Atividades pedagógicas com o objetivo de divulgar seu acervo costumam fazer parte, nas instituições arquivísticas, do chamado setor ou serviço
Julgue os itens subsecutivos, acerca de classificação, descrição e avaliação de documentos de arquivo.
O instrumento de pesquisa genérico que fornece informações sobre os vários acervos existentes em uma instituição arquivística denomina-se guia.
Nos arquivos de muitas instituições, é comum existirem instrumentos de pesquisa e instrumentos de pesquisa auxiliar.
Um desses tipos de instrumentos está apresentado a seguir.
Após analisar o Quadro acima, verifica-se que se trata da representação de um(a)
Julgue os itens seguintes, relativos aos instrumentos de pesquisa em arquivos permanentes e intermediários.
Os instrumentos de pesquisa servem tanto ao público externo aos arquivos, divulgando o acervo, quanto ao arquivista, facilitando a busca de informações.
O acesso aos arquivos permanentes é viabilizado não apenas por autorização legal, mas também pela existência de
A respeito da função descrição, julgue os itens a seguir.
O inventário é o instrumento de descrição mais geral adotado nos arquivos.
Atenção: Para responder às questões de números 44 a 47,
considere o texto e o quadro abaixo.
Segundo Heloísa Bellotto, os instrumentos de pesquisa
têm diferentes áreas de abrangência e tomam por base diferentes
unidades de descrição. O quadro abaixo, em que se procurou
sistematizar as características atribuídas pela autora às modalidades
possíveis de descrição em arquivos permanentes, tem alguns campos não preenchidos e será objeto das questões 44 a 47.
O catálogo seletivo tem por área de abrangência
A respeito da função descrição, julgue os itens a seguir.
A elaboração do catálogo seletivo atende à necessidade de se proceder à relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos.
Atenção: Para responder às questões de números 44 a 47,
considere o texto e o quadro abaixo.
Segundo Heloísa Bellotto, os instrumentos de pesquisa
têm diferentes áreas de abrangência e tomam por base diferentes
unidades de descrição. O quadro abaixo, em que se procurou
sistematizar as características atribuídas pela autora às modalidades
possíveis de descrição em arquivos permanentes, tem alguns campos não preenchidos e será objeto das questões 44 a 47.
A área de abrangência do guia coincide com
Atenção: Para responder às questões de números 44 a 47,
considere o texto e o quadro abaixo.
Segundo Heloísa Bellotto, os instrumentos de pesquisa
têm diferentes áreas de abrangência e tomam por base diferentes
unidades de descrição. O quadro abaixo, em que se procurou
sistematizar as características atribuídas pela autora às modalidades
possíveis de descrição em arquivos permanentes, tem alguns campos não preenchidos e será objeto das questões 44 a 47.
O instrumento que descreve um fundo, no todo ou em parte, tomando por unidade cada documento, é o
Julgue os itens seguintes, relativos a ações culturais e educativas em arquivos permanentes.
A difusão de um acervo permanente possui duas possibilidades de ação: a primeira apresenta políticas para o público externo; a segunda, trabalhando com os resultados da primeira, implementa melhorias no arquivo. As duas possibilidades ocorrem em vias de ação de mesmo sentido.
Julgue os itens seguintes, relativos a ações culturais e educativas em arquivos permanentes.
As visitas escolares são uma possibilidade de difusão dos arquivos permanentes. Nessa modalidade, é possível o contato físico dos estudantes com os documentos.
Julgue os itens seguintes, relativos aos instrumentos de pesquisa em arquivos permanentes e intermediários.
O catálogo seletivo, antes da consolidação da terminologia, estabelecida pela publicação de dicionários de termos arquivísticos, era conhecido como repertório.
Dizia Charles Braibant, em 1954, que o melhor meio de aproximar os estudantes dos fatos da história nacional seria mostrando a eles, por meio de documentos, a repercussão de tais fatos em sua região ou cidade. Iniciativas como esta são típicas, nas instituições arquivísticas, dos serviços
Considerando que o acesso aos documentos públicos permanentes devem ser o mais amplo possível, recomenda-se, para esta finalidade, que o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por uma instituição seja um