Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 21 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Quanto à gestão de estoques, julgue o item  

Suponha‐se que um determinado produto possua consumo médio de 40 unidades por mês, que seu tempo de reposição seja de 3 meses e que o estoque de segurança seja de 25 unidades. Nesse caso, o ponto de pedido será de 145 unidades

Carregando...

Com relação aos objetivos essenciais de um departamento de compras, analise as afirmativas a seguir.

  1. Obter, sempre que possível, um fluxo intermitente de suprimentos a fim de atender aos programas de produção ou serviços.
  2. Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo aos padrões de quantidade e qualidade definidos.
  3. Trabalhar com o prognóstico das necessidades de suprimentos e dar subsídios suficientes para o responsável pelas compras executar seu trabalho.
  4. Procurar, sempre dentro de uma negociação justa e honrada, as melhores condições para a instituição, principalmente em termos de
    pagamento.

É(são) objetivo(s) essencial(is) de um departamento de compras

Carregando...

As compras, estabelece o Art. 15, I, do Estatuto Federal Licitatório, sempre que possível, devem atender a um determinado princípio que impõe a compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas, diante do desejado pela Administração Pública à vista do interesse público. Esse princípio é:

Carregando...

Leia a frase a seguir.

O fornecimento por _________ é quando o material é entregue ao usuário mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

Carregando...
Provas: Quadrix - 2018 - CRN - 10ª Região (SC) - Técnico Administrativo
Disciplina:

Administração de Recursos Materiais

- Assuntos: Classificação de Materiais Administração de Materiais e Logística Estoque Curva ABC Armazenagem e movimentação Compras Gestão de Materiais Cadeia de suprimentos Fornecedores Avaliação de Estoques Departamento de Compras Controle de Materiais Inventário Ciclo de Compras Instalações físicas Almoxarifado Codificação Custos de Estoque Previsão de Demanda Gestão de inventário Métodos FIFO e LIFO Métodos de Armazenamento Avaliação de estoques pelo método PEPS Níveis de Estoques Ponto de Pedido Média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) Estratégia - sequenciamento de tarefas Modelo da cadeia de valor de Porter Estoque de segurança Transporte e distribuição Ciclo de vida do produto Gestão de Estoques Aquisição de Materiais Licitações Planejamento Margem de Contribuição Consumo Tombamento Administração da produção Distribuição de Materiais Gestão financeira Logística Layout Ponto de Equilíbrio Embalagens Classificação dos Estoques Etapas da Classificação e Codificação de Materiais Administração de Estoques Classificação ABC Materiais Críticos, Permanentes e de Consumo Estratégias do Setor de Compras Previsão e Custos dos Estoques Just-In-Time e Kanban Conceitos Básicos Atividades da Área de Materiais Avaliação e Indicadores de Estoques Classificação Pela Importância Operacional – Classificação XYZ Cadastro e Seleção de Fornecedores objetivos da Área de Materiais Classificação por Tipo de Demanda Objetivos do Setor de Compras Administração dos Almoxarifados Materiais Permanentes e de Consumo Movimentação, Armazenagem e Distribuição Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais Recebimento dos Materiais Área de Materiais Dentro da Organização Níveis de Serviços Logísticos Lote Econômico de Compras – LEC

A respeito de classificação de materiais, julgue o item que se segue.

O produto intermediário é utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

Carregando...

O SLA (Service Level Agreement) ou, em português, NSA (Nível de Serviço Acordado) é o acordo entre um fornecedor e o seu cliente.

As seguintes métricas são comumente utilizadas em um contrato que tenha o SLA:

Carregando...

No que diz respeito à aquisição de materiais é CORRETO afirmar que um dos seus objetivos é garantir:

Carregando...

Em relação a compras, julgue o item a seguir.

A customização do processo de compras à realidade do Setor Público contempla só o procedimento licitatório, excluindo‐se as fases da despesa pública.

Carregando...

Constituem princípios básicos do departamento de compras de uma organização:

Carregando...

No que se refere à administração de recursos materiais, julgue o item seguinte.

A nota fiscal é um documento informativo cuja função primordial é indicar o recolhimento de impostos.

Carregando...

Considerando que o objetivo do setor de compras de uma universidade seja melhorar a administração de recursos materiais na instituição, desde a sua aquisição até a sua efetiva utilização, julgue o próximo item, relativo a compras e contratações públicas, coleta de preços, gestão e controle de estoques.

O planejamento das compras dessa universidade deve, sempre que possível, ser subdividido em parcelas, para que sejam aproveitadas as particularidades do mercado na busca da economicidade.

Carregando...

No que se relaciona às estratégias de aquisição de recursos materiais e patrimoniais, a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, a incorporação de novas tecnologias e o foco no negócio principal da empresa são vantagens associadas à(ao):

Carregando...

No que tange às modalidades de compra e aos cadastros de fornecedores, julgue o próximo item.

A modalidade normal de compra acontece quando o prazo desta for compatível para obter melhores condições comerciais e técnicas na aquisição de materiais.

Carregando...

A respeito dos procedimentos de compras e aquisições nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Apenas os fornecedores de determinado produto constantes

de um cadastro devem ser contatados para a cotação no caso de

eventual fornecimento.

Carregando...

Com base nas afirmativas abaixo relacionadas à Administração de Materiais. I - A administração de materiais, no setor público, corresponde ao processo logístico que se encontra mais presente, sendo considerada uma área de serviços que basicamente demanda o abastecimento de produtos cujo objetivo é permitir que esses serviços sejam executados. II - A função de comprar implica a aquisição de materiais que possuam qualidade boa, preço conveniente, quantidade correta e fonte certa. III - A administração de estoques está interligada à gestão das contas a receber e à preservação do fluxo de caixa, que possuem dependência de modo fundamental da política e prática de compras da empresa. IV - A gestão patrimonial inclui responsabilidades ou atribuições relativas ao inventário, gestão de bens, softwares de gestão de ativos e instalações. V - O almoxarifado, em um órgão público, é a unidade administrativa responsável pelo controle e movimentação dos bens de consumo que são registrados de acordo com as normas vigentes. Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) Errado
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) Errado
  • 9) D
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282