Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1468 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.

As ações organizacionais para desenvolvimento de competências, que favorecem a eliminação dos gaps existentes, visam ao alcance da estratégia organizacional.

Ao longo da última década, a administração pública brasileira realizou inúmeros esforços e iniciativas articulados para gerar valor às agências públicas e corporativas, por meio de uma tríade de iniciativas voltadas à governança, gestão de riscos e integridade.

Dentro dessa tríade, a gestão de riscos é fundamentalmente voltada a:

O desenvolvimento de Recursos Humanos consiste na potencialização dos talentos reunidos pela organização, por meio de programas de treinamento, desenvolvimento de equipes, cursos, mentoramento e outras modalidades de educação no trabalho, tem forte relação com os outros subsistemas de gestão de pessoas. A seguir destacamos algumas atividades que envolvem os subsistemas de gestão de pessoas.

Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.

A palavra comunicação significa compartilhar, portanto, criar a conexão entre as pessoas e isto também se enquadra para reflexão no contexto do serviço público. Quanto ao serviço público, temos como meios de comunicação: portaria, parecer, informação, apostila, exposição de motivos, instrução normativa, ordem de serviço, memorando, certidão, convocação, ofício, edital, carta oficial, atestado, resolução, correio eletrônico, requerimento, despacho, telegrama, estatuto, protocolo, comunicado, circulares, ata, aviso, além de leis, decretos, decretos regulamentadores e processos.

Assinale a alternativa correta quanto a comunicação.

A respeito do design thinking, metodologia por meio da qual se busca pensar sobre problemas de forma inovadora, agregando as mais diversas observações, em prol de melhorias em produtos, serviços e processos, julgue o item seguinte  

Pretende-se, com o design thinking, que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas semelhantes

A comunicação envolve a interação entre as pessoas e, enquanto processo, requer alguns elementos básicos para que possa se concretizar efetivamente. Com relação ao processo de comunicação, assinale a alternativa incorreta.

Em relação às principais abordagens da Administração Pública e à evolução da Administração Pública no Brasil, julgue o item.

São considerados como elementos de aplicação da administração científica: padronização de máquinas e ferramentas; métodos e rotinas para execução de tarefas; e prêmios de produção para incentivar a produtividade.

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.

Uma rede de comunicação em roda (ou estrela) é indicada quando os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como, por exemplo, criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas.

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.

Na administração por objetivos (APO), as metas são definidas, em conjunto, pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.

Em relação aos conceitos básicos de administração, aos tipos de organização, às estruturas organizacionais, à departamentalização, aos organogramas e aos fluxogramas, julgue o item.

A departamentalização por produtos pode provocar a duplicação de recursos e de órgãos, o que aumenta os custos operacionais.

Em relação aos conceitos básicos de administração, aos tipos de organização, às estruturas organizacionais, à departamentalização, aos organogramas e aos fluxogramas, julgue o item.

O organograma circular é ideal para demonstrar as relações de hierarquia dentro de uma organização.

No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.

Segundo a teoria Y de McGregor, o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de se obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282