Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 84 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.


Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

Observe a figura a seguir.


O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação

é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade

do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

A respeito da Qualidade na Educação, assinale a opção incorreta.

O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:

 

1.Ambiente educativo.

2.Prática pedagógica e avaliação.

3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

4.Gestão escolar democrática.

5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola. 

 

( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.

( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.

( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.

( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.

( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.

Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:

Dadas as afirmativas seguintes sobre o ENADE,

I. É componente curricular opcional.


II. É aplicado aos alunos do primeiro ano e do último de cada curso.

III. O exame é realizado por todas as áreas de conhecimento, ao mesmo tempo.

IV. A inscrição no ENADE é de responsabilidade do estudante.

está correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282