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Considerando a sociologia do conhecimento, a noção de falsa consciência e a tradição teórica a ela associada implicam:

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue os itens a seguir.

Segundo Bergmann, a finalidade da ideologia é deslocar a teoria e o intelecto das incrustações da praxe, e, segundo Marx, a ideologia libera a praxe das incorreções da teoria e da consciência.

Weber, sabidamente difundiu o pensamento de Marx na academia alemã de sua época.

Ao mesmo tempo, se constitui num dos mais sóbrios críticos da “concepção materialista

da história".

Analise as seguintes afirmativas a respeito dessa crítica e assinale com V as verdadeiras,

e com F as falsas.

( ) É equivocado não se distinguirem motivos especificamente econômicos de

motivos economicamente relevantes.

( ) É aceitável, do ponto de vista sociológico, encarar a concepção materialista da

História como “concepção de mundo".

( ) É equivocado não se distinguir motivos especificamente econômicos, de motivos

economicamente condicionados.

( ) É aceitável, do ponto de vista sociológico, tratar tudo aquilo que na realidade

histórica não pode ser deduzido a partir de motivos econômicos como algo que,

por isso mesmo, seria “acidental" e cientificamente insignificante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

No Prefácio à Crítica da Economia Política, Marx fala de um importante movimento de

contradições históricas assim descritas por ele: “Em certa etapa de seu desenvolvimento,

as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de

produção existente ou, o que nada mais é do que a sua expressão jurídica, com as

relações de propriedade dentro das quais aquelas até então se tinham movido. De formas

de desenvolvimento das forças produtivas; estas relações se transformam em seus

grilhões" (Marx, Os Pensadores, pag. 130). A esse movimento de contradições, Marx diz

que se segue naturalmente um fenômeno histórico de suma importância.

É CORRETO afirmar que a esse fenômeno Marx chamou de

O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século

XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile

Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão,

através da análise da divisão do trabalho.

Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa

análise em Marx e Durkheim.

No famoso prefácio à “Crítica da Economia Política", Marx se dispõe a fazer uma síntese

de seu pensamento, falando do resultado geral a que chegou, e que serviu de fio condutor

aos seus estudos.

Analise as seguintes alternativas sobre esses resultados, assinalando com V as

afirmativas verdadeiras, e com F as falsas.

( ) Relações jurídicas, tais como formas de Estado, devem ser compreendidas a

partir de si mesmas ou a partir do assim chamado desenvolvimento geral do

espírito humano.

( ) Na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas,

necessárias e independentes de sua vontade: relações de produção.

( ) As relações de produção correspondem a uma etapa determinada de

desenvolvimento de suas forças produtivas materiais.

( ) É a consciência dos homens, incluindo a consciência de classe, que determina o

seu ser; o que falseia a concepção contrária, de que é o seu ser social que

determina sua consciência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza (1979) Martins faz algumas afirmações

bastante provocativas sobre o regime de colonato estabelecido nas fazendas de café em

São Paulo, após a Abolição da Escravatura. Afirma ele que "A questão da transformação

das relações de produção foi remetida, pois, ao terreno cediço do falso argumento de que,

não sendo formalmente feudais, seriam formalmente capitalistas as relações de produção

posteriores ao escravismo e amplamente vigentes, ainda hoje, em muitos setores

econômicos e regiões do país" e ainda que "o colono não era um trabalhador individual,

mas sim um trabalhador familiar. É, porém, a produção direta dos meios de vida com base

no trabalho familiar que impossibilita definir essas relações como relações capitalistas de

produção". A dificuldade de compreender o papel do colonato na transição do trabalho

escravo para o trabalho livre no Brasil, por parte de alguns pesquisadores que seguiam

um determinado paradigma teórico, devia–se a uma certa teleologia presente nas

concepções mais ortodoxas desse paradigma, que os levaria a não conseguir perceber as

inúmeras possibilidades de "produção capitalista de relações não capitalistas de

produção".

Com esse debate, José de Souza Martins antecipa uma tensão que hoje está por traz da

crise atual de qual paradigma da Sociologia?

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue os itens a seguir.

