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Q720756

Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.

De modo geral, o serviço social tende a ser visto como ação social essencialmente apolítica, travestida com a aparência de atividades dispersas, burocráticas, contínuas, de caráter filantrópico, marcadas pelo fornecimento de benefícios sociais.

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Q720768

Com referência à formação profissional do assistente social na realidade brasileira, julgue o item a seguir.

Além das rotinas institucionais, o assistente social deve buscar apreender tendências e possibilidades que possam ser por ele apropriadas e transformadas em projetos de trabalho profissional.

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Q720775

Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.

De acordo com as propostas das diretrizes curriculares da ABEPSS, a formação do profissional de serviço social deve embasar-se na capacitação teórico-metodológica, ético-operativa e prático-reflexiva.

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Q726704

A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim, o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo

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Q720763

Julgue o item que se segue, relativo à reestruturação do serviço social e das universidades no Brasil na década de 80 do século XX.

O advento das Diretas Já repercutiu no serviço social brasileiro, com o início de uma análise crítica mais alinhada às causas populares e com mudanças nas universidades, que passaram a atualizar-se.

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Q726715

A formação profissional supõe um projeto pedagógico com valores e diretrizes. Nesse projeto, ao processo sistemático de ações com vistas a investigar e interpretar um objeto, dá-se o nome de

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Q661295

Segundo Iamamoto (1998), a mudança no rumo das análises acerca do exercício profissional do Assistente Social é fruto dos debates que acompanharam o processo de construção das diretrizes curriculares da ABEPSS, que começa nos anos 80 do século XX e consolida-se nos anos 90 com a aprovação dessas diretrizes. Nessa análise a prática passa a ser compreendida como um tipo de trabalho especializado que se realiza no âmbito de processos de trabalho, esse debate tem por fundamento dois elementos principais.

I. Considerar as políticas sociais como base fundante do Serviço Social.

II. Apreender a prática profissional como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho.

III. Compreender que a questão social, em suas múltiplas expressões, provoca a necessidade da ação profissional.

IV. Apreensão por parte do profissional da divisão social e técnica do trabalho.

A partir do exposto em relação aos principais elementos na análise do Serviço Social inserido em processos de trabalho está correto somente o que se afirma em:

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Q689829

Em uma conjuntura nacional de redução de direitos, de precarização do trabalho e da mercantilização da educação, o debate sobre estágio supervisionado em serviço social torna‐se imprescindível para uma formação profissional qualificada e comprometida com o projeto ético‐político da profissão. Dessa forma, os documentos que regulam e normatizam o estágio em serviço social, como a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Resolução CFESS n.º 533/2008, devem ser amplamente divulgados, compreendidos e materializados no cotidiano do exercício profissional. A respeito desses documentos, julgue o item subsequente.

É atribuição do estagiário de serviço social informar o supervisor acadêmico e(ou) o supervisor de campo a respeito de qualquer atitude individual, exigência ou atividade desenvolvida no estágio que infrinja os princípios e preceitos da profissão.

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Q720755

Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.

O serviço social tem-se desenvolvido como parte de uma estratégia de classe, de um projeto para a sociedade, a qual preside as origens e o desenvolvimento desse serviço.

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Q720767

Com referência à formação profissional do assistente social na realidade brasileira, julgue o item a seguir.

O exercício da profissão no ambiente institucional exige um profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos e para defender o seu campo de atuação e suas atribuições profissionais.

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Q720774

Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.

A Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social, em convenção geral realizada na última década do século passado, indicou a necessidade de uma revisão do então vigente currículo mínimo, de 1982, mas recomendou que essa revisão se desse de modo simplificado, devido à urgência da necessidade de atualização.

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Q720779

Julgue o seguinte item à luz dos princípios e diretrizes da formação profissional do assistente social.

Embora não seja taxativamente inscrita no rol de princípios estabelecidos nas diretrizes curriculares do curso de serviço social, a capacidade de apreender o significado social da profissão, de modo a poder desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade, é de fundamental importância para a formação do profissional.

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Q749907

No ano de 2012, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) lançou uma campanha em defesa do estágio supervisionado, através da publicação de uma cartilha titulada “Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social”. Sobre esse tema, é correto afirmar que:

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Q756072

As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) são instrumentos que orientam e normatizam o exercício profissional dos assistentes sociais. Sendo assim, no que se refere às Resoluções n.º 489/2006, que estabelece normas, vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do assistente social, n.º 556/2009 (Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e do Material Técnico‐Sigiloso do Serviço Social) e n.º 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no serviço social, julgue o item seguinte.

Ao supervisor de campo cabe o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando à sua qualificação durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnico‐operativas, teórico‐metodológicas e ético‐políticas da profissão.

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Q689824

Julgue o item subsequente, relativos às diretrizes curriculares do serviço social.

A organização curricular do serviço social sustenta‐se no tripé formado pelo núcleo de fundamentos teórico‐metodológicos da vida social, pelo núcleo de fundamentos da formação sócio‐histórica da sociedade brasileira e pelo núcleo de fundamentos do trabalho profissional.

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