Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise o mapa e o texto a seguir.


No mapa acima, temos o Crescente Fértil, com destaque para a Mesopotâmia. Sabendo que o surgimento das civilizações está diretamente ligado a agricultura, marque a alternativa correta.

Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.

Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariés e George Dubbyfazem as seguintes afirmações:

"O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico( ... ]".
"A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha".
"O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem".
(ARIÊS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).

A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:

O historiador grego Heródoto, em sua obra intitulada História, cita o seguinte trecho: "[...] A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. [...] De todos os rios que formam esses territórios por meio de aluviões, não há um que, pelo seu volume de água, mereça ser comparado a um só dos cinco braços do Nilo. [...]" HERÓDOTO, História. Disponível em:. Acesso em: 25 jan. 2018. O registro do historiador serve de fonte de pesquisa para posteridade e, com base no trecho anterior, o termo "país" diz respeito a civilização:

Um professor de História que deseja desenvolver a temática “A Idade Antiga: a evolução de Roma” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era desconhecida, e ano a ano os líderes de cada tribo faziam a redistribuição da terra para evitar que uns tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era por isto determinada pela posse de rebanhos e não da terra.
Assinale a alternativa que define uma característica dos povos Bárbaros: a França do século VIII ao XI.

Observe o quadrinho.


O quadrinho acima é extraído de "O papiro de César", uma das histórias do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século I a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.C. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o):

O zoroastrismo, ou masdeísmo, tornou-se a religião oficial do Império Persa no período aquemênida, entre os séculos VI e IV a.C. Não foi característico dessa religião:

O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282