O Brasil possui uma diversidade de climas. Com base nas informações apresentadas no mapa e as regiões brasileiras, é correto afirmar:
I – O clima Equatorial predomina na Região Norte do Brasil.
II – O clima Subtropical é predominante em todo Sudeste e Sul do Brasil.
III – O clima Semiárido atua principalmente no Nordeste brasileiro.
IV – O clima Tropical de Altitude atua praticamente no Sudeste do Brasil.
A alternativa que apresenta a sequência das afirmativas corretas é:
No verão, a Massa Equatorial Continental – que se forma na região Amazônica – tende a:
A maritimidade e a continentalidade provocam alterações nas dinâmicas das temperaturas de uma região. Esse fator está relacionado à capacidade de retenção de calor da água e da terra. Os continentes se aquecem e liberam calor mais rapidamente que os oceanos; a água, de modo geral, demora mais tempo para se aquecer e se resfriar. Assim, os lugares próximos dos oceanos apresentam __________________ que os situados no interior dos continentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.
A distância em relação à linha do Equador explica os seguintes fenômenos no estado de Alagoas: número elevado de horas de incidência de luz solar e distribuição desigual de intensidade de radiação solar ao longo do ano entre litoral e sertão, com menor radiação solar no litoral que no sertão, em razão da umidade oceânica.
Localizado no continente africano, o deserto do Saara ocupa uma área de aproximadamente 9 milhões de km², correspondendo a 35% do território. Sua extensão é maior que a de alguns países, como, o Brasil, Índia e a Austrália. Ele também é considerado o maior deserto quente do planeta. Presente em dez países (Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão), além de se estender por outros três (Etiópia, Djibuti e Somália), onde recebe denominações locais. Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é: Assinale a alternativa correta.
Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/deserto-saara.htm>. Assinale a alternativa correta:
Leia as afirmações acerca das características geográficas brasileiras abaixo:
I - Mais de 90% do território brasileiro está em uma área intertropical;
II - As médias térmicas anuais são superiores a 20ºC e predomínio de climas quentes;
III - A grande maior parte do território nacional está localizada na região setentrional;
IV - A maior parte das fronteiras nacionais é feita através dos rios por meio da divisão continental.
Dos itens acima:
Leia o texto a seguir:
“Mais do que nunca, é hoje uma necessidade imperiosa conhecer de forma inteligente (não decorando informações e sim compreendendo processos, as dinâmicas, as potenciais mudanças, as possibilidades de intervenção) o mundo em que vivemos, desde a escala local até a nacional e a mundial. E isso, afinal de contas, é ensino de geografia". VESENTINI, J. W. O Ensino da geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004. p. 7-12).
As proposições citadas e adotadas por um professor de Geografia vão ao encontro das ideias de Vesentini, EXCETO:
Entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor apresenta a característica do clima da cidade de Manaus.
Os climas no Brasil são influenciados por diferentes massas de ar: mEa, mEc, mTa, mTc, mPa. A mTa é:
Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.
Não há grandes oscilações de temperatura média do ar entre litoral e sertão no estado de Alagoas: as temperaturas, em média, se caracterizam pelo calor do clima tropical oceânico e semiárido ao longo de todo o ano.
No contexto dos domínios morfoclimáticos e biomas existentes no planeta e, pela classificação de Koppen-Geiger-Pohl, a principal característica do tipo climático “H-montanha" é:
O mapa abaixo mostra a atuação de massas de ar no Brasil durante o Inverno e o Verão.

Com base nos mapas acima e nos conhecimentos sobre as massas de ar que atuam no território brasileiro, é CORRETO afirmar:
As massas de ar que interferem mais diretamente na distribuição do clima brasileiro são a equatorial continental (mEc), a equatorial atlântica (mEa), a tropical continental (mTc), a tropical atlântica (mTa) e a polar atlântica (mPa). De acordo com a classificação climática de Arthur Strahler, predominam no Brasil cinco grandes climas.
Internet: <www.geografia.fflch.usp.br>.
Tomando o texto e o mapa como referências iniciais, assinale a alternativa correta.
A maior ou menor proximidade de grandes massas de água exerce grande influência não só sobre a umidade relativa do ar, mas também sobre a temperatura, por isso, em áreas que sofrem influência da continentalidade, há maior variação de temperatura ao longo do dia, ou mesmo de uma estação, do que em áreas que sofrem influência da maritimidade, isso ocorre porque o calor específico da água é maior que o da terra. Em consequência...
Segundo a classificação de Köpen, o clima que ocorre nas zonas climáticas temperadas e frias do planeta, com uma definição clara das quatro estações do ano, havendo uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade, de amplitude térmica menor, e as do interior, nas quais as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade é o: