Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766155

A Política de Sustentabilidade da Itaipu, aprovada em novembro de 2014, estabelece “princípios e valores referentes à sustentabilidade que devem ser seguidos na execução das atividades diárias inerentes à Entidade e nas ações que visam à promoção do desenvolvimento sustentável no Paraguai e no Brasil, para o bem comum e um futuro melhor". Esses princípios e valores de sustentabilidade estão definidos em quatro dimensões. As quatro dimensões utilizadas na atuação dos programas do Plano Operacional da Entidade são:

Carregando...
Q695215

São afirmativas corretas no que se refere à decomposição anaeróbica da matéria orgânica, EXCETO:

Carregando...
Q773181

A escolha de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade deve levar em consideração aspectos como

Carregando...
Q773186

O termo biossegurança guarda profunda relação com os organismos que apresentam

Carregando...
Q773180

Projeções relativas ao efeito das alterações climáticas globais sobre o cerrado em um cenário mais severo estimam um aumento de temperatura de até 6 ºC e redução de precipitação em até 70%, dependendo da região. Como resultado, esperar-se-ia

Carregando...
Q773189

As afirmações abaixo se referem à exploração de espécies de ambientes naturais por meio de extrativismo.

I. O método de estorço fixo utiliza o mesmo esforço de retirada de indivíduos da espécie que está sendo explorada, o qual é dependente do número de organismos coletados.

II. O método de cota fixa consiste na retirada de um número fixo de indivíduos da espécie que está sendo explorada, durante um determinado tempo.

III. O método da proporção fixa consiste na exploração de uma proporção constante de indivíduos da população.

IV. Um problema associado ao método da cota fixa é que se, durante o período de exploração, a taxa de retirada de indivíduos ultrapassar a taxa de recrutamento da população, pode haver dificuldade de recuperação do tamanho populacional.

V. O método da proporção fixa é facilmente aplicado, em função da simplicidade de determinação do tamanho das populações, o que permite calcular o número de indivíduos que pode ser coletado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q757667

Julgue o próximo item, a respeito da gestão de energia elétrica

A indústria brasileira é o setor da economia que mais consome energia no país.

Carregando...
Q715920

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

O saneamento básico contempla serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, entre outras ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Carregando...
Q773187

O despejo de esgoto sanitário bruto em corpos d’água resulta em

Carregando...
Q773182

Os elementos mínimos obrigatórios do EIA e do RIMA são, respectivamente,

Carregando...
Q358492

Acerca das tecnologias da comunicação e informação, julgue os itens a seguir.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o lixo eletrônico, formado por sucatas de equipamentos descartados, é considerado um risco ecológico por causar intoxicação química.

Carregando...
Q274071

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas

na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de

Conservação, julgue os itens que se seguem.

A reserva da biosfera é uma categoria de UC do grupo de proteção integral que visa à gestão integrada do território.

Carregando...
Q35396

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens
subsequentes.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais bem como realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, são atos passíveis de detenção e multa, e, em caso de morte do animal a pena é aumentada de um a seis meses.

Carregando...
Q35500

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o manejo florestal sustentável.

Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Carregando...
Q35416

Imagem 002.jpg

A tabela acima apresenta os registros de vazões mensais, em m3/s, observados em determinado local de um rio durante dois anos consecutivos. Nesse local, será construído um reservatório sem comporta, para a regularização de 60% da vazão média. No dimensionamento desse sistema, empregou-se o método do diagrama de Rippl, cujo gráfico é mostrado acima. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

Para se alcançar a regularização pretendida, o volume V do reservatório deverá ser superior a 19.000.000 m3 e inferior a 20.000.000 m3 .

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282