Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 258 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q779102

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Leia as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto.

I. As vírgulas que isolam o segmento segundo Harold Bloom sua comédia mais bem-sucedida (4o parágrafo) podem ser substituídas por parênteses sem prejuízo das relações de sentido estabelecidas no contexto.

II. Sem prejuízo do sentido original, uma pontuação alternativa para o segmento O sentido irônico do subtítulo da peça − “o que bem quiserem ou desejarem" − dá a entender que... (5° parágrafo) é: O sentido irônico do subtítulo da peça: “o que bem quiserem ou desejarem", dá a entender que...

III. No segmento ...como se, para agradar à natureza, tivéssemos de reconhecer a arbitrariedade das convenções culturais (2° parágrafo), o segmento isolado por vírgulas assinala noção de finalidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q794585

Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:

Carregando...
Q758613

Julgue o item seguinte, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.

Caso o advérbio “praticamente” (ℓ.23) fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do trecho seria alterada.

Carregando...
Q789492

Considere as frases a seguir retiradas do texto 1.

  1. O mundo, para Hannah Arendt, não é simplesmente o que nos rodeia, mas um espaço construído pelo trabalho e constituído pela ação. (1° parágrafo)
  2. Para satisfazer a fome, por exemplo, produzimos alimentos que, em seguida, consumimos. (2° parágrafo)
  3. A pluralidade possibilita aos seres humanos constituírem um âmbito de ação no qual cada um pode se revelar em atos e palavras, o que não faria sentido de modo isolado, mas ganha sua relevância numa esfera que se estabelece entre as pessoas. (4° parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q790742

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:

Carregando...
Q767239

Associe a coluna A à coluna B e indique a alternativa que representa a numeração correta, de cima para baixo, da explicação para o emprego da vírgula, conforme a norma padrão escrita.


Carregando...
Q791562

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de pontuação:

Carregando...
Q796404

Considerando a pontuação usada no texto, a alternativa CORRETA, tendo em vista as normas da Língua Portuguesa, é

Carregando...
Q796738

Dentre as várias funções da vírgula, está a de marcar a omissão de uma palavra, a modo de “O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/O meu bisavô, mineiro/Meu tataravô, baiano (Chico Buarque).
Assinale a alternativa em que essa função da vírgula está presente.

Carregando...
Q797248

Leia o texto para responder à questão.

O que você deve entender antes de dizer que é perfeccionista no trabalho

  Você sente (ou conhece alguém) que nunca consegue trabalhar em equipe porque acredita ser a única pessoa que sabe fazer a tarefa direito? Está sempre tentando agradar aos outros, anulando as próprias vontades? E, de tão acostumado à autocrítica, acaba vendo “defeitos” em tudo e em todos? Essas características são comuns aos perfeccionistas, e, se antes esse termo era sinônimo de dedicação, agora se transformou em um sinal de alerta. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido apontam para uma população que não está se tornando mais bem-sucedida apesar de buscar a perfeição, mas que, na verdade, está ficando cada vez mais doente.

  Segundo os estudos, existem dois tipos de perfeccionismo. O primeiro é o adaptativo, que é saudável. Nele a pessoa se sente motivada a novas conquistas, tem um padrão alto de metas e disciplina para alcançá-las. Porém, o outro tipo de perfeccionismo, o mal-adaptativo, é perigoso para a saúde. O tipo mal-adaptativo nunca está satisfeito com seu desempenho. Isso acontece porque suas metas não são apenas altas, mas irreais. Seus padrões de autocobrança passam do limite, afetando a forma como se comporta, além de estimular uma personalidade controladora, impactando negativamente suas relações interpessoais e levando ao esgotamento físico e mental.

(Sofia Esteves. https://exame.abril.com.br, 10.10.2019. Adaptado)

Uma relação de causa e consequência pode ser observada entre os trechos separados pela vírgula em:

Carregando...
Q771791

Correlacione as colunas: 1.A virgula está separando, incorretamente, termos essenciais da oração. 2.A vírgula marca a anteposição da oração subordinada em relação à principal. 3.A vírgula separa, corretamente, os termos de uma enumeração. 4.A ausência da vírgula, depois de um termo intercalado, acarreta incorreção. ( ) Os sentimentos aprisionados, costumam causar ansiedade, sobretudo, nos jovens. ( ) Todos os nossos sentimentos, não revelados causarão sintomas, doenças? ( ) Quando silenciamos nossos, para onde vão nossos sentimentos? ( ) Naquele dia, a diretora convocou professores, pais, funcionários e alunos para a reunião. A correta correlação entre as colunas é, respectivamente:

Carregando...
Q761588

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

Carregando...
Q791268

Considerando o emprego da vírgula, analise as assertivas a seguir:

  1. A ocorrência de vírgula na linha 01 e a primeira ocorrência da linha 02 demarcam um aposto explicativo.
  2. A ocorrência das vírgulas, nas linhas 08 e 09, marca a separação de uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  3. Na linha 50 (primeira ocorrência), a vírgula marca uma enumeração de itens.

Quais estão corretas?

Carregando...
Q768969

Atente para as seguintes frases: I. Há muito tempo valorizam-se os fotógrafos, que suplantaram os maus pintores. II. Desde o século passado, pintores e fotógrafos disputam a fidelidade ao real. III. Dentro de poucos dias, farei uma visita à sua exposição de fotos. A supressão da vírgula altera o sentido do que está em

Carregando...
Q767245

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A vírgula no trecho “desaparecem com ela culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) exerce função de separar orações.

II. A palavra 'e' nos trechos “culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) e “E a lenda tofa?" (linha 21) exerce função de conjunção aditiva e adversativa, respectivamente.

III. As palavras 'ainu' (linha 15), 'bretão' (linha 15) e 'kanoê' (linha 15) nomeiam línguas.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) A
  • 32) C
  • 33) Errado
  • 34) B
  • 35) B
  • 36) A
  • 37) A
  • 38) B
  • 39) C
  • 40) A
  • 41) A
  • 42) Errado
  • 43) C
  • 44) E
  • 45) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282