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A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias. De acordo com as escolas literárias abaixo e suas datas, marque V(verdadeiro) e F(falso). ( ) Quinhentismo (1500 – 1601) ( ) Barroco (1601 – 1628) ( ) Arcadismo (1668 - 1836) ( ) Romantismo (1836 – 1881) ( ) Pré-Modernismo (1882 - 1922) ( ) Modernismo (e suas outras correntes que alcançam a Literatura contemporânea). Assinale a alternativa correta.

A literatura brasileira é continuamente ligada a Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, e responsável por fundar a Academia Brasileira de Letras. Suas principais obras foram as realistas ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, ‘Quincas Borba’ e ‘Dom Casmurro’. Morreu em 1908, aos 69 anos. O verdadeiro nome desse autor tão importante para a literatura brasileira é:

Leia atentamente o poema Vou-me Embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, escritor brasileiro, para responder à questão.

- Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Há nitidamente, neste poema, as configurações de espaço, com o uso dos advérbios “aqui" e “lá".

II – Segundo a visão do eu-lírico, a prostituição não é um meio aceitável para curar a tristeza e a solidão.

III – No poema, o eu-lírico busca uma espécie de paraíso para vivenciar atos comuns da vida.

É (São) CORRETA(s) a(s) afirmação (ões):

O eu lírico demonstra:

Analise as afirmações abaixo sobre a noção de texto literário e texto não-literário.

I. Modernamente, afirma-se que o que diferencia um texto literário de um não-literário é o fato de o primeiro ter função estética enquanto o segundo tem função utilitária.

II. O texto literário é denotativo e, assim, utiliza-se de mecanismos como a metáfora e a metonímia.

III. O texto literário é de caráter ficcional, podendo recriar o real num plano imaginário.

IV. Uma das características que permitem distinguir um texto literário de um não-literário é o assunto do texto.

Está correto o que se afirma em:

Leia o texto abaixo.

A variedade linguística encontrada no texto retrata

Dos autores elencados abaixo, assinale aquele que não faz parte do Modernismo:

Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – No próprio poema, Mário de Andrade identifica a solução para que os leitores não o considerem um escritor difícil: que falem e aprendam a “fala brasileira".

II – No décimo verso, Mário de Andrade dá um conselho ao seu leitor, por meio do emprego do modo verbal imperativo.

III – Nos dois últimos versos, o escritor utiliza-se do discurso indireto para indicar o significado da palavra guariba

É (São) correta(s) a(s) afirmação (ões):

Pode-se depreender do poema, EXCETO:

O poema de Manoel de Barros, Texto II, pode ser usado em sala de aula para promover o exercício da literatura, conforme Rildo Cosson propõe no Texto I. Para tanto, o professor poderia mediar a leitura dos alunos apontando que esse poema:

A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:

Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está INCORRETA.

Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

I - Segundo o eu lírico do poema, o que define um poeta é alguém que não é alegre nem triste, quem canta porque o instante existe e cuja vida está completa.

II - A palavra “instante", no primeiro verso, não está relacionada apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas.

III - “Eu canto porque o instante existe / E a minha vida está completa". Nos versos acima, “porque" (verso 1) é uma conjunção coordenativa explicativa; “E" (verso 2) é conjunção coordenativa aditiva.

IV - A palavra “fugidias" (2ª estrofe, verso 1), associada à existência do instante, define o que é ser poeta para o eu lírico. Como é irmão das coisas fugidias, o eu lírico não sente gozo nem tormento, ou seja, como aceita o fato de tudo ser efêmero, o começar e o terminar das coisas não o abalam.

A partir do poema Retrato de Cecília Meireles é possível compreender que o vocábulo mudança

está indicando:


I - Mudança possui o sentido de transferência de moradia;

II - Mudança está indicando que a poeta tenta desvendar quando foi que a sua vividez, a sua

alegria, quando a sua essência se perdeu, ao longo da vida.

III - Mudança foi o vocábulo escolhido pela autora para retratar a si mesma, mostrando o antes e o

depois do passar do tempo.

IV - A autora ilustra as mudanças ocorridas com o passar do tempo fazendo descrições das partes

do corpo como se estivesse desenhado para o leitor. Descreve seu rosto, suas mãos, seus lábios e

até mesmo seu coração.

Das afirmações seguintes:

I- O eu lírico é uma mulher e representa todas as mulheres da história humana, inclusive as consideradas “anormais".

II- No verso “no sulco que os pés escreveram" a função sintática do pronome relativo destacado é de objeto direto.

III- Em “as que comiam terra", a função sintática do pronome relativo destacado é de predicativo do sujeito.

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