Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

“Uma imigrante boliviana conta que, ao entrar em um ônibus, é comum que alguns passageiros tapem o nariz e façam gestos depreciativos como se ela não houvesse tomado banho.” (Farah, 2017, p. 18). Assinale qual noção melhor expressa essa situação descrita. 

Carregando...

“Em 1993, um adolescente negro chamado Lawrence foi morto em um ataque por motivos raciais, nas mãos de cinco jovens brancos, quando ele esperava o ônibus, na parada, com um amigo, no sudeste de Londres. Sem ser provocado, o rapaz atirou-se sobre Lawrence, apunhalou-o duas vezes e deixou-o estendido no chão até morrer. O fato de ninguém ter sido condenado por seu assassinato é visto como um grave erro judicial”. (GIDDENS, 2008: 209). Dentre as noções mencionadas logo abaixo, assinale a que melhor se aplica à situação descrita por Anthonny Giddens. 

Carregando...

A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.

Uma característica da globalização é o livre trânsito de pessoas entre todos os países.

Carregando...

“O modo com o qual a linguagem opera a favor da normatividade é amplamente percebido no caso de Ana, chamada de “Canhão" (referente à estética), “Bombril", “Cabelo de vassoura" (raça) e “Sargento". Quanto a “sargento", não consegui obter sequer uma justificativa por parte das crianças, mas acredito estar negativamente associado à postura exacerbadamente agressiva de Ana, o que a “masculinizaria". Estigmatizada no olhar racializado dos garotos brancos, Ana ainda se torna alvo de chacota devido a um comportamento que transgride a matriz heterossexual. Mas, novamente, a reconfiguração do sexo e do gênero ganha um caráter de desvalorização. Através de um gênero masculinizado que não corresponde à linearidade esperada pela matriz heterossexual e na relação com outros marcadores sociais “desprivilegiados", Ana tem garantido o “direito" a uma posição inferiorizada nas relações de poder produzidas no interior do grupo". SOUZA, Érica Renata. Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar. Cadernos Pagu, n. 26, p. 169-199, 2006.

Considerando o que se afirma no texto, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

Estudos apontam que parte significativa dos negros sofre abordagens policiais abusivas devido ao preconceito de determinados agentes de segurança.

Carregando...

Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil

Carregando...

“A participação masculina na capoeira é comumente tratada nos livros. Hoje novas pesquisas vêm mostrando a mulher como protagonista dessa prática também nos séculos XIX e XX, mesmo que de forma discreta: 'Alguns registros existem sobre as mulheres neste universo, como é o caso de Salomé, personagem da memória da capoeira baiana'". (SILVA, 2015; p.05) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

Carregando...

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Nos Estados Unidos da América, em 2015, ações violentas de jovens negros, as quais redundaram em morte de policiais brancos, reacenderam conflitos raciais em uma sociedade marcada pela herança de longo período de escravidão.

Carregando...

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Infere-se do texto que o governo sul-africano reconheceu sua incapacidade de intervir e tentar conter os atos de violência contra imigrantes em seu território.

Carregando...

Novembro de 1880. O chefe de polícia da Bahia, Virgílio Silvestre de Faria, tinha, entre as atribuições do dia, mais um caso de fuga de escravo. Questão corriqueira. Dessa vez, tratava-se de Alexandrina, uma parda clara, quase branca, com dezoito ou dezenove anos, propriedade do professor Rafael Montalvão. Nada incomum haveria nessa história se o chefe de polícia não considerasse que aquela infeliz escrava merecia outro destino, outro lugar naquela sociedade. Decidido a ajudá-la, Virgílio Faria propôs ao senhor de Alexandrina que não alimentasse qualquer capricho contra ela e aceitasse alforriá-la por um preço razoável. O empenho e a sensibilidade da autoridade policial tinham uma razão nada fortuita: Alexandrina era mulher quase branca que se [viu] entregue às durezas da escravidão.

Wlamyra R. de Albuquerque. Introdução. In: O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 32-33 (com adaptações).

Considerando os sentidos do texto acima e a temática nele abordada, julgue os itens a seguir.

O Projeto UNESCO, datado do início da década de cinquenta do século passado, foi criado para que se avaliasse a questão racial no Brasil e, embora não tenha produzido grande impacto social, reafirmou e fortaleceu as avaliações culturalistas relativas ao problema racial brasileiro.

Carregando...
Provas: FGV - 2014 - SUSAM - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Racismo


Os dois documentos acima tratam do tema da identidade racial brasileira. Com relação a esta temática clássica do pensamento sociológico brasileiro, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A "redenção" à qual o título do quadro se refere é o processo de embranquecimento gradual das gerações, por meio de miscigenação, como é indicado pelo gesto da senhora negra, que agradece o fato de a criança recém nascida apresentar o fenótipo branco.

( ) Os dois documentos tratam da questão do embraquecimento, por via genealógica. No quadro há três gerações: uma senhora negra, uma mãe mulata e uma criança branca. Já o texto mostra diversas uniões que levam negros a terem descendentes brancos.

( ) O documento 2 se refere à singularidade da formação histórica da sociedade brasileira: a miscigenação, principal causa do constante conflito social e racial e do "sadomasoquismo escravo", próprios da história brasileira. As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) Errado
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282