A qualidade social da educação deve considerar as dimensões intra e extraescolares que afetam as condições de ensino e aprendizagem. São dimensões extraescolares:
Assinale a alternativa correta, de acordo com os autores, em relação ao trato da saúde na Educação Física escolar
Sobre os mecanismos de avaliação do ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
O indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, cujo cálculo e divulgação pelo MEC ocorrem no ano seguinte ao da realização do ENADE, denomina-se
A avaliação emancipatória é aquela
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm por objetivo:
A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões: I. planejamento institucional. II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar. III. interações. IV. promoção da saúde. V. espaços, materiais e mobiliários. VI. formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais. VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. VIII. instrumentalização assistencial do ensino. Estão corretos apenas os itens:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
Considere os dados contidos nos gráficos abaixo.
Os indicadores dispostos nos gráficos assinalam:
I. Em anos recentes, os segmentos juvenis brasileiros mantiveram relações variadas com a etapa do ensino médio, permitindo apreender movimentos de expansão, retraimento e estagnação das matrículas.
II. As taxas líquidas de matrículas no ensino médio, no período considerado, demonstra a ocorrência de um rejuvenescimento desta etapa da escolarização básica.
III. A taxa líquida de matrícula no ensino médio é a razão entre o número total de matrículas, independente da faixa etária, e a população correspondente na faixa etária prevista de 15 a 17 anos de idade.
IV. A taxa líquida de matrícula no ensino médio no ano de 2015 evidenciam que posição socioeconômica e pertencimento étnico racial de adolescentes condicionam as oportunidades de acesso à etapa do ensino médio.
Está correto o que se afirma APENAS em
Dentre as alternativas a seguir, assinale a opção CORRETA que identifique instrumentos de avaliação em larga escala.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), promove avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade. São realizadas periodicamente, e a escola, mediante a classificação obtida, analisa o resultado alcançado e replaneja o Projeto Politico-Pedagógico, com ações voltadas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da instituição como um todo.
Relacione as colunas e identifique a sequência correta:
A sequência correta é:
O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.
Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
É consenso entre os estudiosos brasileiros que, para promover melhorias na qualidade da educação brasileira, é preciso garantir boa formação inicial dos professores; atrair profissionais capacitados para a carreira docente; construir espaços públicos reflexivos; e valorizar o predomínio da racionalidade técnica.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.
Instrumentos como questionários, exames escritos, avaliações objetivas, experimentações monitoradas e relatórios de atividades experimentais são exemplos de recursos utilizados na avaliação qualitativa de um aluno.
Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade da educação é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de cada 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental, apenas 53 conseguem concluí-lo. Esse quadro agrava-se nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, onde somente 40% das crianças concluem o ensino fundamental.
Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10183.htm (adaptado). Acesso em: 15/06/2018.
A partir do exposto, é notável que há várias razões para essa evasão escolar, o que não inclui:
A avaliação é parte integrante do processo de ensino‐aprendizagem e desempenha um papel específico em relação ao conjunto de componentes que integram o ensino como um todo (está em um sistema). Nessa perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto afirmar que a avaliação