Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 86 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q779418

“Somos frutos de nossa história e de nosso passado". Assim como as pessoas, a concepção de saúde de um país está intimamente ligada ao seu contexto histórico e social. Para compreender a complexa realidade de saúde no Brasil é fundamental entender as relações políticas, sociais e históricas pelas quais passamos ao longo do tempo. Sobre esse tema analise as afirmações:

I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q768268

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que (re)insere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:

Carregando...
Q770591

São objetivos do planeamento familiar, EXCETO:

Carregando...
Q779423

O avanço tecnológico das últimas décadas proporcionou melhorias na qualidade da saúde da população e redução nas taxas de mortalidade de um número considerável de doenças. Entretanto, grande oferta destas novas tecnologias torna necessário que, além dos benefícios, seus riscos e custos sejam avaliados no processo de tomada de decisão para disponibilizá-las ao sistema de saúde, promovendo o uso racional de tecnologias (CAPUCHO et al, 2012). Uma das consequências desse processo é aumento das ações judiciais no SUS, com o intuito de garantir ao cidadão o acesso a serviços e produtos, o que gera um impacto financeiro importante como observado na figura abaixo:

Sobre este tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. A judicialização é uma forma de acesso às ações e serviços públicos de saúde.
II. A Judicialização quando utilizada de forma indevida, gera efeitos negativos, com impactos orçamentários e financeiros capazes de afetar a execução das políticas públicas de saúde, destacando-se as ações judiciais na área de assistência farmacêutica e oncológica.
III. A análise do gráfico acima demonstra um crescimento de 100% dos gastos da União para o período de 2006 a 2015.
IV. Os primeiros passos para a institucionalização do processo de incorporação de tecnologias no âmbito da gestão federal da saúde ocorreu em 2006, com a criação da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC).
V. Não há no Brasil, legislação ou normatização sobre a inclusão de novas tecnologias no SUS.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q770590

São Atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família, EXCETO:

Carregando...
Q768265

Equipe de Saúde da Família da unidade A compartilha o caso de uma pessoa que tem diabetes com a equipe B, mantendo com esta equipe uma relação horizontal, contínua e integrada. A equipe B aponta para a equipe A a necessidade de encaminhar essa pessoa para hemodiálise. Nesse caso, os princípios e diretrizes do SUS e os da Rede de Atenção à Saúde que estão sendo operacionalizados na atenção básica, respectivamente, são:

Carregando...
Q779419

Os sistemas de atenção à saúde são definidos pela Organização Mundial da Saúde como o conjunto de atividades cujo propósito primário é promover, restaurar e manter a saúde de uma população para se atingirem os seguintes objetivos: o alcance de um nível ótimo de saúde, distribuído de forma equitativa; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; e a prestação de serviços eficientes (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000). Os sistemas fragmentados de atenção à saúde, fortemente hegemônicos, são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde, isolados e incomunicados uns dos outros, e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população. Diferentemente, os sistemas integrados de atenção à saúde, as RASs, buscam fazer oposição a essa fragmentação. Sobre as RASs, analise as afirmações a seguir:

I. Arranjos produtivos híbridos que combinam a concentração de certos serviços com a dispersão de outros. Em geral, os serviços de menor densidade tecnológica como os de APS devem ser dispersos; ao contrário, os serviços de maior densidade tecnológica, como hospitais, unidades de processamento de exames de patologia clínica, equipamentos de imagem etc., tendem a ser concentrados
II. Em geral, não há uma população adstrita de responsabilização. Neles, a atenção primária à saúde não se comunica fluidamente com a atenção secundária à saúde e, esses dois níveis, também não se articulam com a atenção terciária à saúde, nem com os sistemas de apoio, nem com os sistemas logísticos.
III. Superar a fragmentação existente nos sistemas de atenção à saúde por meio da instituição de sistemas integrados de serviços de saúde que configurem um contínuo coordenado de serviços para uma população definida
IV. Os níveis de atenção não se configuram em elementos das RAS. Devem ser observados os conceitos de integração horizontal e vertical, são conceitos que vêm da teoria econômica e que estão associados a concepções referentes às cadeias produtivas.
V. A organização das RASs, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q674485

Pelas suas características a "esperança de vida ao nascer" é considerado um indicador:

Carregando...
Q674358

Sobre as disposições legais acerca do Sistema Único de Saúde-SUS é correto afirmar que:

Carregando...
Q666829

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A participação da comunidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre através do seguinte órgão:

Carregando...
Q728307

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Carregando...
Q750552

A Política Nacional da Atenção Básica recomenda que a cobertura da estratégia de saúde da família nas áreas de risco e vulnerabilidade social seja de:

Carregando...
Q740072

Um dos principais indicadores epidemiológicos para avaliar a qualidade de vida das populações é a mortalidade infantil, calculada a partir da razão entre o número de óbitos em menores de um ano e o total de nascidos vivos no mesmo período, podendo ser subdividida em componentes. Sobre a interpretação desse indicador, constata-se que o componente que melhor expressa as condições de vida e saúde de uma população é o

Carregando...
Q740046

A saúde pode ser conceituada como fato, evento, estado, situação, condição ou processo, e essa conceituação pode ser vista sob o ângulo negativo ou positivo. Na concepção negativa e no âmbito coletivo, os conceitos de saúde implicam, respectivamente, em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282