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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Segundo Freud, uma oposição consciente e inconsciente não se aplica às pulsões. Uma pulsão nunca pode tornar-se objeto da consciência. Isto só é possível para:

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Uma mãe pode se mostrar indisponível para amamentar
o seu bebê de três meses de idade simplesmente porque
está muito ocupada com os cuidados dedicados ao
seu filho mais velho e, mesmo assim, pode ser vivenciada
pelo seu bebê como uma figura hostil, rejeitadora e
indiferente.
Segundo a perspectiva da teoria das relações
objetais, essa vivência é possível porque

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De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, está incorreto afirmar que:

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Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.

A transferência é um conceito psicanalítico freudiano que compreende as atitudes e os sentimentos inconscientes do paciente para com o médico e vice-versa.

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Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.

Neuroses são definidas como os desvios psíquicos que não envolvem inteiramente o próprio homem; psicoses são os desvios psíquicos que acometem o homem em sua totalidade.

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Atualmente, a Psicoterapia Breve é reconhecida não só como uma prática que auxilia no tratamento dos sofrimentos psíquicos do paciente, mas também como um modo de se estar eticamente posicionado diante dele. A psicoterapia breve com base na psicanálise mantém, desta última, os seguintes procedimentos:

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No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento, para depois ser visto como sua principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.

Esse fenômeno chama-se

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Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.

Tanto as neuroses quanto as psicoses se distinguem nitidamente do estado hígido.

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“Uma coisa é certa: o problema da ansiedade é um ponto que liga as mais importantes questões; um enigma cuja solução deve lançar uma torrente de luz sobre toda a nossa vida mental" (Freud: Lições introdutórias de psicanálise). A ansiedade é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Considere abaixo algumas causas dos transtornos de ansiedade, a partir de uma abordagem integrada de fatores:

I - Evidências indicam que as contribuições genéticas ao pânico e à ansiedade se diferem, mas em ambas as situações, a vulnerabilidade genética, particularmente em uma pessoa sob estresse, pode criar a condição para o pânico, mas não é a causa direta dele.

II - Fatores ambientais não são capazes de alterar a sensibilidade de circuitos ambientais relacionados ao medo, fuga e luta, significando dizer que uma pessoa suscetível a desenvolver ansiedade e seus transtornos, provavelmente se acometerá dos mesmos.

III - Sobre as contribuições psicológicas, as ações dos pais na primeira infância contribuem para fomentar o senso de controle ou o senso de incontrolabilidade, sendo que, os pais que permitem que os filhos explorem o mundo e desenvolvam habilidades para enfrentar acontecimentos inesperados os capacitam a desenvolver um senso de controle salutar.

IV - Em relação aos fatores sociais que desencadeiam ansiedade, estes são interpessoais por natureza, dentre eles, casamento, divórcio, dificuldades no trabalho e morte de uma pessoa querida, ou físicos, como machucado ou enfermidade.

Dentre as afirmativas consignadas acima, de I a IV, estão corretas:

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Na Psicanálise, para que seja possível o processo psicanalítico, deve evitar apresentar-se como uma pessoa real na vida do paciente. Esse princípio diz respeito a qual conceito básico da referida abordagem:

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Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de

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Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.

Na situação transferencial do processo de psicoterapia de grupo pela abordagem psicanalítica, a transferência é um espelhismo que o analista precisa manter, haja vista ser ele o sujeito do suposto saber.

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Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

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A partir de BOCK et al. (2011) a Psicanálise é um dos sistemas mais conhecidos na psicologia. Porém, por este motivo mesmo há muitas interpretações equivocadas sobre os conceitos desta teoria/abordagem. Assim, a partir das definições psicanalíticas sobre o inconsciente, analise as assertivas abaixo.

I- No inconsciente estão elementos reativos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência.

II- Há uma vivacidade e imediatismo no material inconsciente. Memórias muito antigas, quando liberadas à consciência, não perdem nada de sua força emocional.

III- Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.

IV- Uma parte do inconsciente é consciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, e pulsões ou instintos.

Está CORRETO o que se afirma em

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Em se tratando de psicanálise e famílias, René Kaës desenvolve alguns conceitos fundamentais para o trabalho clínico. Este autor aborda o estatuto de sujeito como elo da cadeia de parentesco ao qual ele é servidor, beneficiário e herdeiro.

Para tanto, ele lança mão do conceito de

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) E
  •  

Questões de concurso

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Questões de concurso por assunto

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Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

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