O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a
realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. Dada essa temática, acerca do câncer de próstata, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os tópicos com seus exemplos correspondentes:
Primeira coluna: tópicos
(1) Sinais e Sintomas.
(2) Fatores de risco.
(3) Prevenção.
(4) Tratamento.
Segunda coluna: exemplos
(__)Idade, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade.
(__)Alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
(__)Dificuldade de urinar; demora em começar ou terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
(__)Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. Cirurgia e radioterapia podem estar associadas ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também
acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência
tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico (MS, 2024). Dada essa temática, analise as afirmativas a seguir e
marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
(__)A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de plaquetas. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar
relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
(__)Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.
(__)A detecção precoce é uma forma de prevenção primária e visa identificar o câncer de mama em estágios iniciais. Existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. O objetivo do diagnóstico precoce é identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença. O rastreamento é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer.
(__)É importante que a população em geral e os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alerta dos cânceres mais comuns, passíveis de melhor prognóstico se descobertos no início. A maioria dos cânceres é passível de diagnóstico precoce mediante
avaliação e encaminhamento após os primeiros sinais e sintomas. Já o rastreamento é uma ação dirigida à população com o intuito de identificar o câncer em sua fase pré-clínica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O tratamento de câncer de mama envolver dois procedimentos possíveis: a mastectomia ou a radioterapia, conforme o estágio da doença.
II. A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde em nível municipal não é uma ação incluída no campo de atuação do SUS.
III. É vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
II. É possível controlar as crises da asma e até prevenir que elas aconteçam com algumas medidas simples, como manter o ambiente limpo, promover o acúmulo de sujeira ou poeira e evitar tomar sol, pois a vitamina D é a causa de uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma.
III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no Brasil, salvo nos casos previstos em lei.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Existem dois tipos de micronutrientes: as vitaminas e os minerais.
II. Os pacientes oncológicos podem apresentar efeitos colaterais do tratamento quimioterápico, causando limitações inerentes ao seu estado físico.
III. Para que os indivíduos possam agir conjuntamente, é preciso haver acordo entre eles. Esse acordo se faz por meio do direito.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O objetivo do tratamento da asma é melhorar a qualidade de vida da pessoa, por meio do tratamento medicamentoso, apenas.
II. Em oncologia, a quimioterapia é usada para tratar doenças sistêmicas.
III. O pâncreas é um órgão alongado que se situa transversalmente na parte inferior do abdome, estendo-se do duodeno até o baço. O pâncreas secreta dois hormônios: a insulina e o glicênio.
Marque a alternativa CORRETA:
A mucosite oral é uma das complicações do tratamento do paciente com câncer e que resulta em dor intensa com prejuízo na alimentação e na comunicação verbal. Esta complicação é o resultado de uma série de reações inflamatórias nas células epiteliais e subepiteliais da mucosa oral, sendo correto afirmar
que:
Sobre a quimioterapia, que consiste na utilização de drogas com a finalidade de destruição de células neoplásicas, analise as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A quimioterapia que visa à redução parcial do tumor, preparando para o tratamento cirúrgico e/ou radioterapia é chamada de:
O linfoma de Hodgkin é um dos tipos de doença maligna das células do sistema linfoide; o menos comum entre eles que afeta, frequentemente, os adultos jovens (entre 15 e 35 anos) e os adultos acima de 50 anos. Os pacientes com este tipo de tumor regularmente apresentam aumento de volume indolor dos
linfonodos periféricos, sendo que alguns pacientes apresentam os sintomas sistêmicos conhecidos como sintomas “B”. Tais sintomas incluem, EXCETO:
O câncer de tireoide representa 90% das malignidades endócrinas. A modalidade de tratamento da doença, que consiste na irradiação através da administração do radioisótopo na forma líquida, por via oral, sendo eliminado do organismo principalmente pela urina e muito pouco pelas fezes, é a:
Os radiofármacos são agentes cujo objetivo é mostrar a função fisiológica de órgãos ou sistemas, sendo sua distribuição determinada pela forma como eles são administrados e por processos metabólicos. São vias de administração dos radiofármacos:
Cerca de 20 a 30% dos pacientes portadores de câncer desenvolvem a hipercalcemia no curso da sua doença, sendo mais frequente naqueles portadores de câncer primário de mama, pulmão e mieloma múltiplo. A hipercalcemia é definida como cálcio sérico superior a 10,5 miligramas por decilitro (mg/dL) e cálcio iônico acima do valor normal (4 a 5 mg/dL).
(Castro e Silva, 2019.)
Faz parte da atuação dos enfermeiros identificar os pacientes em risco e avaliar os sinais e sintomas desta emergência oncológica que consistem em, EXCETO:
Para as atividades preventivas do câncer de colo de
útero, o enfermeiro recorre aos conhecimentos da história
natural desse agravo, que contribui para a identificação
de determinantes, manifestações da doença
e orientação de condutas. Nesse contexto, assinale a
alternativa correta.
O bem-estar de pacientes com câncer pode ser afetado durante o tratamento e impactar negativamente a sua qualidade de vida. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.