Leia o hipotético documento padrão ofício, endereçado ao Presidente da Assembleia Legislativa; nele há lacunas que precisam ser preenchidas.
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Apresentamos a ______________________ o projeto para a ampliação de vagas nesta instituição para ser discutido na próxima reunião ordinária dessa Casa, conforme sua solicitação. Esperamos que, depois de uma crítica discussão, haja a aprovação do que foi proposto.
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Zeferino da Silva
Coordenador de Planejamento Institucional
Assinale a alternativa que apresenta correto preenchimento das lacunas.
“É um instrumento de correspondência entre empresas. A característica que o diferencia de uma carta é que, para a utilização dele, sempre haverá um órgão público em uma das pontas do processo de comunicação" (Portela, 2013). A qual documento se refere a citação?
O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Em relação aos elementos que devem constar no endereçamento, assinale a alternativa correta.
Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.
A atividade da Secretaria escolar envolve a preparação, redação e expedição de correspondências administrativas, tais como: ofícios, requerimentos, circulares, relatórios e outros. Ao redigir um ofício o secretário deverá observar que:
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
Manual de Redação da Presidência da República. 2ª ed. rev. e atual. Brasília, 2002, p.4
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.
O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.
No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,
Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relativas ao ofício: I. Dentre as partes de um ofício, está o timbre, também conhecido como cabeçalho. II. O vocativo é parte do ofício que corresponde ao tratamento e ao cargo ou à função do destinatário. III. O assunto é a parte que corresponde ao resumo do assunto principal do ofício. Raramente aparece em ofícios rotineiros. Justifica-se mais sua presença quando o documento é muito extenso. Quais estão corretas?
É o meio usual de comunicação escrita utilizado pelas autoridades públicas. Caracteriza-se como um tipo de carta expedida para tratar sobre assuntos de ordem administrativa ou oficial. Mais do que qualquer documento deve distinguir-se pela concisão, clareza e simplicidade:
Considerando a definição apresentada, julgue os próximos itens, relativos à redação oficial.
Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.
De acordo com a Redação Oficial, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.
Emprega-se o fecho Atenciosamente em comunicações oficiais dirigidas a autoridades de mesma hierarquia do remetente ou de hierarquia inferior à deste.
Sobre o oficio circular, assinale a alternativa incorreta:
Considerando a definição apresentada, julgue os próximos itens, relativos à redação oficial.
Na redação de súmulas, dado seu caráter técnico, devem-se empregar, sempre que possível, jargões.
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.
Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.