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Considere o modelo organizacional caracterizado por: tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas por meio de especialização, regras e regulamentos muito formalizados, tarefas agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.

Trata-se da estrutura organizacional denominada

Relativos à estrutura organizacional, julgue:

A estrutura de uma organização está diretamente ligada à sua cultura organizacional e envolve aspectos físicos,
humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.

A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridades e cargos de uma empresa. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Uma organização com amplitude de controle estreita tende a ter uma estrutura mais alta e alongada, com mais níveis hierárquicos.

Ao planejar a estrutura organizacional, uma das variáveis refere-se a quem os indivíduos e os grupos se reportam. Essa variável consiste em estruturar a

A teoria da organização é recente, produto do século XX, e por isso não se trata de algo consolidado, mas em processo de construção. Considerando os estudos da teoria organizacional, uma organização é definida como

A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.

Os processos decisórios de organizações verticalizadas compostas por muitos níveis administrativos são geralmente morosos e, consequentemente, os gestores dessas organizações enfrentam grandes dificuldades de acompanhamento da produtividade e da qualidade das suas equipes de trabalho.

Considerando as informações apresentadas e a argumentação de Sobral e Peci (2013) sobre poder e estrutura organizacional, assinale a alternativa correta.

Cada vez mais frequente em organizações contemporâneas, especialmente as mais jovens e vinculadas a setores mais dinâmicos da economia, em muitos casos com foco em inovação, as estruturas organizacionais têm se apresentado de variadas formas. Uma dessas formas combina duas ou mais variáveis, podendo ser áreas funcionais e processos ou produtos, ou ainda projetos, delineando múltiplas “linhas de autoridade” a serem atendidas. O nome dessa estrutura é

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se determinada organização for dividida de acordo com a sequência de atividades estruturadas no sentido de resultar em um produto ou serviço específico, ocorrerá a departamentalização por processo.

A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por

Para responder à questão, observe atentamente a figura 3, abaixo. Os componentes nomeados por (A), (B), (C) e (D) representam variáveis que condicionam a estrutura organizacional.

Novamente com base na figura 3, numa análise do tipo SWOT (ou FOFA):

Sobre Estrutura Organizacional, centralização e descentralização, analise as assertivas.

I- A estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas as tarefas dos cargos. Considera a especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, margem de controle, centralização e descentralização e formalização. É uma ferramenta básica para organizar, sistematizar o controle e estabelecer relações de poder.

II- Quando há centralização do poder, a tomada de decisão é exclusivamente da alta administração, enfatiza as relações escalares, cadeia e unidade de comando. As decisões ficam próximas dos fatos locais, existe dificuldade em se manter a uniformidade nas decisões.

III- No poder descentralizado, há distribuição do poder decisório entre a baixa e média administração, deixando-o mais próximo da ocorrência dos fatos. A vantagem é que as escolhas são feitas por pessoas especializadas, mais ligadas às tarefas em questão.

Estão corretas as assertivas 

As organizações somente sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas através de fatores que envolvem decisões, ações, aglutinações de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados. O que leva uma organização ao patamar da excelência não são apenas produtos, competências e recursos, mas o modo como ela é administrada, pois

As organizações são, por definição, sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo interrelacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. São elementos do processo administrativo enquanto um sistema aberto:

“Para compreender a avaliação de desempenho cabe destacar que sua utilização é ampla, abrange grande maioria das organizações e com metodologias mais diversas. Avaliar desempenhos é uma atividade que existe no Brasil há mais de 50 anos e, naturalmente, com uma metodologia bastante simples" (ARAUJO E GARCIA, 2009). Analise as vantagens proporcionadas pelo processo de Avaliação de Desempenho abaixo:

I – Possibilita a descoberta de talentos – por meio da identificação dos atributos de cada pessoa. Para compreender esta vantagem é fundamental remeter-se às finalidades da avaliação de desempenho, especificamente à ideia de desenvolver pessoas via identificação de pontos positivos e negativos.

II – Auxilia o direcionamento dos esforços da organização – esta vantagem está diretamente conectada à finalidade que fala do fornecimento de informações essenciais que façam interface a outras atividades da gestão de pessoas.

III – Serve de justificativa para discussões salariais – tendo em vista que, ao mesmo tempo em que oferece feedback às pessoas da organização, possibilitando o seu autodesenvolvimento, o processo de avaliação de desempenho serve para situar as pessoas na estrutura organizacional, podendo gerar daí argumentações direcionadas a salários e vantagens, face a uma possível nova posição funcional numa outra unidade.

IV – Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida – ou seja, constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.

Verifique as afirmações acima e assinale a afirmativa CORRETA:

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