicos e os de longo prazo sejam definidos considerando-se que o futuro a ser planejado não apresenta descontinuidades e rupturas.

As etapas principais de um Plano Diretor de Informática (PDI) são as seguintes, não necessariamente na ordem que estão relacionadas.

I. Acompanhamento de Resultados.
II. Análise de Custo-Benefício das Soluções.
III. Levantamento das Necessidades.
IV. Priorização de Projetos.

Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de execução dessas atividades.

Segundo o Guia Prático para Contratação de Soluçõesde Tecnologia da Informação, no Planejamento da Contratação de Soluções de TI – PCTI, o processo de iniciação possui seis atividades e valida o artefato documentode oficialização da demanda. Assinale a alternativa que apresenta ostrês atores que participam deste processo.

Segundo o EGTI, alcançar a efetividade na gestão de TI é adotar processos de trabalho e boas práticas de gestão relevantes e sensíveis à gestão de TI visando à melhoria contínua dos resultados. Assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias elaboradas para este fim.

O Mapa Estratégico do SISP é composto por: sociedade; governo federal; processos internos; pessoas, aprendizado e conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos processos internos.

No Gerenciamento de Contrato de Soluções de TI, o processo iniciação possui três atividades, um subprocesso e produz o artefato Plano de Inserção. Além disso, são assinados os termos de ciência e de compromisso. São atores que participam deste processo, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282