Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 136 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q796852

Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q796851

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.

COLUNA I

  1. Hiperprosexia
  2. Distraibilidade
  3. Aprosexia
  4. Hipoprexia

COLUNA II

(  ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.
(  ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.
(  ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.
(  ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q770531

São efeitos de overdose de cocaína:

Carregando...
Q770550

São sintomas comuns em crises de pânico:

Carregando...
Q798848

Sobre os movimentos no campo da saúde mental abordado por Amarante (2007), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Pinel, ao fundar os primeiros hospitais psiquiátricos, determinou o princípio do isolamento para os alienados, instaurando o primeiro modelo de terapêutica na área da saúde mental embasada no tratamento moral.
( ) Para a Antipsiquiatria, a doença mental existe enquanto objeto natural e é determinada pela experiência do sujeito em sua relação com o ambiente social.
( ) No Brasil, a Lei Basaglia determinou mudanças no funcionamento dos hospitais psiquiátricos e possibilitou a abertura para a construção de um cenário assistencial e político na atenção à saúde mental dos loucos asilados.
( ) Pode-se compreender a saúde mental como um campo bastante plural na medida em que diz respeito ao estado mental dos sujeitos e das coletividades, que, do mesmo modo, são condições altamente complexas.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q798855

“Quando o sono faz cessar o delírio é um bom sinal.” (Hipócrates de Cós, 460-380 a. C.)
Sobre as principais características do delirium descritas por Trzepac, Meagher e Wise (2008), é correto afirmar:

Carregando...
Q770530

“A consciência alterada por drogas não é algo novo. Em quase todas as culturas conhecidas ao longo da história, as pessoas buscaram maneiras de alterar a consciência desperta. O uso de drogas psicoativas – substancias que alteram o humor, a percepção e o funcionamento mental ou o comportamento – é quase universal. Muitas das drogas disponíveis hoje, legal ou ilegalmente, vêm sendo usadas há milhares de anos” (Morris, 2004). Sobre as drogas psicoativas, são consideradas depressivas, estimulantes e alucinógenas, respectivamente:

Carregando...
Q798852

Em relação aos quadros de psicose, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q770551

Segundo Dalgalarrondo (2000), distingue-se classicamente quatro subtipos de esquizofrenia: I- Paranóide, caracterizada por alucinações e ideias delirantes, sem conteúdo persecutório.

II- Catatônica, marcada por alterações motoras, hipertonia, flexibilidade cerácea e alterações da vontade, como negativismo, mutismo e impulsividade.

III- Hebefrênica, caracterizada por um pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril.

IV- Simples, onde, apesar de faltarem sintomas característicos, observa-se um lento e progressivo empobrecimento psíquico e comportamental, com autonegligência, embotamento afetivo e distanciamento social.

Estão CORRETOS os itens:

Carregando...
Q770549

De acordo com Dalgarrondo (2000), os delírios podem ser classificados. São tipos frequentes de delírio, EXCETO:

Carregando...
Q798851

Sobre as sintomatologias das neuroses descritas por Dalgalarrondo (2008), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na fobia específica, o sujeito sente medo acentuado e persistente de situações que envolvam se expor ao contato interpessoal, por exemplo, falar em público.
( ) As amnésias histéricas, nas quais o indivíduo esquece elementos significativos do ponto de vista psicológico, podem ser consideradas uma forma de histeria de dissociação.
( ) A neurose obsessiva é um transtorno de humor caracterizado por episódios repetidos de depressão, elevação do humor e hiperatividades leves.
( ) Pode-se entender a histeria como um teatro da subjetividade, ou seja, como um fundamento da construção subjetiva que tem seu eixo na ênfase da relação com o outro.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q684009

Julgue o próximo item, relativo à psicologia da saúde.

A intervenção psicológica em recaída de alcoolismo baseia-se em estratégias terapêuticas de prevenção, tais como a monitoração dos estados afetivos ou cognitivos do paciente associado ao desejo do uso; devendo-se evitar elogios pelo sucesso obtido, devido às frustrações em casos de recaída.

Carregando...
Q681707

A Psicopatologia trata da natureza essencial da doença mental; suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Sobre Psicopatologia é correto afirmar.

Carregando...
Q700350

Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) No transtorno da personalidade Esquizotípica, ocorre déficits sociais e interpessoais, marcados por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. ( ) No transtorno da Personalidade Esquizoide, ocorre distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. ( ) Transtornos de humor, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia e TDAH são os que mais apresentam alterações da atenção. ( ) Na agitação paranoide, o paciente, além de agitado e irritado, apresenta rebaixamento do nível de consciência, dificuldade em compreender o ambiente e desorientação temporoespacial. ( ) As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu quanto das relações interpessoais.

Carregando...
Q683998

Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Trata-se de psicose reativa breve sem sequelas no psiquismo ou deterioração da personalidade, uma vez que o desligamento do trabalho foi o único motivo aparente entre o quadro mórbido apresentado e a vida pregressa do paciente, assim como os pródromos com sintomas negativos comumente presentes em casos de sofrimento psíquico grave.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) Errado
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282