A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias. De acordo com as escolas literárias abaixo e suas datas, marque V(verdadeiro) e F(falso). ( ) Quinhentismo (1500 – 1601) ( ) Barroco (1601 – 1628) ( ) Arcadismo (1668 - 1836) ( ) Romantismo (1836 – 1881) ( ) Pré-Modernismo (1882 - 1922) ( ) Modernismo (e suas outras correntes que alcançam a Literatura contemporânea). Assinale a alternativa correta.
A literatura brasileira é continuamente ligada a Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, e responsável por fundar a Academia Brasileira de Letras. Suas principais obras foram as realistas ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, ‘Quincas Borba’ e ‘Dom Casmurro’. Morreu em 1908, aos 69 anos. O verdadeiro nome desse autor tão importante para a literatura brasileira é:
Leia atentamente o poema Vou-me Embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, escritor brasileiro, para responder à questão.
- Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – Há nitidamente, neste poema, as configurações de espaço, com o uso dos advérbios “aqui" e “lá".
II – Segundo a visão do eu-lírico, a prostituição não é um meio aceitável para curar a tristeza e a solidão.
III – No poema, o eu-lírico busca uma espécie de paraíso para vivenciar atos comuns da vida.
É (São) CORRETA(s) a(s) afirmação (ões):
Analise as afirmações abaixo sobre a noção de texto literário e texto não-literário.
I. Modernamente, afirma-se que o que diferencia um texto literário de um não-literário é o fato de o primeiro ter função estética enquanto o segundo tem função utilitária.
II. O texto literário é denotativo e, assim, utiliza-se de mecanismos como a metáfora e a metonímia.
III. O texto literário é de caráter ficcional, podendo recriar o real num plano imaginário.
IV. Uma das características que permitem distinguir um texto literário de um não-literário é o assunto do texto.
Está correto o que se afirma em:
Leia o texto abaixo.
A variedade linguística encontrada no texto retrata
Dos autores elencados abaixo, assinale aquele que não faz parte do Modernismo:
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – No próprio poema, Mário de Andrade identifica a solução para que os leitores não o considerem um escritor difícil: que falem e aprendam a “fala brasileira".
II – No décimo verso, Mário de Andrade dá um conselho ao seu leitor, por meio do emprego do modo verbal imperativo.
III – Nos dois últimos versos, o escritor utiliza-se do discurso indireto para indicar o significado da palavra guariba
É (São) correta(s) a(s) afirmação (ões):
O poema de Manoel de Barros, Texto II, pode ser usado em sala de aula para promover o exercício da literatura, conforme Rildo Cosson propõe no Texto I. Para tanto, o professor poderia mediar a leitura dos alunos apontando que esse poema:
A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está INCORRETA.
Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
I - Segundo o eu lírico do poema, o que define um poeta é alguém que não é alegre nem triste, quem canta porque o instante existe e cuja vida está completa.
II - A palavra “instante", no primeiro verso, não está relacionada apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas.
III - “Eu canto porque o instante existe / E a minha vida está completa". Nos versos acima, “porque" (verso 1) é uma conjunção coordenativa explicativa; “E" (verso 2) é conjunção coordenativa aditiva.
IV - A palavra “fugidias" (2ª estrofe, verso 1), associada à existência do instante, define o que é ser poeta para o eu lírico. Como é irmão das coisas fugidias, o eu lírico não sente gozo nem tormento, ou seja, como aceita o fato de tudo ser efêmero, o começar e o terminar das coisas não o abalam.
A partir do poema Retrato de Cecília Meireles é possível compreender que o vocábulo mudança
está indicando:
I - Mudança possui o sentido de transferência de moradia;
II - Mudança está indicando que a poeta tenta desvendar quando foi que a sua vividez, a sua
alegria, quando a sua essência se perdeu, ao longo da vida.
III - Mudança foi o vocábulo escolhido pela autora para retratar a si mesma, mostrando o antes e o
depois do passar do tempo.
IV - A autora ilustra as mudanças ocorridas com o passar do tempo fazendo descrições das partes
do corpo como se estivesse desenhado para o leitor. Descreve seu rosto, suas mãos, seus lábios e
até mesmo seu coração.
Das afirmações seguintes:
I- O eu lírico é uma mulher e representa todas as mulheres da história humana, inclusive as consideradas “anormais".
II- No verso “no sulco que os pés escreveram" a função sintática do pronome relativo destacado é de objeto direto.
III- Em “as que comiam terra", a função sintática do pronome relativo destacado é de predicativo do sujeito.