Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 178 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Conforme Resolução – RDC Anvisa nº 15/2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.

(  ) Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias, fungos e todos os esporos bacterianos.
(  ) Desinfecção de nível intermediário: processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
(  ) Limpeza: remoção da sujidade visível presente nos produtos para saúde.
(  ) Produtos para saúde semicríticos: produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas.
(  ) Artigos não críticos: comadres e papagaios.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...

Sobre a dieta durante o trabalho de parto, é correto afirmar que:

Carregando...

Em relação às intervenções e medidas de rotina no primeiro período do parto, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, NÃO se pode afirmar que:

Carregando...

A candidíase é uma micose que tem a Candida albicans como o agente etiológico na maioria dos casos. A forma que se caracteriza por placas brancas removíveis na mucosa oral é conhecida como:

Carregando...

Em 2017, o Ministério da Saúde publicou o documento sobre as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal que permite sintetizar e avaliar sistematicamente a informação científica disponível em relação às práticas mais comuns na assistência ao parto e ao nascimento. Dessa forma, o documento traz como um objetivo especifico:

Carregando...

Doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pal l idum, muito disseminada entre pessoas jovens, cujo primeiro sinal é uma ferida discreta que pode surgir no pênis, vulva, vagina, colo do útero, ânus ou boca. A ferida não provoca dor e desaparece mesmo sem tratamento, o que sugere cura. Entretanto, a bactéria continua presente no sangue e a doença evoluindo. Essa doença é denominada:

Carregando...

No Brasil, a mamografia é uma estratégia preconizada para o rastreamento do câncer de mama na rotina da atenção integral à saúde da mulher na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade, devendo ser realizada a cada dois anos. Uma mamografia, cujo resultado mostre categoria BI-RADS 3 pode ser interpretada como exame:

Carregando...

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o pré-natal existem diversos exames de rotina. O exame solicitado no 2º trimestre é:

Carregando...

Paciente J.I.T, feminina, de 24 anos de idade, apresentou a data da última menstruação no dia 4/03/2018. A data provável do parto (DPP), segundo a Regra de Naegele, é:

Carregando...

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:

Carregando...

O rastreamento do câncer de mama no Brasil é realizado por meio da mamografia.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação ao assunto.

( ) Os fatores de risco que aumentam as possibilidades do surgimento da doença são: menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade, antecedentes familiares de câncer de mama (especificamente na mãe e nas irmãs).
( ) O rastreamento do câncer de mama no Brasil é realizado por meio da mamografia bianual para mulheres entre 40 e 69 anos.
( ) Mulheres que apresentam risco muito elevado para a doença devem iniciar o rastreamento com exame clínico das mamas e mamografia anuais a partir dos 35 anos.
( ) No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais incidente na populaçã o feminina.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...

A terapia anticonvulsivante é indicada para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. O sulfato de magnésio é a droga de eleição e sua administração requer cuidados de enfermagem, pois a terapia medicamentosa deverá ser suspensa em caso de:

Carregando...

Para o tratamento da sífilis adquirida no adulto, foi prescrito 2,4 milhões de penicilina G benzatina, intramuscular (IM), dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo). Na sala de medicação, havia disponível frasco-ampola da medicação em pó liofilizado de 1.200.000 UI/frasco e ampolas de 10mL de água destilada para reconstituição. Nessa situação, para administrar o volume correto da medicação no paciente por via IM na área de 1ª escolha, o conteúdo de cada frasco-ampola deve ser reconstituído com:

Carregando...

O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade. Em relação ao climatério é correto afirmar, EXCETO.

Carregando...

Assinale a alternativa que indica uma possível causa associada ao abortamento habitual.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282