O avanço da investigação, na área de linguagem, quanto à relação linguagem/sentido/sujeito, voltado para o ensino de produção de texto escrito, tem evidenciado que
I- o texto escrito deve ser considerado como produto acabado, a-histórico, que atenda às regras das normas de uma língua formal.
II- o aluno-autor deve estar, cada vez mais, comprometido com uma “atitude responsiva", quando inserido na interação verbal, em práticas linguístico-sociais e discursivas.
III- a interlocução do professor, numa relação interativa como condição de produção, é constitutiva desse processo.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) CORRETA(S), apenas
Considerando o nível de linguagem que deve ser empregado nesse gênero textual, a expressão “estamos na cola das pessoas” (3º§) justifica-se por:
Leia a tirinha e responda à questão a seguir:
A tirinha é um gênero textual voltado ao humor, lendo essa tirinha anterior, como conseguimos identificar o humor em seu sentido.
Há linguagem oral em:
Em "Você sabia que a temperatura da chapinha dá pra fritar um bife?", pode-se afirmar corretamente que:
A linguagem coloquial aparece seguidas vezes no texto. O segmento que a exemplifica é:
Em relação ao texto acima e ao tema nele abordado, julgue os itens a
seguir.
Nos trechos é uma verdadeira mancha de Caim que o Brasil traz na fronte (l.4-5) e uma boa colheita no solo ainda virgem da nova geração (l.29-30), foi utilizada linguagem figurada.