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Sobre a corrente do pensamento geográfico que surgiu no século XIX, na Alemanha, considera-se que nesse mesmo período existiram teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente do clima, as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa escola do pensamento geográfico era caracterizada como

Em sala de aula, através dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, em especial sobre trabalho e rendimento. De tal forma, o mesmo pode apontar corretamente que:

Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

“Para compreender o espaço geográfico, precisamos entender as relações sociais e as marcas deixadas pelos grupos humanos na paisagem no decorrer da história.” (MOREIRA, 2010). Nesse sentido, a Geografia, enquanto ciência, se dedica hoje a entender, de forma integrada, as relações entre a:

As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a)

A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das tendências contemporâneas do narcotráfico no plano global e regional.

A ampliação e diversificação, em escala global, do mercado de novas substâncias psicoativas sintéticas têm provocado a contração e segmentação do mercado e do tráfico de drogas tradicionais como a heroína e a cocaína, cada vez mais circunscritos às respectivas regiões produtoras.

Observe a tabela que apresenta informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Acre e analise as afirmações a seguir.

I. Considerando-se que as faixas de desenvolvimento humano são “Muito Baixo" (0,000 a 0,499), “Baixo" (0,500 a 0,599), “Médio" (0,600 a 0,699), “Alto" (0,700 a 0,799) e “Muito Alto" (0,800 a 1,000), em uma representação cartográfica do IDHM 1991, empregando-se a variável visual cor na representação de cada faixa, todos os municípios acreanos seriam exibidos em uma só cor.

II. O mapeamento do IDHM dos municípios do Acre, para quaisquer um dos anos, por se tratar de representação quantitativa com modo de implantação zonal, empregará o método isarítmico.

III. Para melhor compreensão das informações de cada um dos municípios, o gráfico triangular seria a representação gráfica mais adequada, pois sintetiza em uma única notação uma específica estrutura ternária, isto é, formada por três componentes, como é o caso.

Está INCORRETO o que se afirma em:

As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)

Leia o fragmento a seguir:

"A invenção da perspectiva em pintura, obra dos esforços conjuntos de Alberti e Bruneslleschi no século XV, foi um passo decisivo e um autêntico ponto crucial no longo caminho para a concepção moderna de espaço e os métodos modernos para implementá-la. A ideia de perspectiva está a meio caminho entre a visão de espaço firmemente assentada em realidades coletivas e individuais e seu posterior desenraizamento moderno. Tinha como garantido o papel decisivo da percepção humana na organização do espaço: o olho do observador era o ponto de partida de toda perspectiva; ele determinava o tamanho das distâncias mútuas de todos os objetos que entravam nesse campo e era o único ponto de referência para a localização dos objetos e do espaço".

(BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999, p.38).

Apesar de não ser geógrafo, Bauman utiliza, nesse fragmento, um dos mais importantes conceitos da geografia, que é o de:

A URSS era formada apenas por países socialistas. São características do socialismo:

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.

O sistema produtivo implantado no Brasil promoveu, desde o início da colonização, uma relação espacial de exploração econômica entre o espaço subordinante e o espaço subordinado.

Ao determinar a construção da capital no interior do Brasil, Juscelino Kubitschek tinha como objetivo integrar o País regionalmente, principalmente a partir da construção de rodovias que cumprissem esse papel. Parte da ideia foi colocada em prática e gerou um complexo conjunto rodoviário, que atravessa a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) e todo o País. A respeito desse tema e com base no mapa apresentado, assinale a alternativa correta.

O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:

“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a reflexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula". (Adaptado).

Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento;

( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises.

( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos.

( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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