O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que:
As principais concepções filosóficas da moral são o racionalismo, emotivismo e o utilitarismo éticos. É correto afirmar que:
A ética está no centro do sistema filosófico de Immanuel Kant. Com o imperativo categórico “age somente de acordo com aquela máxima pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal”, Kant NÃO quer dizer que:
Embora “a moral das pessoas e sua ética acabem por ser a mesma coisa”, ética e moral não são sinônimos, conceitualmente falando. É INCORRETO afirmar que:
Para Aristóteles, a polis (cidade-estado) é a forma mais perfeita e acabada de comunidade, à qual atribui uma razão de ser ou finalidade própria. De acordo com o grego, a finalidade (telos) da polis é:
A concepção do Estado moderno como realidade orgânica está na base da filosofia política de Hegel, que se serve especialmente da experiência histórica da Revolução Francesa e do Império Napoleônico. É correto afirmar que, para Hegel, o Estado moderno:
O campo ético é formado tanto pelo sujeito moral como pelo conteúdo das ações morais, a virtude. Na história da Filosofia, a virtude possui uma gama de significados distintos. É correto afirmar que a virtude consiste:
Aristóteles se dedica ao tema da virtude moral (areté) em sua obra Ética a Nicômaco, o primeiro tratado de ética da Filosofia ocidental. É correto afirmar que:
A reflexão ética surgiu com os gregos antigos e esteve estritamente relacionada à vida humana em sociedade. A ideia de que os princípios morais resultam de acordos e convenções sociais foi introduzida por(pelos):