Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 213 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q796917

“Compreende uma área geográfica de tamanho variável que comporta populações com características epidemiológicas e sociais e necessidades, assim como os recursos de saúde para atendê-la.” Trata-se de:

Carregando...
Q796916

Para o estudo sobre a mortalidade infantil e materna em uma determinada área, deve-se advertir que o denominador usado para a construção desses indicadores de saúde são feitos à base de dados que implicam:

Carregando...
Q796877

Considerando os termos citados e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Análise de risco.
  2. Análise de situação de saúde.
  3. Análise do sistema municipal de saúde.

( ) É um processo contínuo, oportuno e sintético que permite medir, caracterizar, explicar e avaliar o processo saúde/ doença, contribuindo para o estabelecimento de estratégias políticas e tomada de decisões na área da saúde pública.

( ) Conjunto de procedimentos que deve ser incorporado ao processo de acompanhamento da situação de saúde, visando a oferecer subsídios aos gestores e às instâncias de participação e controle social para o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde, permitindo maior clareza na definição das prioridades e na avaliação do resultado de suas ações.

( ) Processo de levantamento, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos à saúde, considerando o processo de trabalho, a possibilidade de escape no ambiente, o volume, a concentração e a classe de risco do agente biológico a ser manipulado na implementação de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos mesmos.

A sequência está correta em

Carregando...
Q796915

Em uma área com 100 mil habitantes, foram notificados cerca de 50 casos de sarampo nos últimos dois meses. Com essas informações, os serviços de saúde podem construir indicadores a respeito desse agravo. Considerando tais informações, assinale o indicador de saúde que poderá ser elaborado com os dados descritos.

Carregando...
Q796857

A partir das reflexões críticas levantadas por Scarcelli e Junqueira (2011) sobre as possibilidades de aproximação da Psicologia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao campo da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q792311

Conforme se extrai do preâmbulo da Constituição da Organização Mundial de Saúde, a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Nesse contexto, e nos termos do quanto previsto na Lei n° 8.080/90, inclui-se entre as atribuições do Sistema Único de Saúde:

Carregando...
Q796919

Considerando a lista de doenças de notificação compulsória, segundo o Ministério da Saúde, analise as patologias a seguir.

  1. Febre amarela.
  2. Toxoplasmose.
  3. Sífilis em todas as suas formas.
  4. Dengue.

Estão corretas as alternativas

Carregando...
Q796875

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o acesso preferencial dos usuários e a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. O Componente Construção do Programa de Requalificação de UBS tem como objetivo permitir o repasse de incentivos financeiros para a construção de UBS municipais e distritais, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações. “Dentre os 4 Portes de UBS a serem financiadas por meio do Componente Construção, classifica-se como UBS PORT II destinada e apta a abrigar, no mínimo, _______ Equipe(s) de Atenção Básica, com número de profissionais compatível a _______ Equipe(s) de Atenção Básica.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Carregando...
Q796855

Sobre as principais características, o processo de surgimento e o legado da reforma sanitária brasileira, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q796918

No campo da promoção da saúde são considerados exemplos de aplicação do SUS para com a população:

  1. Educação em saúde.
  2. Bons padrões de alimentação e nutrição.
  3. Serviços odontológicos preventivos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Carregando...
Q768271

Um serviço de atenção secundária que acolhe adolescentes e jovens provenientes de outros serviços de saúde trabalha questões relacionadas às vivências da sexualidade e da vida reprodutiva desse grupo. Essas questões devem estar ligadas a ações de saúde que considerem a atividade sexual e a vontade de ter filhos, que esse grupo vê como “normal". As linhas de cuidado em saúde desse serviço de atenção secundária devem estar organizadas para:

Carregando...
Q768269

O exercício de uma clínica ampliada na lógica da atenção psicossocial voltada para uma pessoa, uma família, um grupo ou um coletivo pressupõe a utilização de um dispositivo de intervenção multiprofissional, específico e irreprodutível, que desloca o sintoma e a doença, focando no sofrimento sem excluir a participação do usuário e o contexto em que vive. Esse dispositivo é denominado:

Carregando...
Q768268

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que (re)insere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:

Carregando...
Q768270

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem propõe a qualificação da saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado, trabalhando com a integralidade da atenção e o fortalecimento da atenção primária. Entre as principais enfermidades e agravos à saúde do homem, para promover um cuidado qualificado, encontra-se o(a):

Carregando...
Q769374

Leia as afirmativas a seguir:

I. Aumentar a responsabilidade pessoal é um dos objetivos da terapia familiar.

II. Está incluída no campo de atuação do SUS a execução de ações de vigilância sanitária.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282