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A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma política que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo trabalhadores, usuários e gestores. A diretriz da PNH cujo objeto é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde e que deve sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações é denominada de:

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São propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, EXCETO:

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Leia o trecho a seguir:

“A comunicação pressupõe a informação e o domínio sobre o que queremos comunicar, a nossa intenção, emoção e o que pretendemos quando nos aproximamos do nosso paciente... Toda comunicação, portanto, tem duas partes: a primeira é o conteúdo, o fato, a informação que queremos transmitir; a segunda, o que estamos sentindo quando nos comunicamos com a pessoa". Fonte: Silva MJP. O papel da comunicação da humanização da atenção à saúde. Rev Bioética. 2002; 10(2):73-88.

Com relação à comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeira ou falsa.

( ) Geralmente não se tem consciência nem o controle voluntário da sinalização não-verbal.

( ) A cinésica é uma técnica de comunicação não-verbal que se refere a sons emitidos pela boca.

( ) A proxêmica diz respeito ao uso e à relação do espaço para a comunicação.

( ) A tacêsica é o estudo do toque e das características que o envolvem.

( ) A comunicação terapêutica é de responsabilidade exclusiva dos psicólogos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

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De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), proposta pelo Ministério da Saúde em 2003, alguns modos de organizar os processos de trabalho em saúde facilitam o enfrentamento dos problemas nos diversos contextos da atenção. As alternativas a seguir acerca da Humanização nos Serviços de Saúde estão corretas, EXCETO:

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Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Entre as orientações estratégicas para a implementação da PNH inclui-se a oferta de financiamento de projetos que busquem melhorar a experiência do usuário no espaço físico das unidades de saúde, como, por exemplo, a introdução de salas de conversa e espaços de conforto.

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Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A PNH prevê prioritariamente que o SUS trabalhe para reduzir as filas e o tempo de espera dos usuários.

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Os resultados que a Política Nacional de Humanização busca são, EXCETO:

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Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Um dos princípios norteadores da PNH é a conciliação da dimensão científica com a dimensão religiosa no âmbito do SUS.

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Sobre a Política Nacional de Humanização, assinale a alternativa incorreta.

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Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A aderência de um hospital ao nível A de padrão de adesão à PNH pressupõe a existência de uma ouvidoria em funcionamento.

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Acerca da ética, da bioética e da humanização em terapia intensiva pediátrica, julgue o próximo item.

A Política Nacional de Humanização foi instituída com o objetivo de melhorar a saúde do paciente, fornecendo-lhe atendimento humano, integral e digno, com profissionais responsáveis e cientes da importância de tais atitudes.

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Considerando as diretrizes específicas da Política Nacional de Humanização (PNH) na Urgência e Emergência, nos pronto-socorros, nos prontoatendimentos e na Assistência Pré-Hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
II. Existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido.
III. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito.
IV. Garantir agenda extraordinária em função da análise de risco e das necessidades do usuário.

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Analise as quatro situações hipotéticas referentes ao preparo e administração de 100.000 UI (Unidades Internacionais) de benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica.

I. Utilizar frasco contendo 400.000 UI de benzilpenicilina procaína e potássica, injetar 8 mL de diluente, aspirar 2,5 mL da solução e aplicar no paciente esse volume.

II. Após a reconstituição, armazenar o medicamento no congelador em temperatura variando de -2 a + 2 ºC (menos dois a mais dois graus Celsius).

III. Averiguar com o paciente e/ou familiar, previamente à administração, história de hipersensibilidade à penicilina.

IV. Administrar o medicamento diluído em 100 mL de soro glicosado a 5% por via intravenosa, em veia de grosso calibre.

Está correto o que consta APENAS em

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Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado. Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a

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No Pronto Socorro Municipal, a população que aguardava atendimento revoltou-se ao perceber que um homem de 40 anos, casado e com quatro filhos, que estava na sala de espera, aproximadamente há 4 horas, faleceu antes de ser atendido. Este acontecimento foi noticiado pela mídia e mobilizou os trabalhadores e o gestor do Pronto Socorro a discutirem propostas de melhoria do atendimento. Considerando os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização, estiveram em pauta as seguintes ações:

I. Acolhimento da demanda por meio de critérios de avaliação de risco.

II. Garantia do acesso referenciado aos demais níveis de assistência.

III. Organização da fila de espera, considerando a idade do usuário.

IV. Definição de protocolos clínicos adequados.

Estão corretas APENAS as ações propostas em

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) B
  • 8) Errado
  • 9) C
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) C
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