Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza" (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.
Internet: <seuhistory.com> (com adaptações).
Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.
DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica.
Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.
Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Desde a geografia clássica até o presente, pensamento e prática geográfica conformam métodos e metodologias bem definidos, não havendo antagonismos dos tipos forma/conteúdo, objetividade/subjetividade, explicativa/compreensiva, matemática/descritiva.
O nascimento da Geografia como área de estudo específica se deu na Alemanha onde aparecem as primeiras cátedras dedicadas a disciplina, onde se formaram as primeiras correntes de pensamentos geográficos. Relacione os pensadores com seus pressupostos.
1- Alexander Von Humboldt.
2- Karl Ritter.
3- Friedrich Ratzel.
( )Argumenta a partir de um ponto de vista descritivo e empírico, usando com mais frequência observações de viagens e descrições de paisagens.
( )A essa concepção deu-se o nome de Determinismo Geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade.
( )O Estado seria a sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território.
( )Ciência como uma forma de relação entre o homem e Deus.
( )Instituição a partir da observação – empirismo.
( )Geografia regional e antropocêntrica.
Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
“Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos".
Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.
Sobre os “três grandes geógrafos" que o autor faz referência, é correto afirmar que:
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Carl Ritter e Alexander Humboldt ofereceram, em suas obras, um discurso que criou a nova ciência geográfica, simultaneamente cosmológica e regional, o que fez do geógrafo um observador da natureza capaz de somar prazer estético e prazer intelectual para compreender as leis naturais; tais princípios estavam presentes no pensamento e na prática nacionalista europeia do final do século XIX, dependentes de análises sistemáticas e particulares sobre o território.
“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral
e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas
sociais e de um projeto educacional para o país, a formação
inicial e continuada dos professores, a remuneração e as
condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de
estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de
ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de
conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003)
As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam
a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a.
“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um
papel preestabelecido conduz a um economicismo quase
mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é
declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período
ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma
negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da
estrutura, da função e da forma.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica
envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo
assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a
expressão exata da linguagem matemática, erigida como a
linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo
adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico,
estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no
processo de conhecimento.”
(HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o
projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento
acima.
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates
sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em
um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as
diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento
científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é
apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas
que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de
diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na
ciência geográfica em meados do século XX.
“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa
de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua
aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von
Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial
sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado
falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a
faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o
termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos
de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Cada época da história tem uma forma própria de geografia e um perfil próprio de
geógrafo.
Considerando-se esse pressuposto, é INCORRETO afirmar que
Ao longo de sua obra, o autor citado acima entende o espaço como uma instância da sociedade e propõe interpretar o espaço como fato histórico. Seus postulados envolvem a assertiva de que a História não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial.
Nesse sentido, Milton Santos considera que o espaço enquanto objeto de estudo da Geografia deve ser, antes de tudo e principalmente, encarado, de forma mais abrangente, como tendo uma essência de caráter