Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 216 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760373

De acordo com a teoria Bifatorial de Herzberg e Cols (1959), a funcionária está apontando fatores

Carregando...
Q768269

O exercício de uma clínica ampliada na lógica da atenção psicossocial voltada para uma pessoa, uma família, um grupo ou um coletivo pressupõe a utilização de um dispositivo de intervenção multiprofissional, específico e irreprodutível, que desloca o sintoma e a doença, focando no sofrimento sem excluir a participação do usuário e o contexto em que vive. Esse dispositivo é denominado:

Carregando...
Q768271

Um serviço de atenção secundária que acolhe adolescentes e jovens provenientes de outros serviços de saúde trabalha questões relacionadas às vivências da sexualidade e da vida reprodutiva desse grupo. Essas questões devem estar ligadas a ações de saúde que considerem a atividade sexual e a vontade de ter filhos, que esse grupo vê como “normal". As linhas de cuidado em saúde desse serviço de atenção secundária devem estar organizadas para:

Carregando...
Q765283

Elaborar e executar programas educativos, com o objetivo de incentivar mudanças nos hábitos e costumes, na alimentação e higiene, e em outros fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, são procedimentos considerados, pelo Ministério da Saúde, de

Carregando...
Q768268

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que (re)insere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:

Carregando...
Q770991

As competências dos entes federativos, da União, no âmbito da Lei do SUS, Art. 16, em relação à Vigilância Sanitária são, EXCETO:

Carregando...
Q768270

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem propõe a qualificação da saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado, trabalhando com a integralidade da atenção e o fortalecimento da atenção primária. Entre as principais enfermidades e agravos à saúde do homem, para promover um cuidado qualificado, encontra-se o(a):

Carregando...
Q770990

Entende-se por saúde do trabalhador, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo, EXCETO:

Carregando...
Q770591

São objetivos do planeamento familiar, EXCETO:

Carregando...
Q779423

O avanço tecnológico das últimas décadas proporcionou melhorias na qualidade da saúde da população e redução nas taxas de mortalidade de um número considerável de doenças. Entretanto, grande oferta destas novas tecnologias torna necessário que, além dos benefícios, seus riscos e custos sejam avaliados no processo de tomada de decisão para disponibilizá-las ao sistema de saúde, promovendo o uso racional de tecnologias (CAPUCHO et al, 2012). Uma das consequências desse processo é aumento das ações judiciais no SUS, com o intuito de garantir ao cidadão o acesso a serviços e produtos, o que gera um impacto financeiro importante como observado na figura abaixo:

Sobre este tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. A judicialização é uma forma de acesso às ações e serviços públicos de saúde.
II. A Judicialização quando utilizada de forma indevida, gera efeitos negativos, com impactos orçamentários e financeiros capazes de afetar a execução das políticas públicas de saúde, destacando-se as ações judiciais na área de assistência farmacêutica e oncológica.
III. A análise do gráfico acima demonstra um crescimento de 100% dos gastos da União para o período de 2006 a 2015.
IV. Os primeiros passos para a institucionalização do processo de incorporação de tecnologias no âmbito da gestão federal da saúde ocorreu em 2006, com a criação da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC).
V. Não há no Brasil, legislação ou normatização sobre a inclusão de novas tecnologias no SUS.

Assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q770988

Os princípios organizativos do SUS são: I. Universalidade II. Integralidade nos serviços e ações de saúde III. Equidade IV. Descentralização dos serviços V. Regionalização e hierarquização da rede VI. Participação social Estão corretas:

Carregando...
Q765306

Segundo recomendação da SBim, para os idosos (acima de 60 anos)

Carregando...
Q768266

Idosa de 75 anos, acamada, foi atendida em seu domicílio pela equipe da saúde da família devido à gravidade do quadro de síndrome gripal. Alguns dias depois, a idosa apresentou pneumonia. A equipe, ao verificar a gravidade, solicitou imediata transferência ao serviço hospitalar para internação. A assistência à saúde, como direito social instituído a essa idosa, diz que o acesso iniciou-se:

Carregando...
Q765818

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item. O SUS é formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Acrescenta‐se que, em caráter complementar, a iniciativa privada poderá participar do SUS.

Carregando...
Q771118

Sobre as competências do Sistema Único de Saúde, indique a alternativa INCORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) Certo
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282