Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 156 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com relação ao caso clínico 1A1-II, é correto afirmar que Jéssica apresenta

Carregando...

Alcides, com 35 anos de idade, apresenta quadro de ataxia, disartria, hiperacusia, nistagmo e taquicardia após uso de determinada substância.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o quadro de Alcides é característico de intoxicação por

Carregando...

Assinale a opção que apresenta corretamente as duas alterações de linguagem presentes no caso clínico 1A1-III.

Carregando...

A alteração do curso do pensamento retratado no caso clínico 1A1-III é

Carregando...

Considerando o caso clínico 1A1-II bem como as contribuições da psicopatologia, assinale opção correta.

Carregando...

Uma das alterações da linguagem que pode estar presente na esquizofrenia é a criação, por parte do paciente, de palavras inteiramente novas ou a criação de novos sentidos para palavras já existentes. Tal alteração da linguagem recebe o nome de:

Carregando...

Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.

COLUNA I

  1. Hiperprosexia
  2. Distraibilidade
  3. Aprosexia
  4. Hipoprexia

COLUNA II

(  ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.
(  ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.
(  ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.
(  ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

São efeitos de overdose de cocaína:

Carregando...

São sintomas comuns em crises de pânico:

Carregando...

“Quando o sono faz cessar o delírio é um bom sinal.” (Hipócrates de Cós, 460-380 a. C.)
Sobre as principais características do delirium descritas por Trzepac, Meagher e Wise (2008), é correto afirmar:

Carregando...

Sobre os movimentos no campo da saúde mental abordado por Amarante (2007), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Pinel, ao fundar os primeiros hospitais psiquiátricos, determinou o princípio do isolamento para os alienados, instaurando o primeiro modelo de terapêutica na área da saúde mental embasada no tratamento moral.
( ) Para a Antipsiquiatria, a doença mental existe enquanto objeto natural e é determinada pela experiência do sujeito em sua relação com o ambiente social.
( ) No Brasil, a Lei Basaglia determinou mudanças no funcionamento dos hospitais psiquiátricos e possibilitou a abertura para a construção de um cenário assistencial e político na atenção à saúde mental dos loucos asilados.
( ) Pode-se compreender a saúde mental como um campo bastante plural na medida em que diz respeito ao estado mental dos sujeitos e das coletividades, que, do mesmo modo, são condições altamente complexas.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

“A maioria dos casos de transtornos mentais registrados no período de 2007 a 2012 foi reconhecida por meio do nexo técnico epidemiológico, o que significa que o diagnóstico da relação com o trabalho não foi feito anteriormente, seja pelo serviço de saúde, público ou privado, seja pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa" (BAHIA, Secretaria de Saúde do Estado, 2014).

A respeito do assunto, considere os seguintes fatores:

1 - As implicações econômicas e jurídico-legais para o trabalhador.

2 - A desinformação e a inexperiência dos profissionais de saúde e trabalho com relação à saúde do trabalhador.

3 - A natureza e complexidade do adoecimento mental.

4 - A resistência e a negação, por parte dos empregadores, em assumir a responsabilidade pela geração de agravos, acidentes e adoecimento.

São elementos que podem ser considerados fatores de contribuição para a realidade apresentada:

Carregando...

“A consciência alterada por drogas não é algo novo. Em quase todas as culturas conhecidas ao longo da história, as pessoas buscaram maneiras de alterar a consciência desperta. O uso de drogas psicoativas – substancias que alteram o humor, a percepção e o funcionamento mental ou o comportamento – é quase universal. Muitas das drogas disponíveis hoje, legal ou ilegalmente, vêm sendo usadas há milhares de anos” (Morris, 2004). Sobre as drogas psicoativas, são consideradas depressivas, estimulantes e alucinógenas, respectivamente:

Carregando...

A respeito das discussões levantadas quanto a normalidade e patologia por Dalgalarrondo, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282