Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 42 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768265

Equipe de Saúde da Família da unidade A compartilha o caso de uma pessoa que tem diabetes com a equipe B, mantendo com esta equipe uma relação horizontal, contínua e integrada. A equipe B aponta para a equipe A a necessidade de encaminhar essa pessoa para hemodiálise. Nesse caso, os princípios e diretrizes do SUS e os da Rede de Atenção à Saúde que estão sendo operacionalizados na atenção básica, respectivamente, são:

Carregando...
Q740748

A Lei Nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e medicina do trabalho, institui regras referente às atividades insalubres. De acordo com essa lei,

Carregando...
Q740072

Um dos principais indicadores epidemiológicos para avaliar a qualidade de vida das populações é a mortalidade infantil, calculada a partir da razão entre o número de óbitos em menores de um ano e o total de nascidos vivos no mesmo período, podendo ser subdividida em componentes. Sobre a interpretação desse indicador, constata-se que o componente que melhor expressa as condições de vida e saúde de uma população é o

Carregando...
Q674485

Pelas suas características a "esperança de vida ao nascer" é considerado um indicador:

Carregando...
Q750550

Assinale a alternativa que visa à reorganização da Atenção Básica no país e corresponde à estratégia prioritária de atenção à saúde.

Carregando...
Q674355

Os agentes causadores de doenças são denominados:

Carregando...
Q660687

Em relação aos conceitos de endemia, epidemia e pandemia, marque a alternativa correta:

Carregando...
Q605435

Ao recomendar a lavagem das mãos todos os dias, mesmo sem saber qual a etiologia do fenômeno descrito, a autoridade municipal adotou uma medida de prevenção classificada como:

Carregando...
Q637356

Em reunião de equipe de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) apresentou o caso de um paciente com 50 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito e úlcera no pé esquerdo. Após avaliação médica, o paciente foi encaminhado ao serviço de referência em fisioterapia, com diagnóstico de pé diabético e úlcera de grau 1, de acordo com a classificação de Wagner, localizada na região plantar, abaixo do primeiro metatarso. A avaliação fisioterapêutica evidenciou anidrose distai, dor, perda de força muscular, ferida superficial com perda total da pele, sem sinais de infecção; a estesiometria identificou incapacidade de percepção do filamento de 10 g em quatro dos 10 pontos testados, o que sugere neuropatia sensitiva.

Com base nos resultados descritos, avalie as afirmações a seguir, com relação aos procedimentos fisioterapêuticos adequados para esse paciente.

I. O fisioterapeuta deve orientar a equipe de ESF para que o ACS acompanhe a família do paciente periodicamente, verificando se estão sendo observados os cuidados com higiene e com a inspeção dos pés do paciente, para detectar a presença de bolhas, cortes e arranhões.

II. A família e/ou o cuidador do paciente devem ser orientados a utilizar diariamente bolsa de água quente em região adjacente à úlcera, com os objetivos de analgesia e melhora do fluxo sanguíneo e da cicatrização.

III. Aplicar a laserterapia de baixa intensidade sobre a úlcera, com o objetivo de cicatrização, associado à cinesioterapia de extremidades.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q637359

O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza visita domiciliar a uma mulher de 52 anos, sedentária e com diagnóstico de fibromialgia. A usuária relata dores difusas pelo corpo, iniciadas há um ano e meio, dificuldades para trabalhar, crises de cefaleia, constipação intestinal e sono não reparador, nega uso regular de medicamento. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, sinais vitais nos limites de normalidade para a idade, dor à digitopressão em 12 tender points e ausência de sinais inflamatórios articulares.

Considerando o quadro descrito, o fisioterapeuta deve

Carregando...
Q228001

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) prevê, entre suas diretrizes, a atenção integral à mulher climatérica. O Manual de Atenção à Mulher Climatérica (2008) reporta-se ao exercício físico como recurso indicado para a promoção da saúde feminina no climatério. O fisioterapeuta, ao atuar na atenção primária, pode contribuir para a promoção de atividades físicas e para a educação em saúde na modalidade coletiva.



Considerando-se os efeitos do hipoestrogenismo na estrutura óssea de mulheres climatéricas, qual a forma correta de realização de exercícios físicos coletivos em nivel primario de atenção ?

Carregando...
Q47660

As doenças infecciosas são significativamente influenciadas pelo ambiente em seus aspectos físicos, biológicos ou sociais. Neste sentido, relacione as colunas abaixo:


2016_04_13_570e6c4f09620.png



A sequência está correta em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) C
  • 9) A
  • 13) D
  • 2) A
  • 6) E
  • 10) B
  • 14) E
  • 3) D
  • 7) B
  • 11) A
  • 15) B
  • 4) B
  • 8) A
  • 12) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889