Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 63 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q750771

Com a reforma psiquiátrica no Brasil é concebida uma nova forma de gerir a política de saúde mental, sendo um de seus aspectos emblemáticos a desinstitucionalização. Nessa perspectiva foi criado o serviço de:

Carregando...
Q682917

No que tange ao arcabouço legal da política de saúde e de assistência social, julgue o item que se segue.

Os assistentes sociais que atuam na área da saúde conseguem atuar em grandes eixos, como qualificação e formação profissional, participação e controle social, independentemente de haver articulação e sintonia com os princípios do projeto de reforma sanitária.

Carregando...
Q658646

Trata-se de doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai esse vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente.

O trecho refere-se a:

Carregando...
Q644727

Acerca da febre amarela leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. É uma doença causada por um vírus chamado amarílico ou vírus da febre amarela. Essa doença pode ser de curta duração ou evoluir para formas graves podendo levar à morte.

II. As manifestações iniciais são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.

III. Não há tratamento específico, sendo apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente em ambiente hospitalar.

IV. A doença é transmitida através da picada de fêmeas de mosquitos infectadas com o vírus da febre amarela. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre (área de mata) e urbana.

Carregando...
Q771880

Considerando a histórica participação de assistentes sociais na composição de equipe multiprofissional, ratificada no denominado processo transexualizador, regulado pela Portaria do Ministério da Saúde no 2.803/2013, a Resolução no 845/2018, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, dispõe sobre a atuação profissional do/a assistente social em relação ao mesmo. Nesse sentido é correto afirmar que os/as assistentes sociais devem

Carregando...
Q750768

A assistência social compõe o tripé da seguridade social ao lado da saúde e da previdência social, e tem um caráter:

Carregando...
Q750775

O processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde é o(a):

Carregando...
Q757364

Acerca da saúde do trabalhador e da qualidade de vida no trabalho, julgue o item subsequente.

Cabe ao assistente social que atua em programas de prevenção e promoção de saúde do trabalhador ajustar os trabalhadores ao cotidiano laboral em prol de sua qualidade de vida na instituição, para evitar ônus produtivos.

Carregando...
Q713703

A respeito das vitaminas, analise as afirmativas abaixo:

I) Vitamina C, considerada a principal vitamina, capaz de fortalecer nosso sistema imunológico. Traz saúde aos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. Por esse motivo devemos incluí-la em nossa alimentação o mais rápido possível e em grande quantidade. Podemos encontra-lana laranja, morango, kiwi, limão, pitaya entre outros.

II) Vitamina A, protege contra infecções e é de grande importância para saúde dos cabelos, pele e olhos. Auxilia no crescimento e formação dos dentes. Encontramos a vitamina A na manga, mamão papaia, laranja, damasco, abacaxi e pêssego.

III) Vitaminas do complexo B, encontramos na laranja, no morango, na banana e no abacate. Participam do processo de gorduras, carboidratos e proteínas, além de atuar na manutenção da vitalidade da pele, unhas e cabelo e no tônus muscular

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q720664

Quanto à relação entre políticas públicas e direitos de cidadania, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q739569

A contrarreforma do Estado atingiu a saúde por meio das proposições de restrição do financiamento público e da dicotomia entre ações curativas e preventivas. A ruptura da concepção de integralidade se deu por meio da criação de dois subsistemas. Assinale a opção que os apresenta.

Carregando...
Q771890

A Constituição Federal de 1988 institui o Sistema Único de Saúde como responsável pela oferta da atenção em saúde integral, universal e gratuita a todo cidadão brasileiro. A Atenção Domiciliar é previsto pela Rede de Atenção à Saúde, e se caracteriza pelo atendimento domiciliar de promoção à saúde, além de evitar a hospitalização desnecessária, bem como a diminuição do risco de infecção. A equipe multiprofissional deste serviço é composta, prioritariamente, por

Carregando...
Q750774

A Política Nacional de Atenção Básica tem como estratégia prioritária para a expansão e consolidação da atenção básica a:

Carregando...
Q608066

O Estatuto da Igualdade Racial garante à população negra a igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, e o combate à discriminação e intolerância racial. Entre suas proposições está a

Carregando...
Q582171

Na década de 80, o mundo viveu uma epidemia de HIV/AIDS. Nas décadas seguintes, a partir de pesquisas, do desenvolvimento de novos medicamentos e campanhas educativas focalizadas, essa epidemia vem sendo controlada. No campo dos direitos, o portador do vírus é obrigado a revelar sua sorologia em caso de

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) Errado
  • 33) C
  • 34) E
  • 35) C
  • 36) D
  • 37) E
  • 38) Errado
  • 39) A
  • 40) E
  • 41) D
  • 42) C
  • 43) E
  • 44) E
  • 45) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282