Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não é dever do psicólogo ter disponibilidade e atenção no exercício das suas funções.

II. A violência psicológica contra a pessoa idosa inclui ações como ridicularização e rechaço.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Uma instituição pública sofre com a denúncia de casos de violência e assédio no trabalho e está sendo notificada pelo Ministério Público Federal para tomar providências com relação ao caso. Sabe-se que muitos casos de violência e assédio no trabalho comportam quadros de transtorno mental ou de insatisfação com o trabalho. Além dos casos que chegam ao sindicato da categoria profissional relacionados com a instituição, outros casos são identificados pela equipe de saúde e segurança do trabalho da própria instituição. Segundo o Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho (Bahia, 2014), no que diz respeito à investigação diagnóstica dos transtornos mentais e ao estabelecimento do seu nexo com o trabalho, considere as seguintes afirmativas:

1 - Se a empresa suspeita de nexo do transtorno mental com o trabalho, pode encaminhar o trabalhador para um serviço público especializado para a investigação sobre o nexo.

2 - Além de uma avaliação do caso suspeito com uma equipe multiprofissional, pode-se realizar uma inspeção do ambiente de trabalho.

3 - A empresa não tem obrigação de realizar emissão de Comunicado de Acidente de Trabalho ou registro no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN).

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer os padrões que geram os comportamentos é um dos objetivos da terapia familiar.

II. A violência psicológica contra a pessoa idosa inclui ações como chantagem e isolamento de amigos e familiares.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Sobre os modos de violência, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando nomeações às suas respectivas definições.

COLUNA I

1. Violência simbólica
2. Violência subjetiva
3. Violência sistêmica
4. Violência objetiva

COLUNA II

( ) Sustentada pelos jogos das relações políticas, sociais e econômicas, apoiando relações de dominação e exploração, essa violência é promovida pela lógica capitalista.
( ) É a mais visível de todas e é praticada por aparelhos repressivos disciplinadores, indivíduos maléficos e agentes sociais. Fundamenta-se nas consequências, diversas vezes, catastróficas, do funcionamento homogêneo dos sistemas.
( ) De maneira geral, não é percebida, por ser intrínseca ao estado normal das coisas, uma vez que sustenta a normalidade do nível zero contra aquilo que se percebe como violento.
( ) Está encarnada na linguagem e em suas formas e aprisionada pelo campo semântico que funda.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

Com referência a maus-tratos e violência na infância e na adolescência, assinale a opção correta.

Carregando...

“O advento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) inseriu definitivamente a Psicologia no campo da assistência social, já que a presença de profissionais psicólogos é prevista e inclusive obrigatória, em alguns casos, na composição das equipes dos dois principais serviços de proteção social que estruturam essa política: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).” ( E E A GUA ES H , 2017, p. 2). (Fonte: PEREIRA, Vinicius Tonollier; GUARESCHI, Pedrinho A.. A Psicologia no CRAS: um estudo de representações sociais. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 29, e119584, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822017000100200&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Jun. 2018). Especificamente sobre a atuação do profissional da Psicologia no CRAS, analise as assertivas seguintes: I. A Psicologia pode contribuir na elaboração e na execução de políticas públicas de Assistência Social, que objetivem a emancipação social, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania. II. A prática profissional do psicólogo junto às políticas públicas de Assistência Social deve ser diferenciada dos demais profissionais agentes da área social, produzindo seus projetos e intervenções de modo autônomo. III. As atividades do profissional da Psicologia no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção de situações de risco e de vulnerabilidades, bem como para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. IV. No caso da identificação de demandas que necessitem de serviços de acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional da Psicologia deverá organizar sua agenda para o efetivo atendimento individual no âmbito do próprio CRAS. V. O profissional da Psicologia tem o papel de fomentar a existência de espaços de formação permanente, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas. Quais das assertivas anteriores estão corretas?

Carregando...

Desde que foi criada, em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido reconhecida pela maioria dos brasileiros como importante instrumento de punição aos homens que agem com violência contra as companheiras.

A lei também prevê programas que visam à reabilitação e reeducação do agressor, tendo como objetivos, EXCETO:

Carregando...

Na crítica à violência das cidades, muito se fala da população periférica, tida como responsável por praticar uma série de infrações, contudo, quando refletimos sobre um contexto aprofundado da política, economia e desigualdade, podemos concluir que

Carregando...

Assinale a opção correta, referente à violência e a atos violentos.

Carregando...

No que se refere à violência, assinale a opção correta.

Carregando...

Violência psicológica é sinônimo de

Carregando...

Os estudos sobre violência doméstica contra a criança apontam sinais que devem ser investigados para o auxílio do diagnóstico. Dentre eles, estão:

Carregando...
Provas: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Violência

Quanto ao atendimento psicológico a casos de violência familiar, Ferrari (2002) aborda estratégias de intervenção psicoterápica e psicoprofiláticas. Faz parte do atendimento o diagnóstico inicial ou avaliação sumária, e nessa fase estabelece-se o

Carregando...

A violência contra crianças e adolescentes no Brasil não é uma prática recente. Nas últimas décadas, esse fenômeno tem sido muito discutido, sobretudo após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre as várias causas que mantêm essa prática, incluem-se

Carregando...

Em um processo de separação judicial, a mãe requer a guarda exclusiva de seu filho. Em entrevista com a criança, o psicólogo relata as seguintes características: a criança diz odiar o pai e também seus tios e avós, conta que o pai sempre foi ausente e que sempre sentiu falta de amor por parte dele. A mãe foi considerada pelo psicólogo como superprotetora e vitimizada em relação ao pai, por quem nutre muito ódio e desejo de vingança. Com base nessa situação, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão correta do psicólogo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282