Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q715804

Julgue o próximo item, relativo ao comportamento recente da economia brasileira e às políticas econômicas adotadas pelos últimos governos.

A política de valorização do salário mínimo, que teve início ainda no Plano Real, atingiu seu ápice no segundo mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, tendo contribuído decisivamente para a deterioração das contas públicas devido à elevação das despesas, notadamente as previdenciárias e assistenciais.

Carregando...
Q267479

Com referência aos efeitos da política fiscal sobre a distribuição de renda de países em desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q269191

Considerando o papel do governo na economia, os postulados da teoria keynesiana, as curvas de oferta e demanda agregada e a relação destas com a curva de Philips, julgue os itens que se seguem.

A adoção de uma política fiscal expansionista tende a elevar a inflação e a demanda agregada e a reduzir a taxa de desemprego, relação entre preços e mercado de trabalho ilustrada na curva de Philips.

Carregando...
Q269204

Com relação às políticas fiscal e monetária do setor público, julgue

os itens a seguir.

Considerando–se que a poupança nacional seja superior ao

investimento agregado e que as reservas internacionais sejam

constantes, será correto afirmar que o país apresentará déficit

em transações correntes.

Carregando...
Q269187

Acerca dos agregados monetários, bem como dos instrumentos e efeitos econômicos das políticas monetária e fiscal, julgue os itens subsequentes.

A adoção de uma política fiscal restritiva por meio da elevação de impostos tende a aumentar a renda, deslocando a curva IS para a direita.

Carregando...
Q280765

“A política fiscal diz respeito ao manejo dos orçamentos do governo, tanto do lado dos dispêndios quanto do lado das receitas." (Rossetti, 1997. p. 717.) Assinale a alternativa que apresenta um dos meios utilizados pela Política Fiscal.

Carregando...
Q239438

A economia do setor público é o pilar econômico que permite a compreensão das atividades governamentais, em particular no que se refere às finanças públicas. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla NFSP, sempre que for utilizada, se refere a Necessidade de Financiamento do Setor Público.

A adoção de política fiscal expansionista em um regime de câmbio flutuante permite o maior crescimento possível a um país em que a economia é aberta.

Carregando...
Q283112

Julgue os itens de 191 a 195, relativos a política fiscal e tributação.

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços. A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda. Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado.

Carregando...
Q349421

São instrumentos de política fiscal restritiva

Carregando...
Q364544

No caso do modelo Mundell-Fleming, a política fiscal expansionista tende a

Carregando...
Q415086

Entre as reações da política fiscal para minimizar os efeitos da crise econômica iniciada em 2008, pode(m) ser citada(s) I. a desoneração no IPI do automóvel, de material de construção e móveis.
II. a mudança na base de cálculo da contribuição previdenciária de alguns setores com o objetivo de reduzir os custos da mão de obra.
III. a mudança na tabela de Imposto de Renda de Pessoas Físicas.
É correto o que se afirma em

Carregando...
Q256401

Um exemplo de política fiscal expansiva seria um aumento do gasto público financiado pela emissão de títulos do governo. Há várias consequências dessa política, dentre as quais NÃO se encontra o aumento da

Carregando...
Q411992

As ações do governo na economia, por meio da política fiscal, cumprem três funções básicas: alocação, distribuição e estabilização. Com relação a essas funções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q338486

Dois instrumentos de política macroeconômica, frequentemente utilizados pelos governos, são a política monetária e a política fiscal. Para uma economia fechada, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q332973

Uma política fiscal interna expansionista provoca os seguintes efeitos sobre a poupança nacional, sobre a oferta de dólares e sobre a taxa real de câmbio, respectivamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) C
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282