Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 110 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo Governo do Brasil que faz o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde, para quem precisa, no momento que precisa. Em relação ao Conecte SUS, analise as afirmativas a seguir.

  1. O cidadão terá acesso às suas informações através do celular, computador ou tablet; informando apenas o seu CPF ele poderá autorizar ou não a decisão sobre compartilhamento de seus dados em saúde.
  2. Permitirá conectar todos os municípios, todas as unidades de saúde, o que possibilitará aos gestores mapear as necessidades e assim poder gerenciar melhor a unidade de saúde.
  3. Atualmente, os dados no sistema não retornam para as cidades, nem como relatórios para que os gestores saibam da realidade de cada unidade.
  4. Irá possibilitar ao cidadão saber a sua trajetória no SUS, quais vacinas ele tomou, os atendimentos realizados, os exames, as internações, os medicamentos usados, além dos estabelecimentos de saúde mais próximos.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo. Como gestora do Sinan, cabe à União:

Carregando...

Uma fábrica de médio porte, situada em um bairro populoso, incomoda os vizinhos pelo ruído que se irradia de dentro. A população se reúne para discutir a qual instituição deveria apresentar uma reclamação. Nesse caso, a população deve

Carregando...

A definição dos recursos mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde deve

Carregando...

Os determinantes sociais da saúde interferem diretamente no processo saúde-doença e ditam o mapa de saúde de uma região. Esses determinantes sociais referem-se aos fatores sociais, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Em relação aos determinantes sociais da saúde, assinale a
alternativa correta.

Carregando...

Leia o fragmento do Art. 1º da Lei nº 8142/1990.
"A representação dos _____ nos Conselhos de Saúde e _____ será _____ em relação ao conjunto dos demais segmentos".
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas

Carregando...

O Conselho Nacional de Saúde é procurado por várias instâncias como: usuários, trabalhadores, gestores, diferentes entidades da sociedade civil (como Organizações não governamentais e órgãos de exercício profissional), entre outros, com a finalidade de sanar dúvidas e obter esclarecimentos sobre o plano de gestão. Neste sentido, também é indicado aos membros dos conselhos de saúde fiscalizar o andamento dos serviços. Em relação à fiscalização dos conselheiros de saúde, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) “É recomendada a leitura do Plano de Saúde e as deliberações apresentadas no relatório da última Conferência de Saúde da cada região.”
(  ) “São indicadas visitas às unidades de saúde, sem agendamento ou aviso prévio, com a finalidade de analisar a compatibilidade do serviço com critérios pré-definidos.”
(  ) “É orientado conversar com usuários e com trabalhadores de saúde, levantando informações e percepções sobre a qualidade e deficiências dos serviços de saúde.”


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Carregando...

Considerando os termos citados e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Análise de risco.
  2. Análise de situação de saúde.
  3. Análise do sistema municipal de saúde.

( ) É um processo contínuo, oportuno e sintético que permite medir, caracterizar, explicar e avaliar o processo saúde/ doença, contribuindo para o estabelecimento de estratégias políticas e tomada de decisões na área da saúde pública.

( ) Conjunto de procedimentos que deve ser incorporado ao processo de acompanhamento da situação de saúde, visando a oferecer subsídios aos gestores e às instâncias de participação e controle social para o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde, permitindo maior clareza na definição das prioridades e na avaliação do resultado de suas ações.

( ) Processo de levantamento, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos à saúde, considerando o processo de trabalho, a possibilidade de escape no ambiente, o volume, a concentração e a classe de risco do agente biológico a ser manipulado na implementação de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos mesmos.

A sequência está correta em

Carregando...

Para o estudo sobre a mortalidade infantil e materna em uma determinada área, deve-se advertir que o denominador usado para a construção desses indicadores de saúde são feitos à base de dados que implicam:

Carregando...

Em um município, a Secretaria de Saúde resolve participar de uma grande feira, na qual haverá venda de alimentos orgânicos da região, divulgação de iniciativas de atividades econômicas, educacionais e sanitárias. Alguns munícipes ficam descontentes e entram com uma petição administrativa, reclamando que não caberia à pasta da Saúde participar de um evento sem relação com a saúde.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

A Lei nº 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras  providencias. Com base nos seus princípios e diretrizes, e referente à descentralização político-administrativa, assinale a alternativa correta.

Carregando...

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da sociedade e foi criado para promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população.
Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Em uma área com 100 mil habitantes, foram notificados cerca de 50 casos de sarampo nos últimos dois meses. Com essas informações, os serviços de saúde podem construir indicadores a respeito desse agravo. Considerando tais informações, assinale o indicador de saúde que poderá ser elaborado com os dados descritos.

Carregando...

Em 1986, uma caseira de uma casa, em uma cidade praiana, sentiu-se mal após o almoço. Seu marido resolveu levá-la a um serviço de saúde e sabia que ela só seria atendida se comprovasse
um vínculo formal de emprego. Assim, de posse de sua carteira profissional, a levou para um serviço de saúde perto da casa. Transponha essa mesma situação para 2020.

Assinale a alternativa correta, considerando o enunciado.

Carregando...

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 9 pessoas vão à óbito por minuto devido a traumas ou violência, e aproximadamente 5,8 milhões de pessoas de diversas idades e grupos econômicos morrem todos os anos por lesões não intencionais ou violência, culminando em 18% dos custos com doenças no mundo. Sendo assim, a maior causa de morte mundial por trauma ocorre devido à/ao:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282