Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 93 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768059

Em relação à Ressuscitação Cardiopulmonar, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q741929

No Brasil, assim como no mundo, queimaduras pelo corpo constituem problema de saúde pública. Crianças e idosos estão bastante sujeitos a esse tipo de trauma. Nesse contexto, um adulto com queimaduras extensas provocadas por fogo em ambiente fechado, abrangendo inclusive a face, apresenta: roquidão, dispneia, queimadura das fibrissas, estridor e escarro carbonáceo. Considerando essa situação, o enfermeiro deve suspeitar de

Carregando...
Q724348

Enquanto realizava o exame físico de um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava ingurgitamento jugular em posição semi-sentada.

Esse é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de:

Carregando...
Q724355

Paulo, 40 anos, fumante, foi ao serviço médico do seu trabalho pois não estava se sentindo bem. Antes de ser atendido sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foi prontamente socorrido pelos profissionais de saúde presentes, que iniciaram, adequadamente, a ressuscitação cardiopulmonar por meio de:

Carregando...
Q658953

A obstrução das vias aéreas superiores é uma urgência médica com risco de morte para o paciente.

São sinais de manifestações clínicas de obstrução da via área superior, EXCETO:

Carregando...
Q672915

Segundo as Novas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (2010) da American Heart Association (AHA), recomenda-se no protocolo de parada cardiorrespiratória de emergência:

Carregando...
Q674505

A escala de coma de Glasgow define o nível de consciência mediante a observação do comportamento, baseando-se em um valor numérico. É o sistema de pontuação mais utilizado internacionalmente para avaliação de pacientes comatosos em cuidados intensivos. O paciente para ser considerado com TCE grave deve apresentar escore entre:

Carregando...
Q658143

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O __________ é um aumento súbito na pressão dos capilares pulmonares, levando ao extravasamento de líquido para os alvéolos, deixando o pulmão menos elástico e com menos superfície de contato para troca de gases, manifestando-se por dificuldade respiratória. É um quadro clínico crítico, decorrente da incapacidade do ventrículo esquerdo em bombear o sangue para válvula aórtica, causando um acúmulo de líquido nos pulmões.

Carregando...
Q718776

Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.

Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.

Se for comprovada parada cardiorrespiratória, Lúcia deverá iniciar reanimação cardiopulmonar, com ciclos de quinze compressões eficientes — deprimindo o tórax em cerca de 3 cm, com completo retorno — e cinco insuflações eficientes, de 5 s cada uma, e com elevação visível do tórax.

Carregando...
Q720884

Julgue o item seguinte, relativo à política nacional de atenção às urgências e à rede de atenção às urgências derivadas dessa política.

São prioritárias para a rede de atenção às urgências as três seguintes linhas de cuidados: doenças infectocontagiosas, doenças cerebrovasculares e doenças cardiovasculares.

Carregando...
Q720485

Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.

No procedimento de ressuscitação cardiorrespiratória de indivíduos na faixa entre os com mais de um ano de idade e os que ainda não entraram na puberdade, a técnica das compressões torácicas a ser utilizada é a de duas mãos ou uma mão, e a relação compressões/ventilações deverá ser de 30:2 no caso de um socorrista e de 15:2 no caso de dois socorristas. Nesse caso, o pulso a ser checado será o pulso carotídeo ou o femoral.

Carregando...
Q683746

Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.

A conduta mais adequada, em caso de paciente de trauma de extremidade com exposição óssea, consiste na limpeza dos ferimentos com solução salina e oclusão com curativo estéril.

Carregando...
Q717103

Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.

Durante a evolução, um paciente com diagnóstico médico de infarto agudo do miocárdio pode, de forma simultânea, apresentar dor torácica (decorrente de isquemia do miocárdio), falta de ar (devido à insuficiência cardíaca) e palpitações (como resultado da ocorrência de arritmias cardíacas).

Carregando...
Q717115

Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.

São complicações comuns e facilmente tratadas o sangramento e o hematoma nos locais de entrada dos cabos de um marca-passo para a regulação temporária do ritmo, ou no local subcutâneo para o posicionamento de um gerador permanente.

Carregando...
Q717381

Julgue o item a seguir, acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido.

Os equipamentos empregados para ventilar o recém-nascido em sala de parto compreendem o balão autoinflável, o balão anestésico e o ventilador mecânico manual em T.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282