Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q798950

Na fase inicial da vida do bebê, o mundo lhe é indiferente; só mais adiante a diferenciação; entre interno e externo passa a se apresentar. É em função do julgamento dos atributos dos objetos, agradável ou desagradável, bom ou mau, que eles serão, inicialmente, aceitos ou não no ego, decisão definida por Freud como:

Carregando...
Q770546

De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, está incorreto afirmar que:

Carregando...
Q792165

Na segunda tópica da teoria psicanalítica, Sigmund Freud desenvolve quais noções centrais de seu pensamento?

Carregando...
Q684004

Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.

Neuroses são definidas como os desvios psíquicos que não envolvem inteiramente o próprio homem; psicoses são os desvios psíquicos que acometem o homem em sua totalidade.

Carregando...
Q717747

Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.

A transferência é um conceito psicanalítico freudiano que compreende as atitudes e os sentimentos inconscientes do paciente para com o médico e vice-versa.

Carregando...
Q684003

Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.

Tanto as neuroses quanto as psicoses se distinguem nitidamente do estado hígido.

Carregando...
Q665387

Atualmente, a Psicoterapia Breve é reconhecida não só como uma prática que auxilia no tratamento dos sofrimentos psíquicos do paciente, mas também como um modo de se estar eticamente posicionado diante dele. A psicoterapia breve com base na psicanálise mantém, desta última, os seguintes procedimentos:

Carregando...
Q713484

No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento, para depois ser visto como sua principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.

Esse fenômeno chama-se

Carregando...
Q665386

“Uma coisa é certa: o problema da ansiedade é um ponto que liga as mais importantes questões; um enigma cuja solução deve lançar uma torrente de luz sobre toda a nossa vida mental" (Freud: Lições introdutórias de psicanálise). A ansiedade é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Considere abaixo algumas causas dos transtornos de ansiedade, a partir de uma abordagem integrada de fatores:

I - Evidências indicam que as contribuições genéticas ao pânico e à ansiedade se diferem, mas em ambas as situações, a vulnerabilidade genética, particularmente em uma pessoa sob estresse, pode criar a condição para o pânico, mas não é a causa direta dele.

II - Fatores ambientais não são capazes de alterar a sensibilidade de circuitos ambientais relacionados ao medo, fuga e luta, significando dizer que uma pessoa suscetível a desenvolver ansiedade e seus transtornos, provavelmente se acometerá dos mesmos.

III - Sobre as contribuições psicológicas, as ações dos pais na primeira infância contribuem para fomentar o senso de controle ou o senso de incontrolabilidade, sendo que, os pais que permitem que os filhos explorem o mundo e desenvolvam habilidades para enfrentar acontecimentos inesperados os capacitam a desenvolver um senso de controle salutar.

IV - Em relação aos fatores sociais que desencadeiam ansiedade, estes são interpessoais por natureza, dentre eles, casamento, divórcio, dificuldades no trabalho e morte de uma pessoa querida, ou físicos, como machucado ou enfermidade.

Dentre as afirmativas consignadas acima, de I a IV, estão corretas:

Carregando...
Q726579

A interpretação de sonhos é um processo de decifrar seus significados, criado e desenvolvido por Freud como uma das técnicas básicas da Psicanálise. O procedimento empregado consiste em favorecer

Carregando...
Q683995

Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.

Na situação transferencial do processo de psicoterapia de grupo pela abordagem psicanalítica, a transferência é um espelhismo que o analista precisa manter, haja vista ser ele o sujeito do suposto saber.

Carregando...
Q731624

Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de

Carregando...
Q744842

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

Carregando...
Q734413

Para Freud, a associação livre é um método que

Carregando...
Q690057

A singularidade do diagnóstico psicanalítico repousa sobre o entendimento do sentido do sintoma. Conforme Freud (1917/2007), a psiquiatria apenas classifica os sintomas, mas muito pouco diz sobre eles. Pensando sobre a especificidade do diagnóstico para a psicanálise, a hipótese que melhor traduz esse entendimento seria a de que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282