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A tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar, cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. Sobre os quatro pilares da Educação segundo a UNESCO, são eles, EXCETO:

Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, é correto afirmar que:

As escolas de EJA precisam trabalhar com a dimensão do acolhimento. “É preciso conhecer esse aluno em profundidade para efetivar um trabalho transformador. O aluno do EJA já passou por várias exclusões na vida, sendo uma delas, a da escola regular. E são várias as questões envolvidas aí, desde desestruturação familiar a trabalho. E, embora, ele tenha um repertório de leitura de mundo, muitas vezes retorna à sala de aula com baixa autoestima, por se sentir menos capaz".

(Andreia Prestes Massena)

Baseado na leitura do trecho acima, é correto afirmar que é dever das escolas apoiar na superação desses estigmas para que o estudante possa, de fato, exercer o(a):

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina às pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria ou que precisaram interromper seus estudos, seja pela repetência, evasão, por desigualdades de condições de permanência, ou por tantas outras situações adversas.

A respeito da EJA, é CORRETO afirmar que

A oferta da educação para jovens e adultos adequada às condições do aluno trabalhador requer da escola algumas medidas. A esse respeito, assinale com V (verdadeiras) as medidas que devem ser adotadas e com F (falsas) as que não devem.

( ) Adotar projetos e programas suplementares acessíveis e significativos.

( ) Oferecer atividades diversificadas em consonância com os horários de trabalho.

( ) Adotar metodologias e didáticas adequadas ao aluno trabalhador.

( ) Registrar faltas ao aluno quando coincidir horário de aula e de trabalho.

Assinale a sequência correta.

Quanto à concepção de protagonismo juvenil enquanto modalidade de ação educativa, é correto afirmar que:

A respeito da educação de jovens e adultos, observe as alternativas abaixo. I. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. II. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. III. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:

O Parecer CEB 11/2000 traz a concepção da Educação de Jovens e Adultos associada às normas e diretrizes nacionais da educação básica, com ênfase nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

Relacione cada uma dessas funções às suas respectivas definições.

1- Reparadora

2- Equalizadora

3- Qualificadora

( ) A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, deve ser saudada como reparação corretiva.

( ) Tem como base o caráter incompleto do ser humano cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares.

( ) Significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

I - Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

II - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Sobre os itens acima:

Os cursos em tempo parcial noturno devem estabelecer uma metodologia adequada às idades, à maturidade e à experiência de aprendizagens, para atenderem aos jovens e adultos em escolarização no tempo regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual destina-se:

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, obrigatoriamente, com a Educação Profissional, conforme regulamento referente à articulação com o Ensino Médio regular na modalidade de EJA.

Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares

Nacionais para a EJA.

Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.

De acordo com os artigos 15 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis".

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:


Segundo o gráfico, nos últimos oito anos, houve uma maior

redução no número de escolas que oferecem

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