A Arte Cristã Primitiva ganhou força a partir do ano 390 d.C, após o reconhecimento do cristianismo como religião oficial do Estado romano. Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da arte cristã primitiva.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Denomina-se educação artística cognitiva a educação dos sentimentos e valores morais pela arte.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Apesar de com o avanço tecnológico ter surgido uma grande variedade de frequência de quadros (fotogramas) por segundo na produção audiovisual, o cinema clássico, tradicional, faz uso de uma frequência de 30 qps (quadros por segundo).
Para que o processo pedagógico em artes visuais possa desenvolver no aluno a competência para a devida leitura de imagens, cabe ao professor, em seu planejamento, observar conteúdos, ações práticas e metodologias que objetivem o desenvolvimento da:
Sobre o impressionismo assinale verdadeiro ou falso : ( ) No movimento artístico Impressionismo surgido no final do século XIX com artistas como Manet, Monet, Cézanne, Degas e Renoir, a pintura era baseada na sobreposição de cores onde eles dissolviam os contornos, os artistas impressionistas gostavam de pintar ao ar livre, pois a luz do sol modifica as tonalidades da cor na natureza. ( ) Nas obras Impressionistas a linha do horizonte não é definida e as manchas de cores, a luz solar e as pinceladas aparecem mais na pintura da paisagem. ( ) A pintura era feita ao ar livre olhando para a paisagem, as diversas variações da cor e da luminosidade procuravam fixar em suas telas, a atmosfera do ambiente interligava a cor o homem e a natureza. ( ) Os artistas Impressionistas costumavam usar sempre o mesmo tom de cor para representar a luz do sol que modificava a natureza. Assinale a alternativa CORRETA:
A arte indígena representa as tradições de cada uma das comunidades dos povos nativos brasileiros. Os povos da fase Marajoara produziram peças que chamam atenção pela riqueza e complexidade de seus detalhes. Qual foi a produção artística mais característica desse povo?
O patrimônio cultural pode abranger a cultura material e a cultura imaterial, tanto um quanto outro se tratam de elementos produzidos pela sociedade que devem ser perpetuados. Em relação à cultural imaterial pode-se afirmar que:
As imagens de bisões, mamutes, renas, entre outros animais, encontradas em cavernas, nas regiões da Espanha e do sul da França, são representações naturais e vigorosas produzidas pelos homens da Era Glacial. Pesquisadores e arqueólogos atribuem como explicação mais provável para o motivo da produção dessas pinturas:
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Embora as artes em geral sejam o objeto de estudo no campo da estética, a percepção de outros eventos, como jogos, feiras e anúncios de revista, por exemplo, pode ser alvo da apreciação estética.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A totalidade de um trabalho de arte, seja ele um evento, seja um objeto, tem maior importância que os elementos individuais que o compõem.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Os emojis, amplamente usados nas redes sociais atualmente, são representações pictóricas de expressões faciais por meio de letras, sinais de pontuação e diacríticos.
Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.
De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas características.
Analisar o que chamamos de tecnoarte, ou arte produzida com o auxílio de uma máquina, é uma tarefa que deve considerar dois aspectos que extrapolam a criação artística pura e tradicional: o potencial produtivo da máquina e a
A instalação Jardim de Narcizo, de Yayoi Kusama, que fica no Inhotim, conta com 500 esferas de aço inoxidável que, ao flutuarem sobre um espelho d'água, refletem a natureza exuberante do lugar e o próprio espectador.
A instalação é um tipo de arte experimental. Esse fazer artístico produz obras que