A conceituação de ideologia como falsa motivação sustenta-se pela diferenciação entre causas imaginárias e causas preditivas.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

De acordo com Marx, sistema social estável é concomitante ao equilíbrio instável entre os grupos homogêneos de uma sociedade.

De acordo com Karl Marx, o socialismo seria o sistema econômico-produtivo que deveria

suceder ao capitalismo.

Diante desse sistema econômico e na visão desse pensador, é CORRETO afirmar que

Em junho de 1865, Marx publicou informes nas sessões do Conselho Geral da

Associação Internacional dos Trabalhadores. Eles foram publicados pela primeira vez em

Londres, em 1898. Ali, ele trata, dentre outras coisas, da questão do valor das

mercadorias.

Analise as afirmativas a seguir sobre essa questão e assinale a alternativa CORRETA.

Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

“Se, na concepção do decurso da história, separarmos as ideias

da classe dominante da própria classe dominante e se as

concebermos como autônomas, se nos limitarmos a dizer que em

uma época estas ou aquelas ideias dominaram, sem nos

preocuparmos com as condições de produção e com os

produtores destas idéias, se, portanto, ignorarmos os indivíduos e

as circunstâncias mundiais que são a base destas ideias, então é

correto afirmar, por exemplo, que, na época em que a

aristocracia dominou, os conceitos de honra, fidelidade etc.

dominaram, ao passo que na época da dominação da burguesia

dominam os conceitos de liberdade, igualdade etc."

(MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 73.)

As alternativas a seguir fornecem características do conceito de

ideologia tal como concebido por K. Marx e F. Engels, à exceção

de uma. Assinale-a.

Publicadas bem mais tarde, Marx escreveu as “Teses contra Feuerbach" na primavera de

1845

A respeito dessa obra, assinale a afirmativa INCORRETA.

Karl Marx afirmava que é possível entender o modo de produção de uma dada sociedade como uma estrutura complexa global, constituída de estruturas regionais, tais como: estrutura econômica, considerada como infraestrutura, estrutura jurídico-política e estrutura ideológica, que são consideradas como superestruturas. Marx afirma que a estrutura de uma sociedade depende, intrinsecamente, da forma como os homens organizam a produção social de bens. A partir do pensamento de Marx, julgue as assertivas a seguir: . I – No primeiro capítulo de O Capital, Marx afirma haver uma fundamental contradição no interior da mercadoria, contradição entre valor de uso e valor de troca. Quando um determinado indivíduo toma qualquer produto na prateleira do supermercado pouco importa para ele as condições concretas sob as quais aquela mercadoria foi produzida. Temos uma sociedade de indivíduos livres isolados, atomizados, produzindo isoladamente suas mercadorias, e trocando-as, ligados, mediados por coisas. II – A produção da ideologia numa dada sociedade de classe caracteriza-se pela forma invertida de enxergar a realidade, como numa “câmara escura”. A explicação para tal fenômeno social deve ser buscada no “conjunto das estruturas jurídico-políticas”, pois é o lugar da luta de classes e da conscientização da classe trabalhadora através do partido comunista. III – O método de análise crítica da economia política, portanto, da sociedade civil-burguesa, desenvolvido ao longo de anos na elaboração de O Capital, pode ser entendido como o processo progressivo de abstração e concreção da realidade por meio do pensamento. IV – O materialismo histórico-dialético indicava a necessidade de se abordar a dinâmica dos fenômenos sociais segundo uma concepção que levasse em conta os movimentos e tensões permanentes da realidade, pois a análise das contradições sociais seria capaz de conduzir o pesquisador à essência dos fenômenos sociais, dando-lhe uma compreensão da totalidade. V – Podemos dizer que: 1) no capitalismo mecanizado, a inversão (sujeito-objeto) aparece sob a dominação do trabalho “vivo“ sobre o trabalho “morto”; 2) há uma relação aparentemente livre entre capital e trabalho assalariado; 3) a dimensão fenomênica da realidade social é “obedientemente refletida” pela mente humana, e é assim que a ideologia é gerada. É correto afirmar que:

Karl Marx elaborou a teoria do materialismo histórico dialético com o intuito de montar uma teoria geral que explicasse o funcionamento das sociedades. Podemos encontrar elementos dessa teoria nas alternativas abaixo. Aponte a alternativa que não condiz com a teoria do autor.

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