Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 97 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q754690

Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.

Ato, instrução e resolução são instrumentos normativos que devem conter epígrafe, ementa e preâmbulo.

Carregando...
Q758267

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

Emprega-se o fecho Atenciosamente em comunicações oficiais dirigidas a autoridades de mesma hierarquia do remetente ou de hierarquia inferior à deste.

Carregando...
Q678605

Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.

Carregando...
Q672347

Sobre o oficio circular, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q753879

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência, os documentos do padrão Ofício devem obedecer a seguinte forma de apresentação:

Carregando...
Q676324

Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.

I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016."

II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.

III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.

IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.

V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q734545

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

Carregando...
Q678433

Considerando a definição apresentada, julgue os próximos itens, relativos à redação oficial.

O ofício e o aviso são idênticos quanto à finalidade: ambos tratam de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.

Carregando...
Q683228

Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.

Haja vista os órgãos interlocutores da comunicação, o expediente apresentado é um ofício.

Carregando...
Q687667

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “Uma das convenções estabelecidas na linguagem escrita 'consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica', o que se chama de paralelismo. Assim, incorre-se em erro ao conferir forma não paralela a elementos paralelos". (BRASIL, 2002).

Mariana Silva, servidora pública, lotada na UNIFAL-MG, ao elaborar um memorando, observou o uso do paralelismo na produção de gêneros do discurso oficiais, conforme determina o Manual de Redação.

Desse modo, qual foi o trecho escrito por Mariana?

Carregando...
Q623146

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma, os quais para uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. São eles:

Carregando...
Q655478

O servidor ocupante do cargo de Assistente Administrativo da Prefeitura Municipal de Quarto Centenário foi designado para elaborar os documentos oficiais da Secretaria Municipal da qual está lotado, pretende elaborar um documento para enviar ao Governo do Estado do Paraná solicitando apoio para um Projeto Social da municipalidade. Sobre o referido documento, é correto afirmar que:

Carregando...
Q567464

Na redação oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam mais pela finalidade que

pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Quanto a estes três expedientes, assinale a

alternativa CORRETA.

Carregando...
Q636729

Baseado em BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do:

Carregando...
Q628214

Existem três tipos de expedientes que se diferenciam primeiramente pela finalidade, em que a forma fica secundariamente classificada. São eles: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que se qualifica como padrão ofício.

Nesse padrão, compõem o documento em sua elaboração, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) Certo
  • 17) Certo
  • 18) Errado
  • 19) A
  • 20) E
  • 21) E
  • 22) D
  • 23) Certo
  • 24) Certo
  • 25) C
  • 26) D
  • 27) D
  • 28) A
  • 29) A
  • 30) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282