(...) Definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Concebia ser humano como hóspede antigo de vários pontos da superfície terrestre, que em cada lugar se adaptou ao meio que o envolvia, criando, no
relacionamento constante e cumulativo com a natureza, um acervo de técnicas, hábitos, usos e costumes que lhe permitiram
utilizar os recursos naturais disponíveis. Denominou este conjunto de técnicas e costumes, construído e passado socialmente, "gênero de vida", o qual exprimiria uma relação entre a população e os recursos, uma situação de equilíbrio, construída historicamente pelas sociedades.
Moraes, Robert. GEOGRFIA Pequena História Crítica. São Paulo: Annablume, 2007, p.81. (Adaptado)
Com base na concepção de conhecimento geográfico, as ideias apresentadas no texto referem-se ao seguinte pensador:
Em 1903, o ministro das relações exteriores, conhecido como Barão do Rio Branco, e o governo boliviano assinaram o Tratado que tornou oficial a anexação do Acre ao Brasil. Esse tratado ficou conhecido como:
Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.
A corrente da geografia crítica procura romper com a compartimentação dos estudos geográficos, adotando o materialismo histórico dialético como método.
A área central constitui-se no foco principal não apenas da cidade, mas também de sua hinterlândia. Historicamente, o surgimento da área central foi percebido de forma nítida com:
Ao analisar as vertentes (escolas) da (des)ordem ambiental, Jacob Binsztok (2011) registra as principais contribuições das correntes de pensamento, expondo importantes questões para análise e síntese da teoria geográfica do ordenamento territorial. Com base nos seus conhecimentos geográficos sobre o assunto, leia atentamente as descrições a seguir.
_______________: diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.
_______________: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.
_______________: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.
_______________: essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.
A alternativa que apresenta, na ordem, o nome dos processos correspondentes é a seguinte:
“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”
(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)
A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:
Desde a antiguidade os seres humanos se organizam e constroem civilizações próximas ao mar, pois dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia. Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em prática seu projeto de colonização. Sobre a exploração econômica dos oceanos, assinale a alternativa INCORRETA:
A divisão da Geografia segundo o campo do conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seu objeto de estudo. Essa divisão é necessária, como um recurso didático, para distinguir os elementos sociais ou naturais, mas é artificial, na medida em que o objetivo da Geografia é explicar e compreender entre a relação sociedade e natureza, e como ocorre a apropriação desta por aquela.
SANTOS, Clézio. Geografia, Meio Ambiente e sociedade: Múltiplas Interpretações do Mundo Contemporâneo. São Paulo, 2011.
Com base nessa abordagem, segundo os PCN´s, o ensino de Geografia deve
Seus defensores foram o alemão Karl Ritter e o francês Paul Vidal De La Blache. Neste, o estudo de um fenômeno geográfico supõe a preocupação constante em estabelecer semelhanças e as diferenças dos fenômenos ocorridos em outras partes do globo.
Esta é a definição de que princípio metodológico?
Nos estudos sobre a importância da retomada da formação de professores de Geografia, considera-se o empenho desse profissional como pensador e pesquisador. Este deve realizar sua interação em grupos de estudos e participar de atividades extracurriculares e produzir projetos de formação continuada. Nessa perceptiva, considerando a retomada dos estudos de formação de professores, assinale a alternativa correta.
No texto de Ruy Moreira, 1979, no qual propõe que a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, o autor relata que a formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história, o que propõe a construção de uma teoria do espaço que se baseia em três categorias, sendo as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial.
MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76
Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia
O projeto de transformação da epistemologia geográfica envolve assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão da linguagem matemática, erigida como linguagem universal da ciência.
HAESBAERT.R. (Org) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto ,2011)
O método hipotético – dedutivo, que sobrepõe a hipótese ao empirismo, considerando como ponto de partida e de chegada no processo de conhecimento, é característica da
Os PCN´s de Geografia buscam nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivências com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas do espaço geográfico. De acordo com esses documentos, uma aula não deve estar voltada somente para a transmissão de conteúdos, mas para um espaço capaz de garantir uma aprendizagem que envolva um todo.
A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor
A Ciência Geográfica corresponde à necessidade de descrição e explicação do mundo: da natureza que nos envolve e cujas leis de funcionamento nos interessam, bem como da sociedade, cujas leis, mais complexas e mutáveis, igualmente fazem parte dos interesses dos homens. Sobre as concepções do pensamento geográfico, assinale a alternativa correta.
Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como