O código genético é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.
Com relação à natureza química do DNA e sua relação com o código genético, analise as afirmativas a seguir:
I. A molécula de DNA está presente em todos os seres vivos, até mesmo em muitos tipos de vírus. Em todos, a molécula tem a mesma composição: ela é formada pela união de nucleotídeos, compostos de um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G).
II. As inúmeras moléculas de DNA existentes nos mais diferentes seres vivos apresentam diferentes combinações – elas diferem em número de bases e na sequência em que elas estão dispostas.
III. Toda alteração na sequência de bases nitrogenadas em uma molécula de DNA é uma mutação, o que determina o surgimento de uma nova característica no organismo. Essa é a condição fundamental para a diversificação das espécies.
Está correto o que se afirma em:
Os vírus são dos menores e mais simples microrganismos existentes e podem ser formados por moléculas de DNA ou RNA.
Entre os vírus formados por DNA, estão os:
Nos estudos de genética, a compreensão dos termos específicos utilizados é essencial. Nesse sentido, assinale a alternativa cuja definição do termo está INCORRETA.
Justiça determina que gêmeos idênticos paguem pensão alimentícia para a mesma criança
O Tribunal de Justiça de determinado estado no Brasil determinou que dois irmãos gêmeos idênticos (univitelinos) fossem registrados como pais e que eles deveriam pagar pensão alimentícia para a mesma criança. O código genético dos irmãos é idêntico e o exame de DNA tradicional não pôde identificar qual deles era o pai. É um caso de multiparentalidade biológica, pois o magistrado determinou que o nome de ambos fosse incluído na certidão de nascimento da menina e que cada um deveria pagar a pensão no valor de 30% do salário mínimo. Além da existência de dois exames atestando a paternidade de ambos os irmãos, ficou comprovado durante o processo que eles não queriam assumir a paternidade. Para o juiz, ficou claro que um usava o nome do outro, quer para angariar o maior número de mulheres, quer para ocultar a traição em seus relacionamentos.
Internet: <ibdfam.org.br> (com adaptações).
Tendo o fragmento do texto precedente como referência inicial e considerando o assunto que ele suscita, julgue os itens que se seguem.
Como o exame de DNA tradicional não foi suficiente para elucidar a situação descrita, uma forma de confirmar a paternidade seria submeter os gêmeos ao teste de paternidade por tipagem sanguínea, utilizando o sistema ABO.
Muitos estudantes nas aulas de ciências sobre origem da vida se questionam tanto sobre o fato de como é possível estudar um evento único que ocorreu há vários bilhões de anos, quanto se podemos observar atualmente o surgimento da vida a partir da matéria não-viva. Para responder a tais questionamentos, docentes devem argumentar que, para a formulação de hipóteses plausíveis sobre o tema, levamos em consideração os princípios de: continuidade (a vida deve ter evoluído da não vida em um processo gradual); vestígios (a continuidade histórica dos processos prebióticos fornece pistas bioquímicas); e o de “nada é de graça” (organismos vivos usam o processo de oxidação para obter a energia necessária para a sobrevivência).
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir, que constituem respostas às perguntas dos discentes.
I - Atualmente não se formam seres vivos a partir da matéria-não viva.
Porque
II - As moléculas biológicas simples que se formam no ambiente atual são rapidamente oxidadas ou consumidas pela vida preexistente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
O uso de marcadores moleculares nos estudos populacionais tem crescido de forma exponencial. É uma ferramenta que permite monitorar eventos de endogamia, por exemplo, que levam ao aumento da homozigose e redução da variabilidade genética. A análise de genes exclusivamente maternos permite refinar o estudo de relações filogenéticas e discriminação de subpopulações. Nesse caso, qual é o marcador molecular utilizado?
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
A estrutura molecular do DNA (desoxirribose, fosfato e nucleotídeos em dupla hélice) fornece a base para as quatro propriedades que caracterizam a informação genética: diversidade, replicação, mutabilidade e tradução.
Um fragmento da molécula de DNA com capacidade de transcrever tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas: AACGTTCTG. Portanto o filamento do RNA formado será:
Durante o processo de replicação do DNA, a enzima primase sintetiza uma molécula de ácido nucleico que é pareada à fita-molde, à qual a DNA polimerase pode ligar o primeiro nucleotídio que fará parte da nova fita. A molécula e o ponto de ligação desse nucleotídio são
Durante o desenvolvimento embrionário, o zigoto sofre repetidas mitoses até formar um embrião. Esse embrião continua se desenvolvendo até formar um feto, que por sua vez se desenvolve até nascer. As células do recém-nascido, por serem frutos de mitose, têm o mesmo DNA. No entanto, apesar de possuírem o mesmo material genético, essas células apresentam uma imensa diversidade de formas e funções. Isto se deve ao fato de
Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.
Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
Como as hemácias possuem núcleos, amostras de DNA poderiam ser obtidas a partir do isolamento dos núcleos das hemácias presentes nas manchas de sangue nos destroços de vidro.
Considere a replicação e expressão gênica de procariotos e marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a composição química dos ácidos nucleicos do DNA, é INCORETO afirmar que:
Uma indústria farmacêutica está encarregada de realizar a produção da insulina humana, a partir de seu respectivo RNAm. Para isso os pesquisadores irão utilizar uma cultura de células bacterianas, na síntese desse hormônio pancreático. O primeiro passo que eles deverão seguir, é obter moléculas de DNA, usando como molde o RNAm, para que essas moléculas de DNA possam ser inseridas no genoma das células bacterianas.
A enzima que os pesquisadores deverão utilizar na obtenção dessas moléculas de DNA é a:
São características do DNA, exceto: